sábado, 30 de maio de 2015

Francisco


Francisco está no coração dos portugueses (ponto). É uma preferência inegável, constatando-se a presença no top 10 dos nomes masculinos mais utilizados no país na década de 20, 30, 40, 50 e, depois de uma queda subtil de popularidade entre a década de 60 e 90, Francisco volta em força no abrir do século XXI. 

O nome surge pela primeira vez no século XIII, com São Francisco de Assis. Seu pai, acérrimo admirador do povo francês, decidiu a determinada altura mudar o nome do filho, que originalmente se chamava Giovanni, para Francisco, que significa “aquele que vem da França” ou “francês livre”. Francisco vem do latim Franciscus, o qual aparenta ser a aglutinação do germânico Frank (Franco) com o sufixo isk, que atribui a qualidade de nacionalidade.

Francisco de Assis abdicou de uma vida provida de riqueza monetária para se dedicar aos pobres e ao cuidado e apreciação dos animais e da natureza, praticando os valores da entrega ao outro, da pobreza e da humildade, sempre na lógica da pregação do Evangelho. Fundou a Ordem dos Franciscanos, ainda existente nos nossos dias. Jorge Mario Bergoglio, inspirado nos valores difundidos por este santo, adotou Francisco como seu nome papal, tornando-se no Papa Francisco I. Estou piamente convicta de que a tradição religiosa dos portugueses e a chegada deste Papa revolucionário em 2013 propulsionou o número de registos de Francisco a partir desse ano, sendo que em 2012 Francisco ocupava o 8º lugar do ranking e em 2013 saltou para o 4º lugar.

Em 2014, esta tendência aumentou, tendo sido registados 1718 pequenos rebentos denominados Francisco (3º lugar), uma subida histórica nunca antes registada em Portugal. No Estado de São Paulo, em 2014, a utilização de Francisco é menos pronunciada, ocupando a 70ª posição. Em 2015, o cenário mantém-se sendo que em Portugal o nome é alvo de 1718 registos como primeiro nome, desconhecendo-se até hoje o número de compostos registados. Em Brasil, no mesmo ano, foram registados 679 meninos assim chamados no Estado de São Paulo, o que nos diz que o nome já começa a ser acarinhado pelos brasileiros, mas a sua utilização ainda não assume os contornos super-populares dos portugueses.

Uma vez que é um nome tão querido e popular, deixo aqui, a título de curiosidade uma lista dos 10 compostos mais registados em Portugal, em 2014, com Francisco em primeiro e em segundo lugar (por ordem alfabética):

Francisco António
Francisco Dinis

Francisco Duarte
Francisco Filipe
Francisco João
Francisco José
Francisco Luís
Francisco Manuel
Francisco Maria
Francisco Miguel


Diogo Francisco

Gabriel Francisco
João Francisco

José Francisco
Luís Francisco
Manuel Francisco
Miguel Francisco
Pedro Francisco
Tiago Francisco
Tomás Francisco

Francisco continua a ser uma escolha segura, um nome imponente e bonito, facilmente conjugado com outros nomes. Francisco foi um nome utilizado no passado pela classe aristocrática (Rei Francisco de França, por exemplo), sendo também o nome próprio de Goya (pintor espanhol), Franco (ditador espanhol), Bacon (cientista e filósofo), Pizarro (conquistador espanhol), Sá-Carneiro (ex-primeiro-ministro português), de Chico Buarque (artista brasileiro) e Francisco Marto (um dos três pastorinhos).

Joana Recharte.

Retirando a lente da popularidade, qual a vossa opinião sobre Francisco?

Fontes consultadas:
Nomes e Mais Nomes, Behind the Name, NameBerry, SPIE, Diário de Notícias, IRN, ARPEN/SP, Baby Center Brasil.

7 comentários:

  1. Gosto de Francisco associando-o ao papa e às épocas medievais. Se o olhar apenas como um nome "banal", perde o encanto para mim. Ainda assim prefiro Franco.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de imenso de Francisco quando a minha ficou grávida e ainda nao se sabia o sexo eu disse ao meu pai que queria que se chamasse Francisco mas o meu pai disse logo Francisco nao que depois tratam-o por Chico. Eu gosto muito do diminuitivo Kiko

    ResponderExcluir
  3. O problema de Francisco está no diminutivo Chico...acho ruim, e invariavelmente um Francisco acaba virando um Chico. Prefiro a versão italiana, Francesco, acho linda! Tb gosto do francês François.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de algum tempo e passai a tomar raiva do meu apelido chico

      Excluir
  4. Adoro Francisco.
    Gosto muito de São Francisco de Assis e para mim essa associação torna o nome ainda mais belo. Usaria sim e Francisca também. Mas prefiro Francisco. Não gosto do diminutivo.

    ResponderExcluir
  5. Que se lixe a popularidade!
    Se há nomes populares que continuo a amar, Francisco é um deles. Elegante e com uma bonita história associada.
    Adoro Francisco, Francisca, Francesco, Francesca e Franco, usaria qualquer um deles.

    ResponderExcluir