sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ingrid - Convidado do Dia


Continuando com o desafio - um participante, um nome - a rubrica "Convidado do Dia" traz-nos mais uma participante, desta vez a Diana Silva. A Diana, participante activa da Sociedade dos Nomes, traz-nos hoje um nome até há pouco tempo proibido em Portugal, mas que já causava suspiros aos connoisseurs da onomástica em geral, e que já muitos torciam há tempos para que se tornasse aceite.

Foi difícil escolher um nome, porque não sei bem como este desafio começou e consiste, mas pelo que percebi é suposto falar sobre um nome diferente e interessante, e a escolha foi complicada, mas cá me decidi.
O nome escolhido é "Ingrid".

Optei por um nome feminino porque me parece ter mais que falar. Significa " beleza de ing", "guerreira" ou "a bela deusa ing". Estima-se que este nome tenha origem nórdica, mais propriamente na terra escandinava, dos povos Vikings. A deusa Ing para os povos nórdicos associa-se ao nascimento e à fertilidade. Também, segundo os latinos pode significar "guerreira da paz e bela".

Este nome foi aprovado em Portugal há imenso pouco tempo, cerca de 1 ano, e teve 4 registos em 2014 + uma Íngride.
A meu ver, é um nome interessante, atual, diferente e fresco, que me captou muito a atenção nos últimos dias. Para já (pelo menos em Portugal) é um nome raro, mas já falado, e acredito que nos próximos anos subirá de posição no ranking por todas as suas qualidades. Já no Norte da Europa, seu local de origem, este nome é bastante popular. É um nome que está na minha lista e usava-o sem problemas.
Pessoalmente não conheço ninguém com este nome (provavelmente por até à pouco tempo não ser admitido), fui procurar alguma famosa mas nenhum me captou a sua atenção por ser bastante conhecida (ainda bem). No entanto ressaltou-me uma apresentadora brasileira, a Ingrid Guimarães, que não conheço, mas talvez quem viva no Brasil conheça... por isso fica a dica.

Admito que não sei muito bem o que as pessoas em geral pensam sobre "Ingrid", mas parece-me que já vou descobrir.... Então o que acham? Usavam?

13 comentários:

  1. Usava esse nome sem problema .
    Gosto muito ;) BJ

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito, acho tão querido, distinto, fresco! Uma ótima escolha. Ainda bem que já é aprovado!

    ResponderExcluir
  3. Ingrid Guimarães é maravilhosa, amo os filmes dela, ela é atriz e não apresentadora. Conheço algumas Ingrids, estudei com algumas na adolescência. Não sou muito fã do nome, mas sei que tem muitas qualidades.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito mesmo de Ingrid, ainda que não usasse ele. Acho ele quase cor-de-rosa, de tão fofo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo meu nome e amo rosa, Ingrid é lindo e me sinto muito guerreira

      Excluir
  5. Acho muito elegante e feminino. É um nome de classe, realmente.
    Como a Roberta disse, ele é um nome "cor-de-rosa" mesmo, o que não se enquadra muito no estilo de nomes que eu efetivamente daria a uma filha.
    Talvez eu até usasse em um composto.

    ResponderExcluir
  6. Usaria em uma filha sem problemas!! Acho alegre, fresco e moderno...

    ResponderExcluir
  7. Ingrid é uma descoberta recente, e deve-se precisamente à Diana Silva :) Só depois deste texto é que parei para pensar no nome e hoje tenho-o em muito boa conta :D

    ResponderExcluir
  8. O que dizer? É o meu nome! Rsrsrsrsrs e adoro! Gosto do significado "guerreira". Incrível!

    ResponderExcluir
  9. Sempre amei meu nome��������

    ResponderExcluir
  10. Hummmm adoro meu nome! Acho até chique!

    ResponderExcluir
  11. Acho tão lindo! Ia ser meu nome há tempos atrás daria a uma filha mais hoje associo a uma pessoa com esse nome que me fez mal no passado.

    ResponderExcluir