domingo, 24 de maio de 2015

Júlio


Júlio é a forma portuguesa de Julius, que é um nome romano que possivelmente deriva do grego ιουλος (ioulos) “barba aveludada”. Pode também ser relacionado ao deus romano Júpiter. É também um nome de uma família de destaque romana Júlio-claudiana, cujo seu principal membro era o imperador Júlio César. Mesmo sendo um nome de muitos santos antigos, inclusos, incluindo papas, foi um nome raro na Idade Média. Voltou a ser desenterrado na época renascentista na Itália e França, consequentemente também começou-se a usar na Inglaterra. Hoje em dia é um nome bastante usual na Finlândia ocupando a 35ª colocação no ranking do país e também é bastante comum em países de língua espanhola.



Suas variantes são: Iulius (Romano Antigo) Jules (Francês), Giulio (Italiano), Juliusz, Julek (Polaco), Júlio (Português), Iuliu (Romeno), Yuli, Yuliy (Russo), Július (Eslovaco), Julij (Esloveno), Julio (Espanhol)


Júlio não é um nome comum, nem no Brasil e nem em Portugal, mesmo sendo familiar aos lusófonos. É um nome que tem todo potencial para ganhar adeptos e a variante feminina, mais comum de se ver nos rankings, pode ajudar a crescer o número de crianças apelidadas de Júlio nos dois países.

É um nome curto que tem uma sonoridade forte, o que faz parecer um nome equilibrado. Normalmente é usado com um composto, o mais óbvio é ser usado com César, mas vai bem com quase todos os nomes. É uma boa opção para quem procura um nome para usar em composto.

Personalidades famosas que carregam o nome:
  • Júlio César, Imperador Romano
  • (Alejo) Julio Argentino Roca, 14° Presidenet da Argentina
  • Julio María Sanguinetti Coirolo, 37º Presidente do Uruguay
  • Julio Iglesias, Cantorl e compositor espanhol
  • Julio Antonio Mella, Líder comunista cubano
  • Julio Acosta García, atual President of Costa Rica
  • Julio Cesar Lugo, Jogador de baseball
  • Jules Florencio "Julio" Cortázar, Argentino escritor de novelas
  • Júlio Delamare, Jornalista e locutor esportivo brasileiro 
Luinara Menezes

E vocês, consideram Júlio, apesar de clássico, um nome usável nos dias de hoje, tanto em Portugal como no Brasil?

12 comentários:

  1. Perfeitamente usável. É um nome alternativo aos imensos populares de 5 letras, como Artur por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Júlio, acho um nome interessante. Os Júlios que conheço são muito divertidos, muito bem dispostos e isso faz-me ver o nome com outros olhos :) No entanto, prefiro a versão feminina.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito muito. Não tinha essa percepção do nomes antes. A foto do menininho todo estiloso aumentou o meu gosto pelo nome!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro Júlio, acho que é um nome que possui uma elegância discreta, um nome equilibrado realmente. O vejo mais como contemporâneo do que como clássico. Uma ótima opção para os dias atuais. Gosto muito de Juliano tb!

    ResponderExcluir
  5. É intrigante como Julia é super popular no Brasil, enquanto a versão masculina é pouquíssimo utilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso o mesmo. Não entendo porque Júlia é tão comum e Júlio nem se vê por aí.

      Excluir
    2. Ola e nome banal que ainda se vê no meio geral . eu gosto , não amo mas gosto /!!

      Excluir
  6. Gostei muita da informação sobre o nome Júlio. Em Portugal as pessoas que conheço com esse nome tem cerca de uns 60/70 anos. Gosto mais da versão feminina, tem uma doçura cativante.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto, acho bem mais bonito que Júlia que nao vejo graça. Mas estudei com um menino encrenqueiro (todo santo dia ele ia pra diretoria) que se chamava Júlio, aí não consigo desassociar :/

    ResponderExcluir