quinta-feira, 28 de maio de 2015

Oceana



O nome Oceana tem origem na cultura grega, e é a variante feminina do nome masculino Oceano que tal como o nome indica significa "oceano". Em Portugal, no ano 2014, houve apenas 5 registos deste nome, mais uma Océane e também foi utilizado como 2º nome no composto Bianca Oceana.

Este nome literal e exótico que remete para a natureza marinha, é suave e soa-nos familiar devido à sua terminação -ana. Também que a sua inicial “O” pouco comum em nomes, lhe dá um certo brilho e encanto que outros já perderam. 

Como referências a este nome temos
  • A atriz portuguesa Oceana Basílio, que atua na televisão com alguma frequência; 
  • Uma marca luso-brasileira de bikinis e fatos de banho inspirados nas praias paradisíacas do Brasil.
Acho este nome maravilhoso e elegante, adoro-o e algumas das meninas do grupo já me ouviram falar dele várias vezes. Descobri-o por parte da Juliana e quando conheci uma menina de 4 anos com este nome fiquei completamente apaixonada e deslumbrada por ele. 



Usava-o sem problema e quem sabe não o virei mesmo a dar a uma filha. É uma ótima opção para quem gosta de nomes pouco usados mas não completamente desconhecidos, literais e um pouco fora do vulgar. 

"Oceana" combina com a nossa atualidade, e espero que a sua posição suba no ranking nos próximos anos, pois acho que é adorável e transmite-nos um aroma a paraíso.

Diana Silva.

E vocês o que acham de Oceana? Utilizavam?

16 comentários:

  1. A menina é linda, o post está divino, mas não consigo gostar deste nome :(.

    ResponderExcluir
  2. Acho Oceana bonito, poético, e de facto transmite uma sensação paradisíaca. Atrevo-me a dizer que o considero exótico :)

    ResponderExcluir
  3. Meu favorito com O!!! Amo e usaria! Sabe onde descobri: Em Barbie Vida de Sereia, hahaha, Oceana é o nome do país das sereias do qual a personagem da Barbie é princesa (sim, filhas meninas = Barbie para sempre). Fui pesquisar por que gostei da sonoridade, e descobri que é usado como nome próprio (sem ser invencionice). Desde então, figura na minha listinha!

    ResponderExcluir
  4. Amo, amo, amo. Está no meu top disparado e usaria com certeza. Se fosse produção independente, porque o marido vetou. Em contrapartida aceitou colocar em uma futura cadela, o que me deixou extremamente feliz!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito, é nome digno de musa ;)

    ResponderExcluir
  6. Nao tenho opinião formada .
    Mas eu não gosto de nomes começados com o ;(

    ResponderExcluir
  7. Gostei de ler sobre o nome Diana mas nao gosto do nome 😔 acho forte e um pouco agressivo... Nao sei explicar...

    ResponderExcluir
  8. o post está ótimo,a foto linda, mas não consigo ver Oceana como nome próprio, é muito incomum para o Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Oceana, tem uma grafia bonita e quando o dizemos é impossível não imaginar um momento calmo, relaxado e azul :) mas adoro mesmo muito Oriana que é muito parecido com Oceana, de modo que, usando um não poderia usar o outro.

    ResponderExcluir
  10. Gosto bastante de Oceana, um pouco pela associação ao mar/oceano. Tem um leve mistério misturado com elegância e suavidade. Confesso que o meu agrado pelo nome está a crescer ;) Talvez um dia, o use numa filha.

    ResponderExcluir
  11. O primeiro bebe nascido no Mayflower, navio que levou os primeiros colonos ingleses para os Estados Unidos, chamados de "peregrinos", chamou-se Oceana em honra à viagem

    ResponderExcluir
  12. MINHA FALECIDA MÃE, CHAMAVA-SE "O C E A N A" SE ESTIVESSE VIVA, HOJE, TERIA 118a. NA ÉPOCA MUITOS ACHAVAM QUE ERA LUCIANA. EU GOSTAVA DO NOME E ADORAVA A MÃE- QUE SAUDADE! Alfredo S. Costa.

    ResponderExcluir
  13. Prefiro Moana, mas para um par de irmãs Oceana e Moana seria interessante.

    ResponderExcluir
  14. Gosto tanto que a minha filha tem esse nome 🥰

    ResponderExcluir