quarta-feira, 20 de maio de 2015

Olímpia - Convidado do Dia


Entre nós todos (somos realmente muitos!), tínhamos um desafio de escolher uma pessoa e falar sobre um nome à escolha. E que bela maneira temos nós de inaugurar o blog senão continuar este nosso desafio. A autora de hoje escolheu um nome qualificado como aceite em Portugal e que não teve nenhum registo em bebés nascidos em 2014 também em Portugal. É uma participante muita ativa do nosso grupo, é brasileira e obviamente partilha connosco este gosto pela onomástica. Por agora, me calo e passo a palavra à nossa Patrícia Monteiro:

Dando continuidade ao desafio de falarmos sobre nomes pouco debatidos, venho falar sobre um nome meio esquecido, pouquíssimo usado, tanto por brasileiros quanto por portugueses, mas que acho de uma beleza e grandiosidades ímpares. O nome escolhido foi: Olímpia.


Olímpia é um nome de origem grega que significa "habitante do Olimpo".
Na antiguidade, os gregos acreditavam que a Terra fosse plana e redonda, e que seu país ocupava o centro da Terra, tendo como ponto central o Monte Olimpo, a morada dos deuses. 
O Monte Olimpo localiza-se perto do mar Egeu, entre a Macedônia e a Tessália. É a mais alta montanha da Grécia e uma das mais altas da Europa. Na mitologia grega o topo do Monte Olimpo é a morada dos deuses do Olimpo. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais, rodeada por nuvens que os deuses habitavam. Talvez pela proximidade do Monte Olimpo com o céu, Olímpia também recebe o significado de "celestial". 


Olímpia também é o nome de uma cidade da Grécia, possuidora de muitos templos e santuários dedicados aos deuses. Recebeu este nome em honra aos deuses do Olimpo, mesmo estando muito distante do monte.
No ano de 2500 a.c. foram criados nessa cidade os jogos para homenagear os deuses do Olimpo, denominados de Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. 

Personalidades com o nome Olímpia:
  • Olímpia mãe de Alexandre, o Grande
  • Olympia Dukakis, atriz norte americana
  • Princesa Maria Olympia, da Grécia 
Versões em outros idiomas: Olympia (grego, inglês), Olympe (francês), Olimpia (italiano, espanhol, polonês).

Considero Olímpia um nome muito sofisticado e super utilizável nos dias atuais. Considero também uma alternativa ao nome Olívia. E então, o que acham do nome Olímpia
?

21 comentários:

  1. Q honra a primeira rubrica ser a minha! :)
    Como disse, acho Olímpia um nome muito grandioso, é imponente tb e tem toda a história da mitologia grega q lhe confere um ar muito especial. Um bom nome vintage q poderia ser resgatado para os dias de hoje!

    ResponderExcluir
  2. Não desgosto mas prefiro Olivia ;)

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã, prefiro Olívia.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro a grafia Olympia, como a princesa Maria Olympia da Grécia e Dinamarca. Tenho uma facilidade enorme de gostar de tudo que é grego!

    ResponderExcluir
  5. Não desgosto, vejo inúmeras qualidades, mas não faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  6. Acho um bom nome, uma ótima opção para quem procura nomes começados em "O". O masculino também é ótimo. Também prefiro a grafia Olympia/Olympio.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o nome (escrito exatamente como na postagem). É diferente sem causar espanto e, como disse no grupo, tem uma delicadeza enorme. Prefiro Olímpia à Olívia.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de Olímpia, conheço uma, mas já tem mais de 50 anos. Um excelente post sobre um nome tão especial. A menina da foto é um encanto.

    ResponderExcluir
  9. Gosto imenso de Olímpia :) Para além de me remeter para a mitologia, que por si só já tem a sua magia, é um nome muito usado no passado em Portugal e que caiu no esquecimento. Olívia em Portugal (ainda) não está muito popular, mas no Brasil talvez Olímpia fosse uma boa alternativa a este nome, para quem se incomoda com a popularidade :)

    ResponderExcluir
  10. Estou aprendendo a gostar de Olímpia.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo: Olímpia. Nunca pensei nesse nome, mas passei a gostar após o post. E prefiro Olímpia a Olivia.

    ResponderExcluir
  12. Esse é o Melhor Blog de Nomes que eu já achei no Google e de um amor por cada nome, não discrimina nenhum nome estranho ou coisa do tipo e tem sempre algo bom pra falar de cada um amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras tão carinhosas Ingrid! Comentários como o seu são um estímulo para o nosso trabalho! A equipe d'O Blog dos Nomes agradece!

      Excluir
  13. Que bacana!!
    Também acho Olímpia um nome bem sofisticado e gostei de conhecer o significado.
    Eu não conheci nenhuma Olímpia até hoje, uma pena, pois é um nome bonito.
    E Olívia é uma nome que eu amoo! Lindo demais!!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Gostei do significado, mas Olímpia ainda soa estranho pra mim, como se fosse um nome de cidade (acho que porque moro próxima a essa cidade) . Simpatizo mais com Olívia

    ResponderExcluir
  15. Minha bisavó tinha o segundo nome Olympia. Olhando para o significado é um nome bonito, mas acho que eu não simpatizo muito com esse nome rs.

    ResponderExcluir
  16. Acho divo! Nome de realeza. Infelizmente o Ivan não quer associa a olimpíadas e acha que isto pode causar bullying. Eu acho charmoso! Gosto muito e o fato de ser iniciado com a letra "o" é um grande diferencial. Na época que era estagiária, o juiz da comarca chamava-se Luís Olímpio - acho tão imponente e ele de fato era! Acho fantástico tanto para meninas quanto para meninos. Só que no caso de Olímpia não sei se fica bom com compostos, talvez Maria Olímpia.

    ResponderExcluir
  17. Nunca vi beleza no nome Olivia/azeitona, mas acho particularmente interessante que comece com a letra O. Pensando em nomes com essa característica, porém com significados melhores, recordei-me de Olympia, que, na verdade, sempre esteve no meu apreço. À princípio causa alguma impressão ruim por parecer nome pagão, mas, felizmente, existe Santa Olympia!!! Aliás, essa ilustre santa era amiga de São João Crisóstomo! Assim o nome consegue ser resgatado de uma má origem. Parece-me belíssimo!

    ResponderExcluir