sexta-feira, 22 de maio de 2015

Orlando


O nome que trago para reflexão é um nome masculino sobre o qual nunca me tinha debruçado seriamente, por isso aproveito esta oportunidade para escrever sobre ele. 

Escolhi Orlando.


Orlando deriva de Roland, formado pelas palavras germânicas hrod (fama, glória) e land (terra, país), significando assim “terra famosa”, “terra gloriosa” ou até mesmo “a glória da sua terra”. A variante Rolando, também aprovada em Portugal, tem o mesmo significado.

Algumas variantes pelo mundo: Roel (holandês), Roland (inglês, francês, alemão, holandês, húngaro, sueco), Rolando (português, espanhol, italiano), Rolan (russo), Rowley (inglês), Lóránt (húngaro). Achei este último parecido com Laurent, variante de Lourenço.

A principal razão que me levou a escolher Orlando foi o simples facto de, até à data, nunca ter sabido nada sobre ele, apesar da grande curiosidade que já sentia há algum tempo. A segunda razão, não menos importante, foi achar que se enquadra nos nomes que se usam em Portugal e também nos que começam a despertar a atenção de alguns portugueses e, quem sabe, brasileiros.

Noto que, aqui em Portugal, quem se quer afastar dos nomes mais populares tem virado as atenções para, essencialmente, duas frentes: ou outros nomes antigos, não muito usados, com tradição (Xavier, Artur, Sebastião, Joaquim, por exemplo) ou nomes internacionais (Enzo, Samuel, Isaac, Davi, Kevin, por exemplo). Ora, Orlando não só é antigo, pouco usado e com tradição, como também é internacional, facilmente pronunciável noutras línguas. E temos o famoso Orlando Bloom que só abona a favor do nome!

Acho a sonoridade de Orlando suave, musical, agradável, que em nada lhe tira a masculinidade, a meu ver até acrescenta. Acho que, em termos de estilo, podia estar no mesmo grupo dos populares Rodrigo, Francisco, Santiago, Afonso, Gonçalo, Salvador, Gustavo, Lourenço, entre outros, e também no grupo dos que começam a ganhar mais notoriedade: Álvaro, Artur, Benício, Benjamim, Conrado, Frederico, Gil, Joaquim, Marco, Nicolau, Romeu, Samuel, Valentino, Xavier. Nomes com grande potencial para subir no ranking - alguns já pertencem ao top 100 português – e que considero completamente usáveis, frescos, antigos, internacionais.

Curiosidades:
  • É nome de um personagem de Shakespeare na peça As You Like It (Como Gostais/ Como Lhe Aprouver);
  • É referenciado n’Os Lusíadas, do famoso poeta português Luís de Camões, na décima primeira estrofe do Canto Primeiro, com o objectivo de enaltecer o povo lusitano: 
Ouvi: que não vereis com vãs façanhas,
Fantásticas, fingidas, mentirosas,
Louvar os vossos, como nas entranhas
Musas, de engrandecer-se desejosas:
As verdadeiras vossas são tamanhas
Que excedem as sonhadas, fabulosas,
Que excedem Rodamonte e o vão Rugeiro
E Orlando, inda que fora verdadeiro.  
  • É ainda o nome de uma cidade na Flórida, o que a meu ver não é um factor negativo, já que estamos habituados a outros nomes de cidades como nomes próprios (Salvador e Santiago, por exemplo). 


Maria Pilar Monteiro.




12 comentários:

  1. Gosto muito de Orlando, acho uma pena não ser mais usado, pois tem qualidades para isso. :)

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Gostei da variante lorant ... Nuncs tinha pensado em Orlando ... Mas sinto que enrola na boca !!! Bj

    ResponderExcluir
  3. É o nome do meu tio avô e mesmo que tenha um parente com este nome na minha família, sempre quando ouço esse nome lembro de Orlando Bloom. Não é um nome que agrada visualmente, mas a sonoridade é boa.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha pensado em Orlando e não gosto muito dele, me parece um pouco enrolado, ainda que veja um ótimo potencial nele. Mas me agradou mesmo Lóránt e Roel.

    ResponderExcluir
  5. Aqui onde eu moro é bastante popular em homens na faixa dos 40 aos 60 anos. Por isso, eu equiparei a vida inteira esse nome a outros que não gosto como Nelson e Gilberto. Mas confesso que aprendi a olhar ele com outra perspectiva depois do convívio no grupo, é interessante ver como em outros locais o nome tem outra conotação. Eu gostei das variantes Roel e Lóránt (mas este último, confesso que teria muitas dúvidas ao pronunciar). Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Gosto mais da grafia do que da sonoridade de Orlando, como já disseram a pronúncia é meio enrolada. É um nome antigo, mas diferentemente de outros tb antigos, não tem um ar atual, é antiquado. De qualquer forma tem o seu encanto.
    Orlando é tb o nome do cantor brasileiro Orlando Morais, marido da atriz Glória Pires.

    ResponderExcluir
  7. Ah, tb gostei das variantes Lorant e Roel.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de Orlando, acho um ótimo nome e no meio onde vivo muito incomum, nunca conheci ninguém pessoalmente com esse nome, mas deixando a popularidade de lado, acho um nome excelente, bonito, elegante, com ótima grafia e sonoridade , além do fato que para mim a pronúncia flui muito bem, não vejo dificuldades. Excelente nome!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito do nome Orlando, e gostei muito da abordagem que fizeste. Começei a gostar do nome Orlando, por causa de um livro, com o mesmo nome de Virginia Woolf, em que a personagem principal, homem, um dia acorda mulher, e de um modo fantasioso vai viajando pelo tempo. Acho que orlando é um nome inspirador para escritores.

    ResponderExcluir
  10. Vi que colocaste Samuel no grupo de nomes estrangeiros. Para mim é bíblico, é tão nosso como inglês, logo internacional, mesmo por ser biblico.

    ResponderExcluir
  11. abantesma, Samuel está no grupo de nomes internacionais, não no de estrangeiros :)

    ResponderExcluir