quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sociedade dos Nomes



O criador deste blog pediu-me para descrever “quem somos” no âmbito do grupo do facebook. Confesso que a primeira coisa que me veio à mente foram os nomes de cada um dos membros (ok, talvez não de todos porque não sou nenhuma máquina!) mas também as suas personalidades, os seus gostos e o carinho que já sinto por muitos. Tenho certa dificuldade em descrever o grupo como algo simplesmente prático, por assim dizer, pois para mim é muito mais que isso. 


Em 1º lugar o grupo no facebook – cujo nome é Sociedade dos Nomes - é um local de pessoas para pessoas. Com tudo que isso implica. Conversamos, discutimos, perguntamos, criticamos, elogiamos. Acima de tudo creio que é um lugar onde reina a sinceridade e um conjunto de opiniões diversas. É um grupo unido por um gosto em comum: nomes. Alguns dos membros gostam de nomes mais comuns ou até populares, outros preferem marcar pela diferença e buscam algo mais arrojado. Somos iguais nas nossas diferenças. 

A nível prático o grupo existe para que possamos falar exactamente sobre essa paixão que nos une, que são os nomes próprios, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Aliás o próprio grupo é constituído por membros de diferentes países, fazendo com que surja uma troca de informação bastante bem-vinda. Lá podemos dar asas à nossa certa “obsessão” sem ter de ouvir um “outra vez tu com essa história dos nomes” ou “estás grávida?!” (das mulheres quem nunca ouviu tal coisa após começar a falar sobre nomes mais que uma vez?). Fazemos enquetes, opinamos sobre os nomes que nos apresentam, trocamos informações, falamos sobre popularidade e significados entre vastos outros assuntos que podemos relacionar com nomes. 

Dentro deste mundo foi decidido a criação deste blog que rege-se pela união de vários escritores e por isso, talvez, aproxima-se mais da realidade deste mundo: que é o de haver tantas opiniões sobre um dado nome. Um nome é, além de tudo, algo pessoal e que enxergamos da nossa forma particular que depende também como encaramos o mundo. Um nome não é apenas um nome: é como uma importante peça de roupa que iremos usar para toda a vida! Pode ser também encarado como um cartão-de-visita! E no entanto, no final, é a pessoa que faz o nome e não o nome que faz a pessoa. A todos aqueles que me estão a ler que ainda não pertencem ao grupo mas que têm esta vontade em conversar sobre nomes, é só clicarem no link abaixo e pedirem acesso. Lembrem-se: elogiamos e criticamos. Estejam sempre prontos para tudo! E, acima de tudo, estejam sempre prontos para entrar numa “sociedade” onde, para além disto, prezamos a companhia uns dos outros.

Susana Parreira.


8 comentários:

  1. Que perfeito, Susana! Amei a nossa descrição. Acho que foi muito feliz em todas as colocações e me senti super representada.
    Felicitações a todos nós pela criação e manutenção da Sociedade dos Nomes e deste blog.
    Afinal, não somos profissionais, mas a Onomástica já faz parte da nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Está muito bom, e estamos muito bem representados. Obrigada Susana :)

    ResponderExcluir
  3. O texto está cinco estrelas. Parabéns Susana!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente gostaria de parabenizar o Blog, incrível as origens e historias que resgata de cada nome aqui. Muito bom ler algo assim e ter informações de fontes fidedignas.

    Mais uma vez Parabéns e meu muito obrigada pelo texto e imagem de cada nome e Blog, lindo e perfeito. E a Fonte, letra ficou linda, não mudem.

    Vivian

    Curitiba- PR Brasil.

    (Postarei como anônimo, pois não possuo conta, grata por permitir a opção anônimo)

    ResponderExcluir