domingo, 7 de junho de 2015

Alma




Nunca fui grande adepta de homenagens, mas de vez em quando páro para pensar no assunto. Não era capaz de usar Alda, nome de uma tia minha, mas procurei nomes parecidos e apaixonei-me por Alma. Este sim usaria sem problemas. É um literal muito querido, elegante, com uma sonoridade delicada, angelical. Curtinho, fácil de dizer e escrever. Não minto quando digo que é dos nomes mais bonitos que já conheci, e também dos meus preferidos. E não sei porquê faz-me lembrar um pouco Espanha, talvez por ser parecido com Alba. 


Com origem no latim, Alma deriva de almus e tem como significado “que nutre”, “que alimenta”. 

Alma tornou-se conhecido depois da Batalha de Alma (1854), travada na margem do rio Alma entre o império russo e a coligação anglo-franco-otomana. Em memória desta batalha, uma das pontes de Paris recebeu o nome Ponte de Alma

Estamos perante um nome raríssimo em Portugal: em 2012 não teve nenhum registo, em 2013 teve 2 e em 2014 teve 3. Eu, que adoro nomes incomuns/raros, fico contentíssima com estes resultados. Mas como sei que Alma está carregado de beleza e qualidades, fico com pena que só três famílias tenham percebido isso no ano passado. Acho que se enquadra na perfeição nos nomes literais que mais agradam aos portugueses – Clara, Bianca, Íris, Luna – e também noutros curtos populares – Lara, Alice, Eva, Mara, Ema, Lia, Noa. Associo-o ainda aos curtinhos literais Luz & Paz e acho que faziam um belo trio para irmãs. 


Maria Pilar Monteiro.


25 comentários:

  1. Alma é um dos meus queridinhos :) Compete com Aura porque não consigo escolher de qual gosto mais.
    Paz & Luz & Alma - seria top!! Adoro os três nomes.

    Para os apaixonados pela poesia, Alma era o segundo nome da poetisa portuguesa Florbela d'Alma Espanca ;)

    ResponderExcluir
  2. Começo por um aparte: estou encantada com a menina! :D
    Alma é demasiado literal para mim também, mas reconheço que é dos nomes literais mais bonitos que existem. E vejo um fio condutor muito forte entre Alma, Luz & Paz e acho que funcionaria extremamente bem se os pais das meninas fossem todos alternativos e muito virados para o simbolismo das coisas. <3

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, acho pesado no sentido do significado super literal. Nem consigo ver como nome próprio.

    ResponderExcluir
  4. Adoro de paixão !!!! Aprendi a gostar com a pilar !!!

    ResponderExcluir
  5. É lindo sem dúvida

    ResponderExcluir
  6. Acho maravilhoso , tão doce :) <3

    ResponderExcluir
  7. Alma tambem é dos nomes literais que mais gosto. Acho tão suave...
    Nao sabia que é assim tão raro pois acho que tem tudo para ser mais popular. É uma preciosidade escondida 😊

    ResponderExcluir
  8. não gosto muito, reconheço as qualidades, mas é demasiado literal para mim.

    ResponderExcluir
  9. Alma também significa maçã em húngaro.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de saber que a Florbela é "d'Alma" e que Alma significa Maçã em húngaro.
    O nome próprio Alma, em pt, suscita mesmo muitas expressões de espanto e incredulidade, pode ser que seja cada vez mais escolhido e se torne + comum.

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber que a Florbela é "d'Alma" e que Alma significa Maçã em húngaro.
    O nome próprio Alma, em pt, suscita mesmo muitas expressões de espanto e incredulidade, pode ser que seja cada vez mais escolhido e se torne + comum.

    ResponderExcluir
  12. Detestava o nome Alma como nome próprio, até ler o comentário acima que citou o nome Florbela d'Alma, o qual me encantou por completo!
    Apresento-lhes as seguintes combinações:

    Como primeiro nome:
    Alma Catarina (alma pura); Alma Clara (alma brilhante ou branca); Alma Isabel (alma consagrada a Deus).

    Como segundo nome:
    Cássia d'Alma (perfume ou fragrância da alma); Pérola d'Alma; Pétala d'Alma; Sofia d'Alma (sabedoria da alma).

    Por aglutinação:
    Fidalma - de origem latina, que significa "alma fiel".

    ResponderExcluir
  13. Dalma - "da alma" (d'alma).

    Por justaposição:
    Lindalma - do germânico Lind, "doce, afável".

    ResponderExcluir
  14. Gosto mais de Alda. Mas Alma é lindo também

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. É o nome da filha da Gal Gadot, mas só consigo pensar em alma penada...no Brasil onde o bullying é muito frequente, eu não tenho certeza se é viável.

    ResponderExcluir
  17. Escolhi este nome para a minha filha por ser tão profundo e singelo ao mesmo tempo

    ResponderExcluir