terça-feira, 2 de junho de 2015

Alonso



Alonso é uma variante de Alfonso, que tem por sua forma espanhola e italiana de um nome germânico visigótico (Adalfuns) e provavelmente significa "nobre e pronto", a partir de Adal "nobre" combinado com funs "prontos". Outras teorias afirmam que o primeiro é hadu ou hild (Ildefonso), sendo que ambos significam "batalha". É possível que seja dois ou mais nomes fundidos em um único nome.

É um nome relativamente comum no Chile, ocupando a 33ª posição do ranking e na Espanha, ocupando 73ª posição do ranking.

Outras Variantes: 

Adalfuns, Alfons, Hadufuns, Hildefons (Germânico Antigo), Alfons, Fons, Funs, Funske (Holandês), Alphonso, Alphonzo, Lon, Lonnie, Lonny (Inglês), Alphonse (Francês), Afonso (Galego), Alfons (Alemão) Alfonso, Alonzo (Italiano), Funs, Funske (Limburguês), Alfons (Polonês), Afonso (Português), Alfonz (Esloveno)


Alonso tem fácil pronúncia na maioria dos idiomas, pode ser considerado equilibrado, nem forte e nem delicado. É um nome que podemos imaginar em um bebê e que fica bem em qualquer fase da vida, sendo assim não é considerado um nome infantil ou um nome adulto ou pesado. 

Com o nome Alonso, os mais famosos são:

Xabi Alonso (Jogador da Seleção da Espanha)

Fernando Alonso (Piloto de Formula 1 da escuderia da MacLaren)

Luinara Menezes.



O que pensam do nome Alonso e suas variantes?

10 comentários:

  1. Bem melhor e mais interessante do que Afonso, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã, prefiro Afonso. :\

    ResponderExcluir
  3. É bom nome, mas gosto bem mais de Afonso, q aliás acho um nome muito bonito!

    ResponderExcluir
  4. Amo, amo, amo! Foi um dos nomes que sugeri mas meu marido cismou que era o sobrenome do Fernando Alonso da F1.

    ResponderExcluir
  5. Bonito nome, principalmente por ser hispânico ;)
    Penso que qualquer Alonso que nasça e viva em Portugal terá, pelo menos na atualidade, um pequenino grande problema:
    - Como te chamas?
    - Alonso.
    - Afonso?
    - Alonso com L.
    - Mas isso é português?!

    ResponderExcluir
  6. Achei o nome Alonso lindíssimo, nome forte,diferente e coloquei o nome no meu filho, hoje com 12 anos. Ele já foi diversas veze elogiado pelo nome.

    ResponderExcluir
  7. Me pergunto pq meu avô teve esse nome, depois passou pro meu pai, que passou pra mim e irmãos? Se na remota possibilidade de ter algum filho, continuo a tradição kkkk.

    ResponderExcluir