quarta-feira, 3 de junho de 2015

Benedito


Acreditem ou não, Benedito é dos meus nomes masculinos preferidos. Adoro a sonoridade delicada e o diminutivo Tito – também admitido em Portugal como nome próprio. O nome é todo ele fofo! Há quem ache que um rapaz deve ter um nome forte, quase “bruto”. Para mim não é assim. Acho que já está ultrapassada a ideia de que um homem deve ser bruto e cheirar mal. Hoje em dia querem-se homens sensíveis, por isso gosto de procurar essa característica nos nomes. É perfeitamente possível encontrar nomes suaves, bonitos e elegantes para rapaz. Benedito é um ótimo exemplo.


De origem latina, deriva de Benedictus e significa “abençoado”. Está diretamente relacionado com Bento, uma das suas variantes. São Bento foi um monge italiano que formou a Ordem Beneditina (Ordem de São Bento) no século VI.

Mais algumas variantes: Benedikt (alemão, checo, islandês, russo), Ben (alemão, holandês), Benedetto (italiano), Benito (espanhol, italiano), Bettino (italiano), Benoit (francês), Benesh (ídiche). 

Se estamos habituados a ver nomes em ambas as versões, feminina e masculina, como por exemplo Francisca & Francisco, Frederica & Frederico, Luísa & Luís, não vejo por que motivo o masculino do tão popular e bem-amado Benedita ficaria de fora, ainda por cima quando tem tantas semelhanças com Benjamim, que já começa a agradar aos portugueses. Para mim faz todo o sentido acrescentar Benedita & Benedito aos pares anteriores. 

Acho-o ainda parecido com os populares Rodrigo, Martim e Salvador – os dois primeiros pela pronúncia mais delicada e o último pela conotação religiosa. 

Há quem aponte o papa Francisco como o responsável pela subida de Francisco no ranking português – o que bate certo com os registos. O papa foi eleito em Março de 2013, e nesse mesmo ano e no ano seguinte, Francisco aumentou brutalmente o número de registos, comparativamente a 2012. Se assim é, vemos que até o papa pode influenciar as tendências em Portugal. Seguindo esta lógica, também outros papas o poderão fazer. E sabendo que houve 16 papas Bento, e sendo Benedito uma variante (e a versão masculina do sensacional Benedita), não vejo mesmo o que impede este nome de subir nos registos. No entanto devo ser a única a pensar assim com tanto otimismo, ou pelo menos a única que seguiria em frente com este nome, visto que no ano passado não nasceu nenhum menino Benedito

Eu gosto muito deste nome. Muito mesmo. Para mim tem grande potencial para ser usado e eu própria o usaria.

Maria Pilar Monteiro.

E vocês, usariam?

8 comentários:

  1. Acho fofo, não usaria, prefiro Bento, mas acho uma escolha admirável.

    ResponderExcluir
  2. Implico com este nome. Aceito mais ou menos a versão feminina.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nem de Benedito e nem de Benedita(acho a versão masculina melhor q a feminina), mas adoro a variante Bento !

    ResponderExcluir
  4. Não sou uma super fãn de Benedito, admito que prefiro a versão feminina Benedita, mas acho-o do estilo do meu tão querido Valentim.

    ResponderExcluir
  5. Usaria sim, e até prefiro ao popular Benedita. Também adoro Bento!

    ResponderExcluir
  6. Não usaria Benedito, mas adoro e usaria Bento.

    ResponderExcluir
  7. Eu usaria, para mim esse nome é lindo Benedito, seu significado é sem dúvida uma benção de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Eu já escolhi para meus filhos se tiver uma filha e um filho, vou dar o nome de Lília Lis e Luís Benedito, assim posso dizer que é muito bonito :D quando for bebé. A menina tb penso em Amália Lis mas gosto mais do significado de Lília quer dizer pureza etc e Lis - promessa de Deus.

    ResponderExcluir