quinta-feira, 11 de junho de 2015

Celina


O nome que abordo hoje é-me muito especial: primeiro, tem a terminação -ina de que tanto gosto, por ser delicada, feminina e atual; segundo, lembra-me a minha avó materna que nunca conheci (morreu muito nova, quando a minha mãe e as minhas tias ainda eram adolescentes). Chamava-se Maria do Céu. Ora, Celina, que deriva do latim caelum e significa “céu”, seria assim uma bonita homenagem. Está ainda relacionado com CelesteCélia e Marcelina – sendo Celina também considerado um diminutivo deste último. 

Para além de ser literal – característica que adoro, por dar um ar mais leve e romântico ao nome – Celina é também internacional, usado especialmente em países de língua inglesa, francesa, austríaca, dinamarquesa, holandesa, polaca e norueguesa. Em França usa-se também a variante Céline.

É um nome pouco usado em Portugal, onde os –ina reinantes ainda são Carolina e Catarina. Valentina também já faz parte do gosto de muitos portugueses e no ano passado ficou na 63ª posição do top 100. Não sei porquê, mas Celina remete-me sempre para Itália, tal como Valentina. E se este último está a passar por uma ótima fase de ascendência (passou de 53 registos para 107 em dois anos), acho que Celina podia aproveitar o embalo e subir também nas tabelas – no ano passado foi registado apenas 4 vezes. Partilha ainda com Carina a mesma inicial, terminação e o mesmo número de letras. 

Acho Celina perfeito para quem procura nomes frescos e modernos mas ainda assim com um toque tradicional.


Maria Pilar Monteiro.

18 comentários:

  1. Acho um nome muitíssimo doce. Mas do estilo prefiro Valentina.
    Mas sim, acho perfeitamente usável nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muitoooo mas celine tb e. Lindo !!

    ResponderExcluir
  3. É um nome bonito, mas prefiro Celine, acho mais delicado.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de Celina uma excelente alternativa para o meu nome e para as Carolinas

    ResponderExcluir
  5. simpatizo com Celina, mas acho que prefiro em inglês, Celine. Não gosto muito da terminação -ina

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Não sei muito bem como vim parar a este blogue, mas a verdade é que cheguei até aqui. Gostei do que li, pois gosto bastante de nomes só estranhei o facto de ser muito semelhante a um blogue que sigo que é o Nomes e mais Nomes. Questionei-me até se a autora teria feito alguma alteração, mas ao que parece não. Acho de salutar que surjam mais blogues, mais gente a falar de nomes, mas fazer copy paste de textos do outro blogue, copiar o estilo... acho pouco motivador para quem chega aqui pela 1ª vez. Acho que se podem destacar pela originalidade não pela falta dela. Depois, parece-me até que a autora deste post comenta muito o outro blogue e estranho esse facto. É que este nome já foi abordado no outro blogue num texto que faz referência a Célia, Celeste, Maria do Céu...
    Este blogue não é da mesma autora, pois não?

    ResponderExcluir
  7. Esqueci-me de assinar.
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito, tanto que coloquei na minha filha Celina Sofia.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito, tanto que coloquei na minha filha Celina Sofia.

    ResponderExcluir
  10. Aaa meu nome é Celina :3
    Amei o blog <3

    ResponderExcluir
  11. Nao tenho nem uma filha menina ainda, mais resolvi olhar este blog porque se algum dia eu engravidar de uma, darei este nome de celina, por homenagem a uma grande mulher que eu, e meu esposo amamos tanto,pois faz uma semana que ela faleceu!;

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo e estou em dúvidas entre Celina e Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina é mais bonito e doce do que Catarina. Não gosto muito de Catarina. Prefiro a versão italiana Caterina.

      Excluir
  13. Acho lindo e delicado o nome Celina :)

    ResponderExcluir
  14. O nome da minha princesa é Celina Kécia

    ResponderExcluir