quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cid


Nomes curtos têm a minha especial atenção. Frescos, modernos, giros e que ficam no ouvido. Dentro desta categoria, Cid é dos que mais me agrada. Com um significado imponente oriundo da expressão árabe al-sid, “o senhor”, temos aqui um nome tão antigo como atual. Digo atual porque Cid é-nos completamente familiar. José Cid terá, sem dúvida, contribuído para isso, e a meu ver apenas pela positiva, já que as suas canções sempre alegraram Portugal de norte a sul. 

Também as gerações mais novas se acostumaram a este curtinho masculino. Para elas, Cid é sinónimo de diversão, aventura, gargalhadas e maluqueiras. Os filmes de animação A Idade do Gelo não seriam tão brilhantes sem a participação de uma das personagens fulcrais do enredo. O seu nome? Cid (escrito Sid). E para quem acha que é pouco favorável ter esta invulgar e bondosa preguiça como principal exemplar do nome, pergunto-me o que terão a dizer de Diego? É só um dos nomes mais usados em Portugal e no mundo inteiro. 

Acho que é de dar oportunidade a este pequeno medieval que tanto partilha em estilo com outros nomes curtos e antigos como Dinis, Gil, Rui, Luís e Ivo. Recordemos também a popularidade do internacional David, que ocupou a 22ª posição do ranking português em 2014. É fácil perceber onde poderá residir a principal inspiração para o sucesso de Cid.


Maria Pilar Monteiro.

6 comentários:

  1. Gosto de nomes curtos, acho que têm um certo encanto :) Cid é engraçado, mas não é um nome que me entusiasme particularmente. Realmente lembra-me a personagem da Idade do Gelo, e por isso acho-o simpático :)

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, só me vem à cabeça o José Cid lol 😊 estou a brincar, mas não me diz nada.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto :( não me causa boa impressão, não me diz quase nada e nem consigo gostar de compostos pra ele.

    ResponderExcluir
  4. Então isto é do q m lembro logo: Na Cabana, junto à praia
    Só o vento e o mar e as gaivotas
    Falam desse amor

    E pronto Cid remonta-me sempre ao José Cid

    ResponderExcluir
  5. nomes curto em demasia me fazem pensar que é só uma sílaba e que falta o resto do nome. rs

    ResponderExcluir