segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cloé



Trouxe hoje o post de um nome pequeno, bem aceito pela população, porém pouco usado tanto em Portugal quanto no Brasil, mesmo não sendo estranho aos nossos ouvidos. Hoje falarei sobre a variação portuguesa do nome Chloe: Cloé.



Cloé é um nome bem internacional, principalmente na versão sem o acento agudo, Cloe. Suas variantes não mudam muito. Por esse motivo além de torná-lo um nome de pronúncia fácil de ser dita por falantes de diversas línguas, também é fácil de ser identificado em vários países.



Outras variações: 
KhloeChloe (Inglês) Chloé, Cloé (Francês), Cloe (Italiano), Cloé (Português), Cloe (Espanhol).

Tem como significado "broto verde" em grego e era uma referência ao crescimento de novas plantas na primavera. Seu significado também pode ser entendido como folhagem nova, viçosa ou verdejante. Foi um epíteto de Deméter, a deusa grega da agricultura. Deméter Cloé tinha um templo próximo à Acrópole, em Atenas, onde eram celebradas as Cloeias, festa em honra à deusa, que tinha início quando a vegetação começava a florir. O nome Cloé também é mencionado por Paulo em uma de suas epístolas no Novo Testamento. Na literatura há que se mencionar a obra Dáfnis e Cloé, romance de estilo bucólico escrito por Longo entre os séculos II e III d.c. Como um nome em inglês, Chloe tem sido usado desde a Reforma Protestante.

Cloé e suas variantes são muito usuais em diversos países. Fazem parte do top 20 dos Estados Unidos, Inglaterra, País de Gales, Nova Zelândia, Escócia, Bélgica e Irlanda. Há também destaque no ranking da Catalunha, Austrália, Canadá e França.

Referências:

  • Cloé Hache - nadadora francesa;
  • Cloé Korman - escritora francesa;
  • Cloé Madanes - renomada terapeuta argentina;
  • Cloé Vidiane - cantora francesa.

Cloé, por ser um nome pequeno, pode ser uma ótima opção para as pessoas que gostam e procuram nomes para usar em compostos. É também atrativo para aqueles que são fãs de nomes curtos e doces. E para quem pensa sempre em um nome já imaginando um diminutivo, Cloé, mesmo sendo curto, pode gerar um diminutivo fofo: Clô.

Por esses motivos sempre apreciei o nome e cada vez mais gosto dele. 

Luinara Menezes.

Qual a sua opinião sobre Cloé e suas variações?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Wikipédia.

42 comentários:

  1. Gosto, acho muito fofo! E a menina é super gira :)

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente: que amor de foto!
    Segundo, adoro o nome.
    Pondero usar como 2o nome em um composto.

    ResponderExcluir
  3. Lindo nome, e que foto mais Linda!! Super combinou com ela...

    ResponderExcluir
  4. Ai amor da minha vida ... um dos meus nomes favoritos ;)
    Faz parte do meu top 10 ... Talvez um dia o use
    Acho-o lindo, delicado e fofo ;)

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Cloé, acho um nome charnoso, moderno, tem frescor. Gosto mais da grafia Chloé, o ch dá um toque especial, mas em português fica confuso, muita gente acabaria por pronunciar "xolé" e aí as chacotas seriam inevitáveis...
    Adorei a foto também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de Cloe, no máximo Chloe. Colocaria com H só se quisesse a versão mais internacional. Mas prefiro sem. Cloe é lindoooo!

      Excluir
  6. Não gosto de nenhuma versão, mas ainda assim prefiro Cloé.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto desse "é", prefiro Chloe... A menina é giríssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem melhor assim mesmo. Também não gosto do acento.

      Excluir
  8. adoro Cloé! está bem nos topos da minha lista

    ResponderExcluir
  9. AMO DE PAIXÃO! Minha filha chama-se Chloé 😊💖

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada nesse nome, mas queria encontrar um segundo nome pra ele..
    Chloe ______. Se puderem me ajudar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua escolha, Letícia. Aqui seguem algumas sugestões:
      Chloe Alexa
      Chloe Bela
      Chloe Dália
      Chloe Dalila
      Chloe Elora
      Chloe Flor
      Chloe Gaia
      Chloe Íris
      Chloe Ísis
      Chloe Jade
      Chloe Laila
      Chloe Lis/Liz
      Chloe Luz
      Chloe Mia
      Chloe Mila
      Chloe Nair
      Chloe Naomi
      Chloe Olívia
      Chloe Pandora
      Chloe Rosa
      Chloe Rubi
      Chloe Valentina
      Chloe Vera
      Chloe Vida
      Chloe Yasmin
      Chloe Zora

      Espero ter ajudado :)

      Excluir
    2. Eu ficaria simplesmente com choe dois nomes pega muito apelido

      Excluir
    3. Qual nome você escolheu?

      Excluir
    4. O nome cloe é bonito sozinho

      Excluir
  11. Olá Letícia, deixo aqui minhas sugestões:

    Chloe Alice
    Chloe Angelina
    Chloe Astrid
    Chloe Bianca
    Chloe Diana
    Chloe Gabriela
    Chloe Ingrid
    Chloe Isabela
    Chloe Jasmim
    Chloe Lavínia
    Chloe Melissa
    Chloe Sabrina
    Chloe Valentina
    Chloe Viviane

    ResponderExcluir
  12. Chloe Maria
    Chloe Ester
    Chloe Raabe
    Chloe Fernanda
    Chloe Emma

    ResponderExcluir
  13. Minha filha vai se chamar, Chloe Manuela.

    ResponderExcluir
  14. A minha vai se chamar Chloé Melissa

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada pelo nome Chloe! Infelizmente fico com receio de dar esse nome a minha filha por conta do "Ch" (muitas pessoas podem confundir na hora de ler ou escrever o nome). Sei que tem a versão "Cloe"... Mas o "Chloe" me parece tão fofo rsrs Meu marido gosta de Helena. Será que Chloe Helena ou Helena Chloe fica bonito?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Estou em dúvida se coloco chloe ou chloe Helena

    ResponderExcluir
  18. Acho lindo esse nome...o que acham de Chloe Laysla, ou Chloe Aisha?

    ResponderExcluir
  19. Minha filha vai chamar Chloe Campos de Assis

    ResponderExcluir
  20. Gente minha filha (se for menina) vai se chamar Chloe só que q família do pai dela está com dificuldade na pronuncia e por isso gostaria de colocar um segundo nome alguém tem uma sujestão legal?

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma sobrinha chamada Cloe; lindo não me.

    ResponderExcluir
  22. Gente cloé Emanuely é bonito? O q vcs achão

    ResponderExcluir
  23. Minha neta se chama Cloe. Só Cloe e o sobrenome. Adoro! No início as pessoas estranham,mas depois acostumam.

    ResponderExcluir
  24. Estou gestante e meu marido quer muito, mas na escrita Cloe. Eu não sei se aceito. 😐

    ResponderExcluir
  25. Será que fica bom Cloe Luiza? Estava pensando em Luiza, mas ja tem tantas.. não sei o que escolher, 21 semanas ja ja ela vem.

    ResponderExcluir
  26. Chloé Eduarda ou chloé laura ou chloé emanuelly fica bonito vcs acha que combina estou em duvidas me ajuda ai meninas a escolher um desses

    ResponderExcluir
  27. Estou grávida de 21 semana e dês de o início eu e meu marido escolhemos o nome Cloe, a escrita eu acho super simples. E fácil de pronunciar. Alem do mais acho que na versão brasileira a escrita mais correta seja Cloe.

    ResponderExcluir