segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dalila



O nome Dalila tem imensos significados e a sua origem também não é certa. Alguns dos significados conhecidos são: "doce", "delicada", "gentil", "dócil", "frágil", "lânguida", "oscilante".


Há quem diga que Dalila tem origem hebraica. Na Bíblia, no Antigo Testamento, Dalila era a irresistível e tentadora mulher que cortou os cabelos de Sansão. Para quem não esta familiarizado com a história, Sansão tinha uma forca física extrema e estava proibido de cortar os longos cabelos, se não perderia toda essa força. Dalila, sabendo disso e a mando do povo dela, os Filisteus, seduziu Sansão e quando ele estava a dormir cortou os seus cabelos fazendo-o perder sua forca.

Devido a esta historia, Dalila é muitas vezes associado a mulheres traidoras, interesseiras e infiéis. Será, talvez, por esta associação que Dalila nunca foi muito usado, mas é um nome que todos conhecem. 

Também há quem diga que o nome Dalila terá surgido na África, já que, na língua swahili, Dalila é utilizado para fazer referência a mulheres que são gentis e educadas. O oposto da Dalila da Bíblia, então.

Ainda há quem diga que tem origem árabe, já que, muitos países africanos são muçulmanos e este nome é também, por vezes, usado pelas pessoas desta religião. Em árabe Lilah, a terminação de Delilah, significa noite, então Delilah significa "a rainha da noite", o meu significado preferido.

Algumas variações deste nomes são: 
Delilah, Delila, Lila e Lilah.

Os portugueses estarão também familiarizados com este nome devido à bela e talentosa atriz portuguesa Dalila Carmo.

Um nome com tantos significados e com tanta historia é, na minha opinião, um nome muítissimo interessante. Postas de lado as associações à Bíblia, Dalila é um nome fresco, vivo e dinâmico. Também tem o seu lado romântico, os dois "l's" tornam-no divertido de pronunciar (ou chato, dependendo do ponto de vista).

Para quem gosta de nomes não muito usados, mas facilmente reconhecíveis Dalila é uma excelente opção. Tem também a vertente internacional, pois é conhecido facilmente em qualquer parte do mundo. Isto tudo, para mim, são bónus.

Eu gosto de Dalila desde o tempo de criança, quando ouvi a primeira vez e nunca mais me saiu do ouvido.

Claudia Barata Sandal.

O que acham de Dalila?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry e Wikipedia.

21 comentários:

  1. Adoro Dalila! É um nome super amoroso. Só conhecia a Dalila da Bíblia e ignorava por completo o resto, fiquei contente por aprender mais. Acho perfeitamente usável e muito muito querido!

    ResponderEliminar
  2. Adoro Dalila e tenho pena que a associação bíblica não seja a mais favorável. É um nome que me lembra a cor lilás e o diminutivo Lila é amoroso.
    Dalila foi o nome que a poetisa Florbela Espanca deu à sua afilhada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia Telma, que giro 😃 Gosto muito da Florbela Espanca.

      Eliminar
    2. Então ela deve ter adorado a homenagem��
      Porque quem foi a protagonista do filme sobre a vida dela (Florbela Espanca) foi a Dalila Carmo (atriz)... haja coincidências!

      Eliminar
  3. Eu o considero um bom nome, mas nao brilha tanto.... talvez seja uma questao de habito.

    ResponderEliminar
  4. pois eu, mesmo conhecendo a história da biblia não faço associações ruins porque essa anedota mostra que a força suprema, no fim das contas, está com as mulheres. por isso gosto de dalila. é um nome de uma garota doce que esconde uma força interior tremenda.

    ResponderEliminar
  5. Acho um nome delicado e discreto, tenho simpatia por ele. Adorei saber de todos os outros significados, todos muito bonitos! E gostei tb da versão Lilah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem gosto de Lilah, acho que dá um óptimo segundo nome.

      Eliminar
  6. Simpatizo com Dalila, é um nome bonito mas não usaria

    ResponderEliminar
  7. Eu simpatizo com Dalila, não sei se usaria. Mas Lilah me atrai, talvez pelo meu gosto por nomes com L. Ainda assim, prefiro Lilá.

    ResponderEliminar
  8. Acho super amoroso, mas não usaria...
    Lá vem outra vez a questão dos "L".. (1/3 do nome em "L" é muito para mim :p)

    ResponderEliminar
  9. Adoro o significado, mas não consigo concretizar uma opinião acerca do nome. Gosto da sonoridade, mas algo na grafia me incomoda.

    ResponderEliminar
  10. Muito bom saber esses significados, apesar da maioria das pessoas o ligarem p o lado bíblico. É meio diferente, mais de certo modo eu gosto

    ResponderEliminar
  11. Ai adorei esse artigo adorei o ponto de vista que não critica tanto meu lindo nome... Maravilhoso *-* #Lilah_Dalila_Dali_DLL <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dalila! Dalila é um dos meus nomes favoritos :3

      Eliminar
  12. Amo meu nome <3
    Esqueceram de mencionar que Dalila tbm é nome relacionado com ciganos ♡

    ResponderEliminar
  13. Muito interessante esse artigo! Pude conhecer um pouco mais sobre a origem e significado do meu nome. Adoro meu nome.

    ResponderEliminar