segunda-feira, 8 de junho de 2015

Graça




Para mim, não há melhor forma de começar o dia senão a escrever sobre um dos meus nomes preferidos. Graça vem do latim gratia e está diretamente ligado a “graciosidade” e “elegância”. E é precisamente essa a visão que tenho do nome: gracioso e elegante. O facto de ser um vintage fascina-me ainda mais. Apesar da sonoridade forte, por causa da sílaba inicial “Gra”, acho-o muito querido e perfeitamente usável nos dias de hoje, por ser igualmente antigo como os populares Matilde, Leonor, Beatriz, Inês ou Sofia. Além disso, o som final -ça é muito semelhante a outro popular, Constança



Sendo a variante Grace tão popular nos países de língua inglesa, quer como primeiro, quer como segundo nome, Graça tem ainda mais motivos para conquistar portugueses. Alguns pais já se aperceberam do seu grande potencial e usaram-no nas suas filhas. Em 2012 e 2013, nasceram 4 meninas com este nome, e em 2014 nasceram 6. 

Algumas personalidades: 
  • Graça Morais (Maria da Graça Pinto de Almeida Morais) – pintora portuguesa, membro da Academia Nacional de Belas Artes e de diversas associações e fundações culturais; recebeu o grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1997. O que é ainda mais curioso: faz anos no mesmo dia que eu, 17 de Março; 
  • Graça Foster (Maria das Graças Silva Foster) – engenheira química brasileira, eleita a quarta executiva mais poderosa no mundo dos negócios;
  • Graça Machel – política moçambicana e ativista dos direitos humanos, foi a primeira-dama de Moçambique; em 1998 casou-se com Nelson Mandela. 
Percebemos que ninguém estranha que uma Maria da Graça seja só tratada por Graça. Gosto muito do composto, uma clara referência a um dos títulos da Virgem Maria, Nossa Senhora das Graças, mas ainda assim prefiro só Graça, que considero mais fresco e atual. Tenho a certeza de que uma pequena Graça ia causar sensação, e o diminutivo Gracinha encanta-me!

Maria Pilar Monteiro.

Consideram Graça usável hoje em dia?

15 comentários:

  1. Adoro Graça, um daqueles nomes pelos quais tenho afeição há muito, muito tempo :D Lembro-me perfeitamente que a minha mãe tinha uma Graça como amiga próxima e por isso sempre achei que Alice, Graça, Isabel e Teresa eram nomes que combinavam perfeitamente uns com os outros :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que giro! Concordo, combinam mesmo bem :D
      O que tens a dizer de Graça Isabel e Graça Teresa?

      Excluir
    2. Acho que Graça Isabel é um composto mais intuitivo, enquanto Graça Teresa é mais elaborado. Ambos são bastante elegantes, mas acho que Graça Isabel flui melhor e caso quisesses chamar a menina pelos dois nomes :)

      Excluir
    3. Concordo e prefiro mesmo Graça Isabel :)
      Obirgada!

      Excluir
  2. Acho Graça usável, mas eu não usaria por ter pessoas conhecidas com o nome a quem o associo imediatamente

    ResponderExcluir
  3. Acho que é usável nos dias de hoje, é um nome adorável, e o diminutivo Gracinha é super fofo :)

    ResponderExcluir
  4. A Xuxa na verdade se chama Maria da Graça. Esse já foi um composto muito usado no Brasil, junto com Maria das Graças. Particularmente não gosto muito de Graça, e nem de seus compostos e variações.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Graça . Mas não a ponto de usar, conheço algumas senhoras com esse nome e associo a pessoas mais velhas. Não que tenha algo contra isso mas considero muito comum no meu meio.

    ResponderExcluir
  6. Associo imediatamente a garça (o pássaro) e de graça (grátis)
    Não consigo gostar

    ResponderExcluir
  7. Eu pessoalmente não gosto muito ... adorava conhecer uma criança Graça, acho diferente, mas não gosto nem usaria

    ResponderExcluir
  8. Só conhecendo talvez uma pequenina é que começaria, provavelmente, a gostar do nome.

    ResponderExcluir
  9. Graça Foster não é lá uma boa personalidade para ter uma boa impressão do nome não, aliás muito pelo contrário. Independente dela, não gosto de Graça.

    ResponderExcluir
  10. Um nome que também nunca tinha considerado mas que agora adoro e faz parte do meu top 10. É lindo, intemporal e clássico, muito gracioso, como o próprio nome indica. Adoro o diminutivo Gracinha.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de Grace, como esquecer da famosa Grace Kelly? Graça não me encanta, prefiro Glória. Graça lembra garça, de graça e desgraça =/
    Grace tem uma elegância a mais ^^

    ResponderExcluir