domingo, 7 de junho de 2015

Iago




Iago é uma variante de Jacob, nome hebraico com tradição bíblica, que significa “aquele que suplanta”. É muito comum no País de Gales, tendo sido, inclusive, nome de dois monarcas galeses; e na Galiza, mantendo-se uma escolha constante dos galegos, o que lhe confere lugar assegurado no top 20 há já vários anos.

Em Portugal, está prevista a possibilidade de registar Iago como nome masculino, bem como Jacob, nome do qual varia, Jacó (versão aportuguesada) e Iag. Em 2014 apenas foram registados seis bebés com o nome Iago, dois Jacob e um Iag, o que faz deste nome uma raridade entre o universo português. Outras variações do nome, que passaram por influências gregas são Tiago e Santiago. Com a proliferação e a sobrelotação de Santiago (5º lugar com 1428 meninos registados) e Tiago (11º lugar, com 1140 registos), Iago pode surgir como alternativa às escolhas mais óbvias, mantendo a etimologia e a ternura do nome.

Como referências do nome, destacam-se o vilão do drama Otelo, escrito por William Shakespeare em 1603 e uma das personagens principais de uma ópera de Verdi. Obras estas que ajudaram à divulgação do nome um pouco por todo o mundo. Numa perspetiva muito mais recente e, decerto não indiferente àqueles que cresceram no mítico mundo dos anos 90, Iago é o nome do inesquecível companheiro do Aladino, na história mundialmente conhecida através do filme e séries da Disney. 

De todas, talvez a imagem mais presente para mim seja mesmo a do papagaio do Aladino, o que torna Iago um nome super engraçado e bastante jovial. Lembra-me também os países do oriente e as culturas que lhes estão associadas, o que é uma vantagem! É impossível desprender-me das aventuras incríveis e do cenário das Mil e Uma Noites.

Joana Recharte.

E a vós? O que é que Iago vos transmite?

7 comentários:

  1. Sem dúvida que prefiro a Tiago! Lendo o texto até simpatizei mais com o nome 😊

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei, mas considero um bom nome e uma boa escolha

    ResponderExcluir
  3. Iago eu lembro de um personagem de um livro de Shakespeare, Otelo. O personagem em si é do mal, mas muito inteligente e marcante....

    ResponderExcluir
  4. Pra mim é melhor que Tiago, Diego e Diogo. Com certeza usaria.

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito, e mais bonito q Tiago/Thiago. No Brasil é um nome bastante usado.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito. Prefiro Tiago ou Jacó.

    ResponderExcluir
  7. Prefiro Santiago. Não gosto muito de Iago. Conheço apenas um, é da minha idade.

    ResponderExcluir