terça-feira, 2 de junho de 2015

Iria


Nome muito pouco ouvido e do qual não encontrei registo de nenhum bebé assim nomeado em 2014, em Portugal, Iria é um nome que, apesar de subtilmente, me traz muitas recordações.


Cresci numa cidade “protegida” por uma santa de nome Iria que, no seu papel de mártir, ainda hoje faz os seus milagres. Conta a lenda que Iria (ou na grafia medieval, Eyrea), moça bela e inteligente, descendente de famílias ricas, despertava um grande interesse nos jovens fidalgos. Entre estes encontrava-se Britaldo que alimentava por Iria uma paixão doentia e não correspondida, pois a donzela era muito devota a Deus, querendo mesmo tornar-se freira.
Certo dia, Britaldo tentava mais uma vez cortejar a bela moça quando Remígio, o monge que orientava espiritualmente Iria, os viu e mal pensou dos dois. Louco de ciúmes, deu a beber à inocente rapariga uma tisana que fez com que lhe inchasse a barriga. Aparentando estar de esperanças, a futura freira foi expulsa do convento e, desolada, recolheu-se a orar junto ao rio Nabão (rio que passa pela cidade de Tomar, Santarém, Portugal). Vendo-a naquele suposto estado de graça, Britaldo sentiu-se traído e, enraivecido, mandou um criado seu assassinar Iria. (Se não era dele ou de Deus, não seria de mais ninguém!) O corpo degolado de Iria foi deitado ao rio onde só viria a parar perto de Santarém. Possivelmente, o nome de Santarém deriva da associação com a donzela que se tornou na lendária Santa Iria, ou também dita, Sancta Irene.
Em sua honra foi construído um Convento nas margens do Rio Nabão e na parte exterior do edifício foi colocada uma imagem em pedra da mártir, alguns metros acima das águas nabantinas. Segundo as gentes da terra (incluída a minha mãe), quando há cheias na cidade, o caudal do rio nunca sobe os pés da imagem da santa, ou seja, o rio fica aos pés de Iria.
Todos os anos, no dia 20 de outubro, celebra-se em Tomar a Santa Iria com, entre outros festejos, um cortejo das crianças que, na ponte onde a Iria foi martirizada, deitam uma flor ao rio. Eu própria deitei várias vezes uma flor ao rio e, curiosamente, frequentei na mesma cidade uma escola de nome Santa Iria.

Cova da Iria é o nome do lugar, na localidade de Fátima, Portugal, em que, supostamente, a Santíssima Virgem Maria apareceu a três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) em 1917.
Outras cidades portuguesas com o nome Iria: Póvoa de Santa Iria e Santa Iria da Azóia. Em Espanha, de nome original Iria, Iria Flavia é uma paróquia civil da Galiza

Contos e lendas à parte, Iria, ou Irene, apesar de muitos acreditarem que vem do latim, é mais provável que tenha vindo do Grego e quer dizer: paz. A dupla raiz do nome, Iria ou Irene, fez com que se escrevesse de muitas formas: Eiria, Eria, Erea, Eirena ou Irena.

Iria é um nome curtinho que rima com o nome de todos os tempos, Maria! Pode ser uma boa alternativa e menos popular. É suave, leve e cheio de simbolismo místico. Muitos podem não conseguir dissocia-lo do verbo como acontece, por exemplo, com Mia, mas outros nem sequer se lembram dessa pequena questão, visto que, Mia contou em 2014, com 78 registos-

Apesar dos pouquíssimos registos na actualidade, Iria conta com nomes muito parecidos que têm sido opções de muitos pais: Irina, Íris ou Iara. Iriana pode ser também uma eleição para aqueles que preferem nomes menos populares.

Personalidades conhecidas:

Santa Iria – santa portuguesa.
Iria Roselaine Braga – cantora, compositora, percussionista e atriz brasileira.
Iria Sylvestoli – personagem no jogo de vídeo japonês Star Ocean.

Telma Oliveira.

E vocês gostam deste nome curto?

7 comentários:

  1. Adorei a história! Gostei, sim :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro, adoro! :D Iria é super harmonioso e gosto imenso de imaginar uma menina pequenita chamada Iria. Apesar da história trágica, é um nome que me transmite exatamente o que significa: paz. Talvez não o chegasse a utilizar, pelo facto de também poder ser confundido com o verbo "ir", mas, se daqui a uns anos esse facto não me incomodar minimamente não tenho dúvidas que Iria será um concorrente à altura de outros nomes que também gosto! <3

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Telma, Não usaria, prefiro Irene (adoro!), mas é um nome que me encanta pela história. Reparei nele pela primeira vez lendo "Viagens na minha terra", de Almeida Garrett. Só depois fui me dar conta que ele também está em uma música popular por aqui: "Aos treze de maio na cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria...". :)

    ResponderExcluir
  4. Eu também não usaria.
    Não gosto da repetição dos dos "is". Gosto bem mais de Irene.
    Mas amei o texto, ficou excelente!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Gostei muito de conhecer a história de Santa Iria. É um nome leve realnente, nem fiz associação com o verbo, apenas quando foi mencionado no texto me lembrei. Simpatizei com o nome. Se existe Iriana,será q existe Irana?

    ResponderExcluir
  6. Iria na minha opinião tem uma sonoridade bem agradável do que Irene que não gosto!

    ResponderExcluir
  7. Não acho mau, mas não gosto. Não gosto da maioria dos nomes começados com I.

    ResponderExcluir