terça-feira, 16 de junho de 2015

Jaime


Um dos meus nomes masculinos favoritos e também um dos mais interessantes a nível etimológico. Quem diria que Jaime e Tiago vêm do mesmo nome? É verdade. 



Ambos derivam do hebraico Ya’akov, cuja tradução em latim é Iacobus. Este tanto deu origem a Iago, Santiago (santo Iago), Tiago, Diogo, Diego, como também a Jacob, Jacó, James, Jaume, Jaime. 



Jaime significa “que Deus protege”, e escusado será dizer que possui diversas variantes por todo o mundo. Em Portugal a sua popularidade não se compara à de Tiago, Diogo e Diego. Este último teve 595 registos no ano passado, enquanto Jaime teve apenas 48 – em 2011 teve 49, em 2012, 42, e em 2013, 59. 


É um nome que já vai cativando alguns portugueses, especialmente a mim. Além de ser antigo, é de fácil escrita e pronúncia, divertido, jovial, querido mas ao mesmo tempo forte, perfeitamente adaptável aos dias – e às modas – de hoje. Podia perfeitamente pertencer ao grupo de Francisco, Tomás, Duarte, Pedro, Dinis, Simão, Vicente. Aliás, acho que dariam ótimos pares para irmãos! 

Tenho mesmo muito carinho por Jaime, até porque era o nome do meu trisavô (casado com a minha trisavó Luzia). 


Maria Pilar Monteiro.


11 comentários:

  1. Jaime não me seduz mas não posso dizer q não gosto

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de Jaime - faz parte da minha lista. Prefiro ouvir em português mesmo, mas em espanhol também é engraçado.
    Também gosto muito de Jacob, James e Santiago.

    ResponderEliminar
  3. Fofinho, gosto muito, está na minha lista também :)

    ResponderEliminar
  4. Nome do meu priminho.
    Lembro que a mãe na epoca foi muito criticada pela escolha mas hoje todos gostam.

    ResponderEliminar
  5. Não é um nome que eu usaria, mas acho Jaime muito querido, amoroso (penso em um menininho mimoso e carinhoso) ao mesmo tempo em que tem a sua força... Dos derivados de Iacobus, é o único que me parece bom...

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito. Prefiro em Português.

    ResponderEliminar
  7. Acho lindo! Um dos nomes que mais gosto dessa versão. Eu sou uma apaixonada pelo mundo hispânico, mas este nome eu prefiro em português.

    ResponderEliminar
  8. Adoro quase os mesmos nomes que a Maria Pilar gosta, Jaime é mais um deles! Uma graça *-*

    ResponderEliminar
  9. O significado de Jaime não é algo relativo com calcanhar?

    ResponderEliminar