quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jeremias


Se me falassem deste nome há uns anos, ou até mesmo há uns meses, eu diria que não gostava. Hoje em dia, isso, felizmente, mudou. Jeremias para mim, é um nome vintage com muitas qualidades, portanto, desde que comecei a olhar para ele com outros olhos, entrou diretamente para a minha lista.

Jeremias é a forma portuguesa, alemã e finlandesa do nome Jeremiah, nome hebreu que significa "o Senhor é enaltecido". Este é o nome de um dos maiores profetas do Antigo Testamento, autor do Livro de Jeremias e supõe-se que seja também autor do Livro das Lamentações. Viveu para assistir à queda de Jerusalém, no século VI a.C..

Outras variações de Jeremias:
Jeremiah, Jeremy (bíblico e inglês), Jorma, Jarmo (finlandês) Ieremias (grego bíblico), Yirmiyahu (hebreu bíblico), Hieremias (latim bíblico), Jere,  Jerry (inglês), Jérémie (francês), Jeremías (espanhol).

Sendo mais utilizado como sobrenome em Portugal, do que como nome, Jeremias nunca foi muito popular, porém ainda obtém alguns registos; 3 em 2011 e 2012, 2 em 2013, e em 2014, 2 também: Jeremias Lourenço e Jeremias David.
Considero este nome perfeitamente usável nos dias de hoje e confesso que adoro a terminação destes nome. Adoro Elias, Golias, Tobias e Matias! E agora também Jeremias, e com o passar do tempo sei que vai subir alguns lugares na minha lista!

Vocês têm Jeremias na vossa lista?

13 comentários:

  1. Adoro *o* <3 Temos Jeremias na nossa lista!

    ResponderExcluir
  2. Também temos Elias e Matias; adoro Tobias mas ele não gosta, por isso só temos os dois primeiros na lista :)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Jeremias...gosto mais da versão Jeremy, acho mais agradável.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Jeremias e Jeremy em inglês :)

    ResponderExcluir
  6. Já tive! Mas entretanto encantei-me por outros e Jeremias ficou um pouco esquecido. Também gosto muito da terminação, sendo Matias o meu favorito.

    ResponderExcluir
  7. Gosto :) Aprecio bastante o nome, tenho-o na lista, mas tenho muitos outros à frente. Desta terminação, o nome com maior potencial de ser utilizado por mim é Elias, e depois Matias.

    Acho que Jeremias é uma opção bastante diferente, mas eu ia gostar de saber que alguém o escolheu para nome do seu filho :)

    ResponderExcluir
  8. Acho super riquinho! Não usava num filho meu, mas conseguiria ver sem problemas nenhuns um bebé dos dias de hoje com este nome. :) Como Zacarias :D mas prefiro Jeremias !


    PS - QUE DOCE O BEBÉ *.* :))

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante, embora não participe da minha lista. Acho um nome simpático e adoro seu significado :D

    ResponderExcluir