quarta-feira, 24 de junho de 2015

Lara


Há todo um universo de Lara's no palco luso-brasileiro. Em 2014, Lara foi o 14º nome mais utilizado em São Paulo e o 11º em Portugal inteiro. A popularidade tem vindo a subir substancialmente desde o início da década mas é difícil apontar uma boa razão pela qual este fenómeno se deu em ambos os países. Em 2013, Lara ocupava a 9ª posição do ranking português, com um total de 1129 meninas registadas, o que significa que no espaço de um ano desceu duas posições, o que pode indicar uma tendência para o decréscimo no nome nos próximos anos.

Lara é particularmente um nome que aprecio bastante e, se fico contente por saber que muitos conseguem admirá-lo e ver em Lara um nome bonito, fico também triste por saber que em cada esquina existe uma menina com este nome, que deixou de ser uma escolha exclusiva.

Acredita-se que Lara possa ser uma variante de Larunda, uma ninfa aquática que era conhecida por ser demasiado faladora e terá contado a Juno das traições de seu marido, Júpiter, o que fez com que ficasse sem língua (daí um dos significados de Lara ser “faladora” ou “muda”). É também possível que Lara provenha do grego λαλειν (lalein), que significa “falar”.

Outras fontes indicam-nos que Lara pode ser uma variante islandesa de Laura e, por extensão, significaria também “loureiro” ou “vitoriosa”. Por fim, é ainda um diminutivo russo para Larissa, nome de origem grega que significa “da acrópole” ou "cidadela"Curiosamente, Lara foi praticamente inexistente em Portugal durante o século XX, conforme nos dizem os dados do SPIE, sendo que os primeiros registos se deram a partir da década de 70, de uma forma tímida. No Brasil, infelizmente, não possuímos dados referentes a essas datas. 

Hoje em dia Laura é também popular Lara em ambos os países (6º no Brasil e 13º em Portugal), mas, se vos apraz, Larissa é também admitido como nome próprio em Portugal. Em 2014 apenas houve registo de 32 meninas portuguesas com esse nome, enquanto Larissa ocupa a 43ª posição do ranking de São Paulo. Em 2015, em Portugal o nome sobe duas posições, fixando-se no 11º lugar com 916 registos, enquanto no Brasil, segundo dados do BabyCenter, Lara desceu para a 17ª posição.

Lara foi introduzido no universo das artes pelo russo Boris Pasternak no romance escrito em 1957 “Doutor Jivago”, que lhe valeu o Prémio Nobel da Literatura, ainda que tivesse sido proibido de abandonar o país para reclamar o prémio (vivia-se, então, a época da Guerra Fria). Para o filme (1965 e 2002), inspirado pelo livro, foi composta uma valsa intitulada “Lara’s Theme”, que decerto todos conhecem ainda que não identifiquem pelo nome. Lara, precisamente por esta referência, sempre foi para mim um nome mágico e sempre imaginei uma menina absolutamente linda, a brincar e a passear pela neve na mágica Rússia (isto soa melhor se estiverem a ouvir a música)! Talvez um dia, quando o mundo esquecer Lara, eu possa ter uma neta com este nome e aí os meus olhos voltem a brilhar como antigamente.

Joana Recharte.

Gostam de Lara?

Fontes Consultadas:
Baby Center Brasil, Behind The Name, IRN, NameBerry, SPIE, Wikipedia

21 comentários:

  1. Nunca gostei. Um C antes faz toda a diferença: adoro Clara :)

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto , nome curto mas bastante forte ;)

    ResponderExcluir
  3. Não, detesto. Tenho uma implicância desde sempre com nomes acabados em -ara, salvo raras excepções. E desde que começaram a chover Lara's é que não suporto mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho esse nome lindo não só por ele ser meu nome mas
      sim porque tenho bom gosto

      Excluir
  4. Não faz o meu estilo, prefiro Larissa, como o nome original da Lara do Doutor Jivago. Adoro essa história...Lara acho um pouco sem graça, até conheço uma menina fofíssima com esse nome mas mesmo assim não me faz encantar por ele....

    ResponderExcluir
  5. Acho Lara um nome lindo! Tb associo à Rússia, por causa do filme Doutor Jivago. Larissa tb acho belo, mas no Brasil é bem popular, por isso perdeu um pouco o brilho pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Conheci uma portuguesa da década de 80, uma brasileira tb da década de 80. Mas acho que conheci mais Maras do que Laras. Gosto tb de Iara, era o nome da minh melhor amiga na infâncias. Dos 3 acho que Lara e depois Mara são os mais bonitos.

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã, mas acho a sonoridade legal.

    ResponderExcluir
  8. Já gostei , até conhecer uma . ahah :) Agora não gosto ! :/

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de Lara, entra na minha lista de intoleráveis! Hahaha. Acho a sonoridade, a grafia e a popularidade péssimas! Não usaria de forma alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é lindooo o seu q é feio, Caroline q diados de nome horrível

      Excluir
    2. Eu acho Lara um nome maravilhoso ainda mais com h no final mas não suporto é o nome CAROLINE

      Excluir
  10. Jurava que Larissa era um nome grego e não russo... continuo achando.
    Quanto à Lara, devido as diversas histórias de origem, fica com jeito de nome inventado que deu certo. Eu prefiro LAURA, apesar da popularidade tb...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é. Na verdade Lara é o diminutivo russo de Larissa, nome que vem do grego. Já atualizei o post, obrigada.

      Excluir
  11. Amo meu nome! Lara: elegante, simples e forte!

    ResponderExcluir
  12. Amo o meu nome! Lara: forte, simples e elegante.

    ResponderExcluir
  13. Acho o nome Lara muito linda bem pequeno , forte e elegante

    ResponderExcluir