segunda-feira, 15 de junho de 2015

Melina


A primeira vez que ouvi o nome Melina foi há uns anitos num programa de talentos que, por falta de tempo, acabei por não seguir. Nesse programa havia então uma concorrente chamada Melina que, segundo aparecia nalguns anúncios publicitários, a meio do concurso adotou apenas o diminutivo Mel. Não sou uma grande apreciadora de mel, mas a verdade é que adorei o diminutivo principalmente porque sempre adorei a princesinha Melody filha da Pequena Sereia.

A partir deste momento comecei logo a formar compostos, Melina Paz, Maria Melina, entre outros que, se os comentasse a alguém levava logo com umas sobrancelhas levantadas e um ar chocado. Percebi que não era dos compostos em si que as pessoas não gostavam, mas sim do “meu” Melina. Será que gostariam mais de Elina? Mas aí já não tinha o meu tão querido e literalmente doce diminutivo: Mel. Decidi perguntar ao meu afilhado de 5 anos se gostava do nome e claro, se um conseguia dizer sem dificuldade. Surpresa das surpresas, ele pronunciou-o lindamente e nem achou esquisito como a maioria dos jovens e adultos acharam. Conclusão: melhor não ligar muito ao que as maiorias dizem porque elas seguem-se umas às outras e têm medo de tudo que é diferente do habitual.

Em 2014, Melina foi registado apenas 3 vezes em Portugal, competindo com semelhantes seus como Melissa (112 registos), Mélanie (76 registos), Milena (13 registos), Melanie (6 registos), Melinda (5 registos), Milene (4 registos) e Melodia (2 registos). Para além destes, Carmela e Mélia também são boas opções e pouco populares.

Se pensarmos bem não é um nome assim tão fora do vulgar. Tem o ‘Mel’ tão ouvido em Amélia, Melissa e Mélanie (é, aliás, uma variação deste nome), e o ‘-lina’ ou ‘-ina’ ainda mais usado em nomes tão populares como Carolina ou Irina. No estrangeiro, a variante Melinda é usada no inglês; Melinda, Mélina e Melina, no francês. É ainda um nome muito usado nos países de língua espanhola.

Quanto às origens do nome pode dizer-se que é uma das mais controversas. Se uns dizem que vem do grego Meilichous (a cortês, a gentil; uma canção) outros afirmam que o termo grego que o originou foi Melitinna que vem da palavra grega meli (mel). Ainda do grego há quem defenda que significa: Jardim de Deus, enquanto que com o mesmo significado se outorgue que vem do hebraico Karmel como diminutivo de Carmela. Pode ainda advir do nome pré-histórico Melinos (mel amarelo) ou significar “a que é doce como o mel”.

No que respeita aos meus tão queridos diminutivos, são opções: 
Mel, Meli, Lina, Li, Mé.

Personalidades com o nome:
  • Melina Mercouri – atriz grega e activista política;
  • Melina Perez – praticante estadunidense de wrestling;
  • Melina Kanakaredes – atriz greco-americana;
  • Melina León – cantora porto-riquenha de merengue e atriz;
  • Melina Marchetta – escritora australiana.
Telma Oliveira.

Usariam Melina pensando no diminutivo Mel?

11 comentários:

  1. Gosto de Melina, acho muito melhor do que Milena e mil vezes melhor do que Melissa (tão enjoado). Porém gosto mais de Melinda <3 e Mélanie. Até Melânia acho interessante. Mas porque algumas Melinas que conheci não eram flor que se cheirasse, por isso não consigo amá-lo!

    ResponderEliminar
  2. Usaria, sim, mas tenho muitos outros nomes à frente de Melina. Acho o diminutivo Mel muito querido :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Melina mas gosto mais de Mélanie e Melodia.
    Acho Melina um nome fofo e adoro o diminutivo Mel

    ResponderEliminar
  4. Amo Melina, é o nome de uma grande amiga minha. Lembro que nos primeiros dias que a conheci elogiei o nome dela umas sei lá quantas vezes. Também amo Melinda e Melissa e adorei os significados "canção", "gentil" "cortês" e "Jardim de Deus". A menina da foto lembra um pouco a minha amiga quando mais nova.

    ResponderEliminar
  5. Não acho feio não mas prefiro Milena ou Melissa, acho mais bonitos e carismáticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esses são muito populares, principalmente no Brasil. No meu caso, Milena nem pensar, pois tenho uma prima chamada Milena e não gosto de repetir nomes que já tenham na família ou amigos/conhecidos mais próximos.
      Melina é um nome que já amo há tempos, e é um anagrama de Milena. :)

      Eliminar
  6. Mais um da série "nomes que aprendi a gostar", haha. Tenho uma amiga chamada Melina e lembro de, numa conversa que tivemos por volta de 2003, haver perguntado se ela gostava do próprio nome, ouvindo um sonoro NÃO como resposta. Revivemos essa conversa semanas atrás e ambas mudamos completamente de opinião, hahaha.

    ResponderEliminar
  7. Sobre meu nome ser Melina e eu estar procurando um significado ahababah

    ResponderEliminar
  8. Usaria sim, e postem sobre o nome Melanie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Postaremos sobre Melanie assim que possível,ok? Obrigada pelo interesse.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Eliminar