segunda-feira, 1 de junho de 2015

Nomes Com História (Natal)


Eu me lembro de quando era menina ainda ouvir certas histórias sobre como os pais e avós dos meus amigos foram registrados/batizados. A barrinha ali no meio é fundamental. Em muitas comunidades católicas o registro civil estava intimamente ligado à apresentação do bebê a Deus. Acho que foi por essas histórias que surgiu minha curiosidade sobre a arte de nomear. Foi aí que percebi que existia um motivo para muitas pessoas terem um determinado nome, antes eu achava que se dava aquele que se achava lindo e pronto.

Pois bem, conversando com os mais velhos, descobri que em determinadas paróquias os pais tinham que consultar a lista dos santos do dia do nascimento do bebê para poder nomeá-lo, em outras  podiam escolher o nome que gostavam, mas não sendo um nome da cultura católica (santos, anjos, personagens da Bíblia), deveria ser montado com composto com um destes. Já em paróquias em cidades grandes essa obrigação muitas vezes não existia, já que o registro civil era desvinculado das igrejas, ainda que muitos pais decidissem por iniciativa própria usar o nome do santo do dia, ou claramente usar um nome que remetesse à sua fé. E conheci várias pessoas que possuem um nome de registro civil e um de batismo, que consta nos registros da Igreja, muitas vezes escolhido pelo próprio padre.

Como o que se trata é de fé, o costume de se usar nomes de origem religiosa perdura. Eles não conseguem sair do top no Brasil e em Portugal, países de tradição cristã. Ainda assim, essa escolha já não reflete mais, em geral, o santo do dia ou a data comemorativa em questão. Com algumas exceções... Natal é uma delas.

O Natal é a data mais relevante do calendário cristão, marca o nascimento de Jesus, filho de Deus, o messias. Coincide com o solstício de inverno no hemisfério norte e com o solstício de verão no hemisfério sul, data importante para os povos antigos, que marca o início da fase de contenção de suprimentos que garante a sobrevivência até a chegada da primavera (hemisfério norte), quando será possível iniciar as novas plantações. Como data de profunda relevância na nossa sociedade, ainda hoje faz com que os pais de rebentos nascidos nesse dia ou nas proximidades, queiram deixar registrada a alegria do nascimento do filho com o agradecimento pela vida de Jesus ou na expectativa de bons dias vindouros.


A lista de nomes ligadas à data é extensa, com alguns um tanto óbvios, como Natalino, Natalina, Natal, Jesus, Noel e Natalícia. Outros que ao saber a data de nascimento logo associamos ao dia de Natal, como Natália, Gaspar, Baltazar, Nicolau, Natanael, Noélia, Nascimento e Santa.  E outros ainda que podem ter sido usados como referência ao dia ou ser apenas uma coincidência, no caso daqueles já previamente escolhidos que calham ter um significado nesta data, ou mesmo que os pais nem ao menos relacionem com o Natal, como Nicolas, Ângelo, Angélica, Estela e Carol.

Em 2013 a ProScore Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia da informação, que entre outras atribuições analisa os dados dos CPFs para análise de crédito, em posse da listagem de cerca de 180 milhões de CPFs separou aqueles que, tendo como data de nascimento dia 25/12, possuíam nomes com algum tipo de relação com a data. A lista completa pode ser consultada aqui. Os nomes que não constam, e que senti falta, foram Maria e José, que talvez tenham sido excluídos da listagem por não terem uma associação tão clara e por serem dos nomes mais comuns no Brasil nas últimas décadas.


Ficam aqui então algumas ideias para futuros papais e mamães de bebês do dia 25/12. E pergunto, fosse o seu caso, usaria algum destes? Mudaria um nome já escolhido para celebrar uma data específica?

6 comentários:

  1. Adoro Gaspar e Nicolau, ficava um belo par para irmãos! E gosto muito de Natália.

    ResponderExcluir
  2. Não mudaria o nome escolhido para celebrar o que quer que fosse, mas respeito quem o faça e até acho engraçado, ainda mais se o nome escolhido for bonito!

    ResponderExcluir
  3. Era capaz de por Gaspar se fosse rapaz !!! Natalina o nome da minha avosinha ;)

    ResponderExcluir
  4. Aqui era regra a 50 anos atrás: Uma menina chamada Neusa, por exemplo, obrigatoriamente precisava ser Neusa Inês, Neusa Teresinha, Neusa Maria. Caso contrário, o Padre não batizava.
    heheehhehe explica-se o número de compostos bizarros

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante a ligação dos nomes à religião. Sei que a minha avó (dos 8 filhos que teve) fazia sempre a seguinte combinação: um nome que ela gostava + um nome de um(a) santo(a), numa espécie de pedido de benção. Curiosamente, nenhum dos meus tios e tias é hoje conhecido pelo nome religioso que trazem consigo, mas pelo nome que a minha avó mais gostava.

    Apesar de respeitar esta decisão e respeitar também a decisão de aqueles que mudam o nome da criança por ter nascido num dia específico, não creio que isto orientasse a minha escolha. Mais depressa a época do ano, como por exemplo, o Natal, mas apenas porque gosto muito de Gaspar e Nicolau (e simpatizo com Baltazar).

    Estou curiosa com esta rubrica! :D

    ResponderExcluir
  6. Acho este tipo de tradiçoes muito interessantes, mas eu já não as seguiria... Adorei o texto!
    Dos nomes citados adoro Nicolau, Gaspar e Baltazar.

    ResponderExcluir