domingo, 21 de junho de 2015

Raquel - Por Experiência Própria




De origem hebraica, Raquel é o nome de uma personagem bíblica, a esposa preferida de Jacob e mãe de José e Benjamim. Significa ovelha e acrescenta-se-lhe adjetivos associados como mansa, inocente e pacífica, permitindo criar um perfil mais bem definido daquela que é a afortunada portadora do nome.

Raquel tem sido largamente utilizado pelos vários povos do mundo ao longo dos séculos, sendo a sua variação mais predominante a anglófona: Rachel. Em Portugal, ainda que com algumas nuances consoante as gerações, nunca deixou de ser utilizado, o que o transporta para o insigne grupo dos nomes clássicos portugueses! Verifica-se o registo de 130 bebés Raquel, em 2014, havendo outras tantas registadas em nomes compostos, principalmente com o seu uso em segundo lugar. O uso de Raquel em Portugal como segundo nome pode muito bem ser equiparado aos já tão usados Sofia ou Alexandra! No Brasil, também em 2014, Raquel ocupa a 85º do Ranking dos nomes mais utilizados em São Paulo.

Naturalmente, foi consideravelmente diferente crescer com Raquel em segundo plano na década de 90, quando o nome já começava a ser amplamente difundido como segundo nome do que crescer como Raquel nos anos 80, onde o nome era muito menos usado e, portanto uma escolha diferente. De qualquer das maneiras, nenhum dos fenómenos abalou a relação que mantínhamos com o nome, sendo sempre muito agradável apresentarmo-nos como Raquel.

Para nós, Raquel é um nome que vale por si só. Bonito, sonante, meigo, romântico e sumptuoso. Todas estas caraterísticas, aparentemente dicotómicas, tornam Raquel num nome único e numa escolha segura e perfeita para as meninas que ainda estão por conhecer o mundo. Se Raquel não está nas vossas listas aconselho a meditarem de novo nele! Personalidades que dão pelo nome: Raquel Tavares (fadista portuguesa), Raquel Matos Cruz (jornalista portuguesa), Raquel Zimmerman (modelo brasileira) e Raquel de Queiroz (escritora brasileira).

A título de curiosidade, o amor de Jacob (lê-se Jacó) por Raquel foi imortalizado pela arte portuguesa, tendo-lhes sido dedicado um poema escrito pelo ilustre Luís de Camões (Sete anos de pastor Jacob servia), perpetuado na voz da nossa tão querida Amália. Reza a história que Jacob esperou 14 anos pelo amor da sua “serrana bela”, romantizando Camões: “Mais servira, se não fora / pera tão longo amor tão curta a vida!”.

Joana (Raquel) Recharte & Raquel Pereira.

E a vós, Raquel também apaixona?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, NameBerry, IRN, ARPEN/SP.

17 comentários:

  1. Não consigo gostar de Raquel. Só simpatizo por causa da Raquel Pereira! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro nomes femininos terminados em "el", e por isso Raquel já ganha a minha simpatia!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo gostar de Raquel acho um nome seco e frio...

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto. Acho-o elegante no mesmo nível de Stella, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Não me diz muito, não gosto nem desgosto.

    ResponderExcluir
  6. Conheço muitas mulheres com Raquel como 2º nome. É um nome que nunca pensei muito. Não desgosto mas tbm não gosto.

    ResponderExcluir
  7. Gosto, mas não me causa grande impacto. Raquel não me faz morrer de amores ou me dá vontade de pesquisar a respeito. Conheço algumas mulheres com esse nome e todas são encantadoras, mas percebi agora que nunca vi uma pequena chamada Raquel.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas estão colocando agora só nomes que estão na moda, tantos nomes esquecidos. Com certeza Raquel estará na lista para minha futura filha. Quero nome lindo, forte e que não esteja entre os mais escolhidos.

    ResponderExcluir
  9. Raquel é lindooooo eu amo esse nome.

    ResponderExcluir
  10. Acho que esse nome devia falar mais sobre Deus em seu significado,já que no hebraico el significa Deus.

    ResponderExcluir
  11. Antes eu não achava sentindo, nesse nome, eu não gostava do meu nome, mas agora pesquisando e entendo o significado, eu passei agora do meu nome.

    ResponderExcluir
  12. Raquel é um nome lindooo!E a história da Raquel na Bíblia faz o encanto dobrar!É preciso resgatar os nomes antigos ,pois hoje os nomes são todos iguais e repetidos!

    ResponderExcluir