sexta-feira, 26 de junho de 2015

Selene


Se o vosso estilo engloba nomes de origem mitológica ou nomes que remetem ao universo e à natureza, e se procuram, paralelamente, evitar nomes literais, Selene pode muito bem constar nas vossas listas.

Selene é um nome de origem grega, que significa literalmente lua. A palavra que origina o vocábulo lua em grego é sélas, que por sua vez significa “brilho”, “luz” e “claridade”. Todas estas associações são muito apelativas para quem, mais uma vez, aprecia nomes com significados que aludem à natureza.

Na mitologia grega, Selene, Artemisa e Hécate eram conhecidas como deusas lunares, sendo Selene a própria personificação da lua. Era, portanto, uma deusa da Lua, que acompanhava a noite lançando a claridade sobre os homens. Reza a lenda que morreu ao tentar salvar o seu irmão Hélio (o sol) de um terrível acontecimento, tendo os deuses recompensado os irmãos pela sua bravura e afeto um pelo outro, colocando-os no alto do céu todos os dias. Assim, Hélio precedia a Selene, sendo que o seu terceiro irmão Eos (a aurora) se juntava a ambos na madrugada numa celebração pelo amor fraterno.

O culto da lua foi largamente difundido na Antiguidade Clássica, tendo sido construídos vários templos dedicados a Selene e a Luna, deusa romana da Lua. Hoje, continuam-se a escrever poemas e romances e a compor músicas inspiradas na lua e no luar, pelo que a sua presença impõe-se, imune ao tempo, perante toda a Humanidade.

Selene (lê-se Seléne) está muito longe dos focos da popularidade em Portugal e no Brasil, o que é uma boa notícia para quem não aprecia nomes em voga. A sonoridade é relativamente diferente dos nomes a que estamos habituados, mas pode ser um ponto a favor nas vossas escolhas. Em Portugal é também possível registar Selena (Selêna), que pode ser mais interessante para alguns, até pelas suas similaridades com Helena, nome que ganha adeptos a toda a hora no Brasil. Para mim, o original é bem mais giro, mas compreendo se as preferências não forem por estes caminhos. 

Joana Recharte.

Selene encanta-vos?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, NameBerry, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Wikipedia

18 comentários:

  1. Tenho uma prof louca na faculdade com esse nome, nunca na vida o daria a uma filha minha lol xd

    ResponderExcluir
  2. Eu leio Selene e Selena igual, não haveria o porquê de ler os dois de forma diferentes. Gosto mais de Selene do que de Selena.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto e linda lenda. Gosto muita da maneira como soa e é escrito Selena em inglês. Selene também é muito bonito e misterioso, exatamente como vejo a lua

    ResponderExcluir
  4. Adorei a lenda de Selene e seus irmãos, linda história! Qt ao nome, não me encanta, acho sem graça e não lembra em nada a lua, somente quem conhece mitologia faz a associação

    ResponderExcluir
  5. É razoável, depois de ler o texto passa-se a admirar mais esse nome. Parabéns pela abordagem, adorei.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto nada. Mas a história é bonita :)

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, linda foto, lindo nome! Parabéns pelas escolhas que fizeste :)
    Adoro Selene!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei o nome Selene, mas gostaria de combinar com outros nomes de preferência curto,como ex sofhi Selene, Luna Selene, elif Selene, mas não sei se fica bom.kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas são todos horríveis! Principalmente o primeiro e último. Só para começar: não existe "sofhi", o correto é Sophie. Esse "elif" nem existe, parece a palavra "elfo" (aqueles seres tipo doendes das histórias de Papai Noel, natal, etc). E por último: Pra que colocar dois nomes com o mesmo significado (Luna e Selene)? Todas as combinações são terríveis. Sem falar que Selene/Selena já é um nome grande e diferente o bastante para dispensar qualquer tipo de complemento. Então não invente, por favor!

      Excluir
  9. Adorei a ideia do seu blog. Vim logo procurar o nome Selene rs pois me chamo Cilene, e a primeira vez que fiquei sabendo que um nome tinha significado foi quando eu tinha por volta de 7 anos. Um rapaz passou em casa pra fazer pesquisa de iogurte e perguntou meu nome, e me explicou que Cilene era uma variante de Selena a Deusa da Lua, ele com certeza falou mais coisas, mas eu decorei essa parte. Nunca mais esqueci e quando eu cresci fui comprar uma revista de nomes para pesquisar pra saber se aquilo que ele havia me dito era verdade hahahaha. Sou apenas um pouco desconfiada :)

    ResponderExcluir
  10. Prefiro Selena! Faz um par lindo com Siena ou Serena ^^ ...Selene(a) e Serafim formam um bom par tbm! Gosto do fato de se referir a Lua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, eu acabei de falar com meu noivo italiano (já pensamos no futuro rs) que dos nomes no mesmo estilo que gostamos Selena e Siena/Sienna, deveríamos escolher apenas um porque eles são quase iguais na minha opinião. Seria Sienna porque ele prefere essa versão usada em países de língua inglesa por causa da cidade na Itália (e ele é italiano e acha que não são permitidos nomes geográficos lá). Eu AMO Selena e Siena/Sienna, mas acho que seria muita repetição de sons.

      Excluir
    2. Ah, nem se eu quisesse, não posso cogitar Serena porque ele já tem uma prima com esse nome. Não me importo porque prefiro Selena a Serena, apesar de ser bem parecido com o nome que já tem na família. E tem esse problema do outro nome Siena ser geográfico justamente no país dele... Enfim, vai ser um problemão quando formos já casados e ter que escolher qual desses nomes.

      Excluir
  11. Adoro o nome Selene e acho que inspira muito confiança. A todos os que odeiam o nome Selene só estão a ser malucos.
    Bjs a todas as Selenes. Gostava de algum dia cunhever uma...

    ResponderExcluir
  12. Será o nome da minha princesa, Selena Villanueva ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você soube combinar bem a versão latina desse nome com um sobrenome em espanhol. Lembra a lindíssima e falecida cantora Selena Quintanilla.

      Excluir
  13. Amo meu nome.
    Acho seu significado lindíssimo porquê a lua, por si só, é só poesia.
    Mas principalmente porque foi uma homenagem do meu pai quando nasci.
    Um homem muito culto!

    ResponderExcluir