segunda-feira, 15 de junho de 2015

Serena - Convidado da Semana


O Convidado da Semana hoje traz-nos o nome preferido da nossa Fátima A., autora deste post. Serena é, também, um nome de agrado praticamente geral no grupo, quase todos nós gostamos deste nome que automaticamente nos remete para serenidade.

Se tivesse de inserir Serena em apenas uma categoria, ou classifica-lo com apenas uma palavra, não conseguia. Posso considerá-lo literal e moderno. Hippie ou Boémio. E ainda feminino, delicado e romântico. 
É sem dúvida uma escolha mais ousada, que só agradará a quem procura um nome diferente e muito pouco clássico.

No geral a primeira impressão do nome é de estranheza, mas depressa entranha porque não é desconhecido. 
É um nome literal e muita gente torce o nariz a nomes literais. Compreendo porque é preciso mais ousadia para os escolher. Mas entre Serena e Clara não vejo grande diferença, por isso acho que é tudo uma questão de hábito e acho Serena dos nomes literais mais simples comparado com outros. 

Uma das coisas que mais oiço é "E se a pessoa não for serena?" Não vejo problema nisso, até acho engraçado que uma pessoa extrovertida se chame Serena e acho que a própria pode achar piada. ´
Outra coisa que costuma preocupar as pessoas relativamente a nomes literais é se o nome pode ser motivo de gozo. Eu acho que não, porque mesmo que hajam pequenas brincadeiras, ser serena, calma, tranquila e pacífica, são adjectivos positivos e inofensivos. 

Em Portugal nunca foi um nome popular e não vamos encontrar senhoras chamadas Serena com mais de 35 anos porque até 1980 nunca houve uma única Serena registada. Em 2014 teve 29 registos, 24 em 2013 e 25 em 2012, não tendo ainda nunca entrado no Top 100. 

No Brasil também é raro, sua frequência em todo o país é de 1.159 pessoas, com maior destaque de uso no estado do Rio Grande do Sul. 

Em Itália, Serena é um nome já popular, ocupando a 35ª posição no Top em 2013. 

Personalidades: 
  • Serena Williams (Tenista) 
  • Serena van der Woodsen ("Gossip Girl") 

Nome internacional: Sim. 
Pronúncias: "Serêna" - Português, "Séréna" - Espanhol e Italiano, "Sérréna" - Francês, "Serina" - Inglês. 

Serena é um nome inspirador e...perfeito!

21 comentários:

  1. Gosto, em parte porque me lembra "sereia" :)
    Fico sempre na dúvida entre Lorena, Serena e Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre esses prefiro Verena, acho muito romântico. Serena vem logo a seguir na lista de preferências dos -ena!

      Excluir
    2. Pilar, Serena tb me lembra sereia e tb gosto por esse motivo! :)

      Excluir
    3. Verena acho feio. Lorena e Serena são lindos!

      Excluir
    4. Destes, prefiro Serena.
      Mas, na verdade, gosto muito mais de Selena, Siena e Viena.

      Excluir
  2. Também gosto do nome, acho uma ótima escolha, muito moderna e leve :)

    ResponderExcluir
  3. Não usaria, mas acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  4. Aprendi a gostar do nome a pouc9 tempo no grupo , está no top 3 !!!! Adoriooooo

    ResponderExcluir
  5. Acho muito bonito. Usaria, é um nome internacional também, o que para mim é o ideal. Já esteve na minha lista 😊

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome muito bonito, me transmite paz. Sem dúvida uma escolha mais ousada.
    Ah, impossível não lembrar da Serena, protagonista da novela Alma Gêmea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Sempre penso na personagem. Quando assisti a novela naquela época, pensei que fosse um nome inventado por causa do adjetivo serena. Só há pouco tempo que soube que realmente é usado, até mesmo internacionalmente.

      Excluir
  7. Gosto do nome desde que vi numa noiva da família real da Inglaterra, creio, quando eu era adolescente.
    Meu marido não gosta do nome que propus inicialmente, mas adorou Serena, que também adoro (som, escrita, significado, letras s e n). Quem sabe ainda não será o nome de nossa filha?
    Parabéns à Fátima pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Amo!! Está na 15ª colocação da minha lista - sem excluir os super populares que eu não usaria atualmente, o que significa que ele ganharia boas posições na hora derradeira.

    ResponderExcluir
  9. AMO!!! Só fui dar atenção ao nome como possível para uma filha minha quando vi aqui!
    Inicialmente me causou essa estranheza que vc citou mas passou. Falei com meu marido e ele amou na hora. Eu fiquei um pouco pensativa por uns dias mas hoje só consigo pensar que quando tiver uma menininha esse será o nome dela!
    Todas as pronúncias desse nome são lindas. Coloquei no tradutor e fui alterando os idiomas... amei ouvir cada um!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael!!
    Acho esse nome lindíssimo. Recentemente li um livro onde a protagonista se chamava Serena só que ela era o completo oposto do significado de seu nome rs
    Todas as vezes que passo pelo blog fico encantada com novos nomes ou os significados de nomes que conhecia, mas não tinha ideia da história.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Vou colocar o nome da minha filha de serena os comentarios ai mim ajudou define minha duvida

    ResponderExcluir
  12. Apesar de um literal lindíssimo,por me lembrar de Alma gemea aquela novela famosinha lembrada ate hj não me encanta tant,maioria ligaria a Serena Índia da novela, ainda bem que não é tanto minha vibe mesmo sendo simples como amo e literal...Final rena amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como alternativas, sugiro: Selena, Siena, Viena, Verena... Se você quer uma opção diferente mesmo, tem até Makena aqui no Blog.

      Excluir
  13. Minha filha se chama serena 3 anos, um encanto de menina. Doce e comunicativa, cativa a todos. Eu nunca tive dúvida quanto ao nome dela

    ResponderExcluir