domingo, 28 de junho de 2015

Silvestre


Um nome com ar exótico inegável e que nos remete imediatamente para os bosques, este nome longo dado a conhecer a muitos portugueses através do trapaceiro gato Silvestre (ou Frajola) que passava os dias a correr atrás do pequeno e audaz Tweety (Piu-piu no Brasil), é um nome do qual gosto muito e há bastante tempo, portanto, já tem um lugar cativo na minha lista.

Silvestre é a forma portuguesa e espanhola de Silvester, nome esse que deriva do latim silva (bosque, floresta), sendo o seu significado no Romano Antigo "da floresta".

Outras variações de Silvestre:
Silvestr (checo), Silvester (inglês, alemão, romano antigo, eslovaco e esloveno) Sylvester (inglês) Sly (inglês), Sylvestre (francês), Vester (alemão), Szilveszter (húngaro), Silvestro (italiano), Fester (alemão antigo), Sylwester (polaco).

Silvester (ou Silvestre) foi o nome de três papas, incluindo São Silvestre I, que se supõe ter baptizado o primeiro imperador romano cristão, Constantino, o Grande

Apesar de ter como referência o grande Silvester Stalone, ator que todos conhecemos, este nome nunca foi extremamente usado, nem no Brasil, nem em Portugal,  estando fora dos rankings. Mais precisamente, em Portugal foi registado três vezes em 1993 e em 2012, quatro em 2013, e em 2014, apenas em compostos como por exemplo Matias Silvestre, Vasco Silvestre, Diogo Silvestre e Guilherme Silvestre. Não acho um nome extremamente radical apesar de literal, e essa componente é extremamente rara em nomes masculinos. Eu gosto de Silvestre, e usaria se não tivesse nomes que gostasse mais à frente deste.

E vocês, usariam Silvestre?

11 comentários:

  1. Adoro, acho tão querido! E adoro tudo o que tenha a ver com bosques e natureza.
    No ano passado, eu e o meu namorado resgatámos um pequeno andorinhão e demos-lhe o nome Silvestre :)
    Apesar de me lembrar automaticamente o passarinho, era capaz de usar!

    ResponderExcluir
  2. Também adoro! Num composto então fica uma fofura!

    ResponderExcluir
  3. Diferentes. Não tou habituada a ele

    ResponderExcluir
  4. Não sabia q o nome do Frajola é Silvestre! Adoro Piu-Piu e Frajola!! :)
    Quanto ao nome, acho q ele parece mais sobrenome, por isso, na minha opinião, fica melhor num composto como segundo nome.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo, e está no terceiro lugar da minha lista masculina.
    Gosto da versão feminina mas geralmente sou crucificada quanto digo isso (Silvestra).

    ResponderExcluir
  6. Acho giríssimo! Lembra o misticismo e aura das florestas antigas sobre as quais foram escritos contos tão fantásticos. Gosto mesmo muito, ótima escolha!

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo o nome e, apesar de ter outros à frente na minha lista, de certo que irei ponderar usá-lo como segundo nome

    ResponderExcluir
  8. Não gosto mas adoro o facto de que me faz lembrar da natureza :)
    O menino da foto é adorável!! :D

    ResponderExcluir
  9. Não me entusiasma, mas não chego a não gostar. Não usaria de forma alguma, mas adoraria conhecer a um pequeno Silvestre :)

    ResponderExcluir