quinta-feira, 11 de junho de 2015

Suria




Suria é um nome internacional visto que é um nome usado noutros países mas também o considero exótico. Exótico devido a origem do nome, Índia. 


Na Índia, Suria não é a grafia mais comum, sendo Surya a que mais se utiliza. Surya é maioritariamente usado como nome masculino e quem está a par dos filmes de Bollywood já deve ter visto uns quantos Surya por lá. 

Suria é um nome Hindi ou seja tem origem no sanscrito e na Índia é usado pelas pessoas da religião Hindu, já que o significado de Suria é "Sol" ou "Deus do Sol". Suria/Surya faz então parte do panteão dos Deuses Hindus, adorado nos Vedas, as Escrituras Sagradas do Hinduísmo.

Suria, ou Syria, é, também, a divindade feminina celta da "água corrente", ou "água que flui". 

Outras versões de Suria: 
Surya, Suri, Suriya, Surai, Suree, Suraj, Sureene, entre outros.

Em Portugal são aceites a versão Suria SuriSuria passou a ser aceite em Julho de 2013 mas até agora nunca teve muitos registos. Este nome foi usado na famosa novela brasileira "Caminho das Índias" em que a vilã principal era portadora deste nome mas na versão Surya, o que serviu para popularizar um pouco este nome tanto no Brasil como em Portugal. 

Mais conhecida é a versão curtinha deste nome, Suri que foi usada pelos actores Tom Cruise e Katie Holmes para a fofíssima da filha Suri Cruise. Penso que devido a isto o nome se tornou um pouco mais popular mas a verãao original Suria é pouco usado. 

Eu adoro Suria, e considero um dia usar já que tenho uma relação especial com este nome e a sua origem. Para mim, é um nome que transmite alegria e misticismo. Um nome invulgar e que dificilmente será esquecido uma vez ouvido. 

Claudia Barata Sandal.

E vocês? O que acham de Suria?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Blog Nomes e mais Nomes e Wikipedia.

32 comentários:

  1. Acho querido! Gosto das grafias Súria e Suria :)

    ResponderExcluir
  2. A miúda da foto é um amor! Alguém que não goste de Súria muda logo de ideias assim que a vir ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei super fofinha! É assim que imagino uma menina Suria 😍

      Excluir
    2. Oi meu nome e surya minha vó que me deu esse nome

      Excluir
  3. Lembra "Suricata" e uma doença com esse "úria" no final
    Não gosto.

    ResponderExcluir
  4. É um nome quente, exótico com um certo mistério ;) Acho lindo lindo
    Adoro este nome e na grafia Suria, Súria e Suri ;)
    ...
    E a menina da foto é tão fofa e bonita!

    ResponderExcluir
  5. Gosto, acho mesmo misterioso e exótico! Associo sempre à Cléo Pires em Caminho das Índias e tb à uma marca de cosméticos q existe no Brasil chamada Surya.

    ResponderExcluir
  6. adoro Syria! muito parecido com Suria, que também adorei. Síria está nas minhas listas há já algum tempo. Adoro esse nome geográfico, talvez um dia façam um post sobre ele. A não ser que se trate da variação deste mesmo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que seja mesmo variação de Suria, mas ninguém o diria. Mas faz o post na mesma pois são diferentes. Eu gosto de Syria também, mas Suria... simplesmente encantador 😄

      Excluir
  7. Meu nome é Surya e nunca encontrei outra na vida. Gostaria de conhecer uma Surya por ai. Amo meu nome, empodero meu nome, meu nome é luz, é sol, é força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo! E adoro o composto Surya Vitoria também. 😊

      Excluir
    2. Oi, também sou Suria - só que na época q nasci, anos 80, não permitiram registrar com o "y". Xará, Surya Vitória ficou um nome composto de arrasar, "vitória do Sol"!!

      Excluir
    3. Olá querida o nome da minha filha é Surya Allana, somos de Portugal. Não conheço mais nenhuma aqui. :)

      Excluir
    4. A minha filha chama-se Surya e eu chamo-me Soraia, assim que vi apaixonei-me, um nome forte e marcante ♡

      Excluir
    5. O nome da minha filha é Surya Carolina

      Excluir
  8. "SURIA" também é o nome de uma cidade da Espanha, na Catalunha:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%BAria

    <3

    ResponderExcluir
  9. Minha filha se chama Súria,nascida em agosto de 2012.Enobtrei esse nome ainda gestante,sempre havia na grafia Surya mas preferi usar Suria.Nao gosto de apelidos diminutivos emtao resolvi registrar minha filha Suria pq gosto do nome da grafia e do significado e realmente e2 um nome q marca e nunca passa despercebido.

    ResponderExcluir
  10. Acho lindo o nome não conhecia minha mãe que me falou . E o nome da minha pequena vai ser esse Surya acho um nome forte vai ser tudo ha ver com ela

    ResponderExcluir
  11. Suri en iídiche significa Princesa igual a Sarah

    ResponderExcluir
  12. A minha filha chama Surya Carolina, nasceu em 2015, ela ama o seu nome e ela é uma luz em nossas vidas, alegre, carismática e muito amorosa

    ResponderExcluir
  13. Tenho 2 filhas. Uma se chama Suzy e a outra se chama Súria.

    ResponderExcluir
  14. Dei o nome Surya pra minha filha, conheci na yôga e sempre gostei desse nome, tô grávida, se for outra menina quero dar de Sirya ou Syria, mesmo significado

    ResponderExcluir
  15. Depois de uma luta nos registos , o meu filho conseguiu registar a filha com o nome de Suria. Foi a 1a de portugal.
    Ela nasceu no dia 21 de Novembro de 2011 e só teve o nome de Suria em julho de 2013.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha se chama Súria. Ela nasceu em 2017, escolhi não usar o y. Conheci o nome quando estava grávida, procurava um nome exótico, forte, que tivesse um significado que me tocasse e que também não gerasse apelido. Eu me apaixonei por esse nome. Ela ama o nome dela. Algumas pessoas a chamam de Su e ela gosta do apelido carinhoso. Quando escolhi não conhecia ninguém com esse nome.

    ResponderExcluir
  17. Minha filha chama Surya, meu marido do nada falou.. no começo achei estranho mas agora eu amo e não vejo outro nome pra ela! Ela é da pandemia, alegre , muito esperta e linda como o sol! É o meu sol, depois da tempestade toda. Melhorr significado.

    ResponderExcluir