quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ulisses


O nome que vos venho falar hoje é um nome que não me sai da cabeça nos últimos dias. Como sabem, ou devem saber, tenho adoração pela letra U, e já me tinha cruzado com Ulisses, porém nunca tinha pensado nele a sério, a ponto de o por nas minhas listas e ponderar usar.

Ulisses é um nome com origem do latim Ulysses, variação esta proveniente do grego Odysséus, sendo este último produto do verbo οδυσσομαι (odyssomai) que significa "odiar" e do estrusco Uluxe que signifca "filho da raiva".

Na mitologia grega, Ulisses (ou Odisseu) foi uma personagem guerreira da Ilíada e protagonista da Odisseia, escrita por Homero, onde é relatado todas as suas aventuras no seu regresso a Ítaca, ilha onde era rei, após a Guerra de Tróia.

Sinceramente, não foi a mitologia grega que me despertou o fascínio para Ulisses, muito menos o seu significado, foi sim, uma série de romances de fantasia, Ulysses Moore, que li quando era mais novo. Esta série conta com uma grande dose de mistério e aventura protagonizado por três crianças que correm atrás de pistas deixadas por Ulysses.

Ao todo, as formas corretas de Ulisses são:
Ulysses, em inglês, Ulyssa, forma feminina de Ulysses, Odysseus, no grego mitológico, Ulisse, em italiano e Ulises, em espanhol.

Sendo um nome pouquíssimo utilizado no Brasil, Ulisses não se encontra no TOP 100, e em Portugal também são raras as suas aparições, mesmo assim, em 2012 e 2014 foram registados 4 Ulisses em cada ano, sendo que neste último, um deles era Ulisses Rafael, outro Ulisses Carlos e ainda um Ulisses Manuel. Houve também um Luís Ulisses , um Martim Ulisses, um Guilherme Ulisses e um Matias Ulisses. Em 1993 nasceram 8 Ulisses, em 2011, 2, e em 2013, 3.

O meu contacto com este nome é raro, tendo conhecido apenas um pessoalmente, amigo da família, já com 60 e poucos anos nesta altura. Ainda assim, considero este nome perfeitamente usável para crianças nascidas nos dias de hoje. Não é popular em lado nenhum, é raro, tanto em início como na sua terminação, mas toda a gente o conhece. Cada dia que passa gosto mais de Ulisses, ponderando então que suba a olhos vistos na minha lista, e quem sabe um dia, usá-lo.

Qual é a vossa opinião sobre este nome mitológico?

22 comentários:

  1. Maravilhoso! Para lá de elegante... Para mim, é dos melhores nomes masculinos. O texto está ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tb adorei o texto! Acho Ulisses uma ótima opção, é pouco usado mas facilmente reconhecível e, além disso, é um nome muito carismático.

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso de Ulisses precisamente por todas as histórias do herói grego. O ponto fraco para mim é o significado :\ Mas já pensei em usá-lo :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto. E adoro Ulisses... com muita pena minha nunca conheci nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Não tive condições de comentar antes pro problemas técnicos rsrsrsrs Ulisses é a minha primeira opção para um nome masculino. Considero melódico e tranquilo e, conforme disse antes no grupo, não o associo ao significado de "filho da raiva", posto que me faz lembrar a hula (dança havaiana) e com isso, coisas ondulantes, e também a"ululante" que significa evidente, uivante, cantante (melódico).

    ResponderExcluir
  6. Esse nome é a primeira opção da minha lista masculino.! Só não gostei muito bem do significado " filho da Raiva"

    ResponderExcluir
  7. Não entendo esse significado de filho da raiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está explicado no post, vem do grego Odysséus, sendo este último produto do verbo οδυσσομαι (odyssomai) que significa "odiar" e do estrusco Uluxe que signifca "filho da raiva".

      Excluir
  8. Sobre filho da raiva: suponho que seja porque Ulisses, na Odisséia, de Homero, passa anos longe de casa, após a Guerra de Tróia, enquanto em Ítaca, sua terra natal, onde ele reinava, pretendentes tentam convencer sua esposa, Penélope, de que ele, Ulisses, está morto. Aproveitando-se da ausência de Ulisses, os pretendes comem do seu gado e bebem do seu vinho, em festas que nunca acabam. Penélope fica tecendo e destecendo uma manta, sob o argumento de que quando terminar vai escolher um dos pretendentes. Telêmaco, filho de Ulisses, ainda muito jovem, percebe que sua casa está sendo dilapidada, mas não vê maneira de reagir. A Odisseia conta a história do retorno de Ulisses a Ítaca, com o apoio de Atena, uma das deusas do Olimpo. Deve-se pensar na "raiva", nesse caso, não de forma negativa, mas, por assim dizer, como "santa indignação", diante da afronta dos pretendentes àquele que fora à guerra para defender seu povo e agora tinha sua casa desonrada.
    Ulisses, de todos considerado o mais sagaz, foi um grandes guerreiros da mitologia grega, ao lado Aquiles, Heitor, Agamenom, Nestor, etc.
    A história da guerra de Tróia é contada na Ilíada, também de Homero. Na Ilíada, Ulisses também tem papel destacado.

    ResponderExcluir
  9. Ulisses é um lindo nome! Acredito que ainda possa se tornar mais popular. Só não me animei com o significado. Muito negativo.

    ResponderExcluir
  10. Estou grávida e se for menino vai se chamar Ulisses acho lindo

    ResponderExcluir
  11. Lindo nome, um dos meus favoritos pra um filho homem! É forte, elegante, sonoro e, paradoxalmente, inovador - já que, apesar de clássico, é pouco usado hoje. Usaria, com toda certeza!

    Sobre o significado, cabe observar, é impossível dizê-lo com certeza: essa suposta ligação com o verbo grego "odyssomai" (odiar) aparece, salvo engano, na própria "Odisseia", saída da boca de um dos personagens - portanto, já que se trata de obra poética, não pode ser tomada como verdade absoluta. Além disso, há outras fontes - também no campo da literatura, na seara do mito - que relatam que a mãe de Odisseu/Ulisses, por ocasião de seu parto, foi surpreendida por uma chuva repentina enquanto se encontrava no alto de um monte. Assim, o nome da criança faria referência a isso, significando algo como "Zeus fez chover no caminho" - e chuva, como sabemos, muitas vezes representa vida, bonança, fartura... Enfim, não parece razoável se apegar a significado - até porque, com efeito, não existe um definitivo.

    ResponderExcluir
  12. Prazer. Me chamo Ulisses Junior e amo meu nome❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Ulisses também, co muito orgulho.

      Excluir
    2. Meu nome é valdenice Ulisses amo esse sobrenome do meu pai nome do meu avô

      Excluir
  13. Kkkkkkk melhor página com meu nome, Ulisses Rocha . O bom que vc nunca será confundido kkkk

    ResponderExcluir