sábado, 13 de junho de 2015

Vasco




Profundamente reconhecido como nome próprio de um dos mais ilustres portugueses de todos os tempos, Vasco tem hoje o seu destaque aqui n'O Blog dos Nomes.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar no nome ou que não conheça algum Vasco em Portugal. Sempre foi um nome muito presente na nossa cultura, como se pode constatar ao consultar a base dados do SPIE: entre 1920 e 1980 nunca esteve abaixo dos 30 registos anuais, sendo que a partir 1920 ingressou numa escalada estonteante até aos nossos dias. No final da década de 40 atinge, pela primeira vez, os 100 nascimentos em Portugal, sendo que em 1975 já eram mais de 300 os Vascos nascidos em terras lusas, tendo esta euforia diminuído no início dos anos 80 e se mantido discreto durante a década de 90 do século XX!

Mais recentemente, sabe-se que em 2013 foram registados 401 meninos chamados Vasco e cerca de 35 diferentes compostos com este nome! No ano seguinte, o número de registos torna a aumentar, tendo sido contabilizados 490, apenas tendo em consideração o primeiro nome. Nesse mesmo ano, os 10 compostos mais utilizados foram (por ordem alfabética):


Vasco Alexandre
Vasco António

Vasco Duarte
Vasco Filipe

Vasco Gabriel
Vasco José
Vasco Manuel

Vasco Maria
Vasco Miguel
Vasco Rafael

Trata-se da forma popular de Velasco, que significa corvo. E se atentarmos ao facto de que o corvo tem um simbolismo especial, estando em várias culturas ligado à astúcia, à sabedoria e à metamorfose, o nome ganha uma outra aura. 



Existem várias excelentes referências de portadores do nome, sendo a mais saliente a figura de Vasco da Gama, explorador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia e possibilitou a expansão e desenvolvimento portugueses. Vasco da Gama foi cantado como herói por Luís de Camões n’Os Lusíadas e por Fernando Pessoa na Mensagem. Vasco foi também, coincidentemente, o nome do último governador português de Macau. Na pintura destaca-se Vasco Fernandes (mais conhecido como Grão Vasco), no teatro o incrível Vasco Santana e, por fim, na arte da palavra, o nosso tão grande Vasco Graça Moura.


Vasco não é um nome internacional, pelo contrário, é bem nosso, mas tem uma sonoridade cativante e uma história absolutamente envolvente. No Brasil é bem menos comum e, atrevo-me a dizer, está a milhas da popularidade. É muito engraçado constatar estas nuances culturais, mas nada melhor que a vossa opinião.

Joana Recharte.

Qual seria o grau de aceitabilidade de Vasco no Brasil?

Fontes consultadas:
Behind the Name, SPIE, IRN, ARPEN/SP, Wikipedia.

20 comentários:

  1. O meu primo emprestado, 1 ano mais novo, chama-se Vasco. Sempre convivemos desde pequenos, por isso o nome é-me muito familiar. No entanto não acho nada de especial, gosto mas não adoro.
    Sei que no Brasil é o nome de um clube de futebol, o que explica a rejeição do nome e o seu afastamento da popularidade.

    ResponderExcluir
  2. Seria difícil de ser aceito no Brasil sem relacionarem ao time de futebol com esse nome. Mas é só preciso algum tempo para que as pessoas aprendam a gostar. :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro adoro adoro! Apesar de ser um nome curto acho um nome forte e bem masculino.

    ResponderExcluir
  4. Não consigo gostar alias e difícil gostar de nomes com v !

    ResponderExcluir
  5. Mesmo Vasco sendo um nome de um navegador que nós brasileiros também estudamos nas aulas de história, é impossível desassociar do time que leva o nome e o sobrenome do navegador. Tirando esse porém, é um nome muito bom, além de associá-lo ao navegador e principalmente a equipe, também associo ao País Basco.

    ResponderExcluir
  6. Esse nome tem zero de aceitação no Brasil( e principalmente no Rio de Janeiro) pq é simplesmente o nome de um dos maiores times de futebol do país. Os torcedores são chamados de vascaínos( detalhe, não sou vascaína, rs). Acho q ele é usado como sobrenome, mas não é comum.
    Adorei a foto, tudo a ver!! :)

    ResponderExcluir
  7. É o nome do meu filho mais novo :) esteve sempre na lista mas nunca como o preferido mas na altura de escolher foi o consenso com o pai, e hoje posso dizer que adoro, e acho que escolhemos muito bem. Um nome pequeno, forte, ainda não muito usado. O meu filho faz parte desses 500 do ano 2014 eheheheheh mas não usamos 2° nome, não gostamos, ficou apenas Vasco!
    Gostei do artigo, muito bem conseguido, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, muito obrigada pelo elogio! Acho que fez uma ótima escolha, parabéns pelo(s) menino(s). :)

      Excluir
  8. Sempre simpatizei com Vasco, mas nunca adorei. É um bom nome!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho bonito, mas não dá pra usar no Brasil, ainda mais quando se é flamenguista (meu caso, rs).

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Vasco, vejo muitas pessoas compararem com o time de futebol e também já sofri muito preconceito, mas aprendi a gostar do meu nome. Muito bom esse brog, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. É meu time de coração desde que sou criança... ainda assim, aqui no Brasil acho difícil, principalmente no estado do Rio de Janeiro, alguém se chamar Vasco pois invariavelmente será relacionado ao maior time de futebol do Estado.
    Acho um nome muito legal.
    Obs.: Conheci um cara do Nordeste chamado Vasco, amigo do meu pai.

    ResponderExcluir
  12. No Brasil, Vasco é mesmo inviável. O unico Vasco que conhecemos por aqui é o time de futebol.

    ResponderExcluir
  13. É o nome de um dos protagonistas de uma série de livros de Érico Veríssimo, principal romancista gaúcho e um dos mais lidos do país.

    ResponderExcluir
  14. É um nome feio,explico:... é impossível desassociar esse efemere nome do time Cruzmaltino Vasco da Gama, Timinho sofredor, sem graça e de uma forcidinha feinha...te t sua grande e peculiar importância no referido português Vasco da Gama grande navegador e historiarca figura impoluta da história poerugesap brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vasco da Gama! Herói português. É um nome que inspira coragem, ousadia, bravura. No Brasil, no Rio de Janeiro, em 1898, portugueses e brasileiros fundaram um clube, não começou com futebol, mas com regatas. O time de futebol nasceu nasceu no começo do século XX. De fato, se alguém aqui no Brasil der o nome Vasco ao seu filho, será associado ao melhor time de futebol de todos os tempos.

      Excluir
    2. Perfeita a resposta. Esse Nome VASCO carrega uma historia e peso que se reunissemos todas as equipas de futebol brasileiros juntas nao conseguiriam vislumbrar ou entender a forca e poderio desse NOME VASCO da Gama, um heroi portugues, homem destemido, que viajava os oceanos com instrumentos precarios numa epoca que ninguem sabia ir na esquina e voltar pra casa lol... e reconhecido mundilmente como uma das maiores herois que ate hoje habitaram o planeta terra.

      Excluir
  15. Fazendo a genealogia de Ancestrais meus, cheguei a um que se chamava João Vasco Antunes, tem um arraial que se chama Curimatai, em Minas Gerais que tem vários "Vasco Antunes" . Acho que acabaram adotando o "Vasco" como parte do sobrenome.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o sobrenome Gama. Seria muito interessante ter um filho chamado Vasco. Por viver em usa seria menos associado ao clube no brasil . Até porque sou Atlético Mineiro. Uma grande ideia a se pensar. Preciso encontrar uma mãe

    ResponderExcluir