sexta-feira, 19 de junho de 2015

Vicente


Vicente é um “nome-sensação” e acredito que a sua popularidade aumente substancialmente no espaço dos próximos anos.

Em 2014, em Portugal, ocupava o 24º lugar dos nomes mais utilizados, estando registados 648 meninos com este nome, fora aqueles que foram registados como segundo nome. De acordo com os registos do BabyCenter Brasil, esta preferência é menos pronunciada ainda que Vicente ocupe o 60º lugar dos nomes mais utilizados no Estado de São Paulo em 2014. Já no ano de 2015, Vicente subiu 3 posições no ranking português, contando com 789 registos como primeiro nome, desconhecendo-se, por enquanto, quais e quantos os compostos que se originaram na junção deste nome com outros! Também em 2015, no Brasil, no Estado de São Paulo, arrecadou 440 registos! É óbvio para mim que Vicente está a encantar muitos corações e prevejo um fenómeno de sobrepopularidade nos próximos anos.

É um nome muito antigo, proveniente do romano Vicentius, que significa “aquele que vence” ou “aquele que conquista”. Foi comummente utilizado pelos primeiros cristãos, sendo o nome de vários santos que posteriormente deram nome a imensas cidades e freguesias de Portugal e do Brasil, sendo também o nome de uma ilha de Cabo Verde. Na Idade Média foi amplamente utilizado pelos Ingleses e em terras lusas foi usado de forma mais ou menos consistente até finais do século XX, ainda que com poucos registos anuais.

A verdade é que, apesar de ser um nome conhecido de todos, Vicente nunca foi muito popular e podemos confirmá-lo se analisarmos os dados da SPIE, que nos devolvem a informação de que o pico de registos deste nome se deu no ano de 1931, com o nascimento de 51 meninos assim chamados. Hoje, Vicente volta em força como nunca o vimos e, em parte, creio que se deve a uma meiguice inerente à sua sonoridade. É um nome querido e, simultaneamente, forte! Só vantagens!


Tem sido uma escolha de vários casais nos últimos anos, muitos deles bem conhecidos do público português e brasileiro, o que tem impulsionado (ainda mais) o gosto pelo nome. E precisamente por este interesse geral no nome, aproveito para deixar aqui a lista dos compostos mais utilizados em Portugal em 2014 (ordenados alfabeticamente):

Vicente Alexandre

Vicente Dinis
Vicente Filipe
Vicente Gabriel

Vicente João
Vicente José
Vicente Manuel
Vicente Maria
Vicente Martim
Vicente Miguel


Diogo Vicente
Duarte Vicente
Guilherme Vicente
João Vicente
Manuel Vicente
Martim Vicente
Mateus Vicente
Pedro Vicente
Rafael Vicente
Tiago Vicente


A maior referência ao nome é, para mim, Vincent van Gogh (1853-1890), grande pintor holandês, impulsionador do movimento pós-impressionista, cuja aclamação chegou apenas após a sua morte. É quase impossível não reconhecer um van Gogh, e não posso deixar de mencionar a música de Don McLean – Vincent (Starry, starry night) – absolutamente terna, quase uma canção de embalar que se inspirou na vida do pintor!

Vicente realmente é um nome inspirador e eu percebo esta nova tendência!

Joana Recharte.

Partilham desta visão?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, BabyCenter Brasil, Nomes e Mais Nomes, SPIE, IRN, ARPEN/SP, Wikipedia.

11 comentários:

  1. Sim, concordo, Vicente é um nome retrô q está voltando com tudo e , provavelmente, alcançará grande popularidade! É uma boa escolha, pois é um nome bonito, marcante e elegante, gosto muito de Vicente

    ResponderExcluir
  2. Adoro, está na nossa lista :) Talvez daqui a 9, 10 anos não esteja tão usado. Se estiver, é dos que ponderamos usar como 2º nome, tal como outros mais populares.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que já gostei mais, mas acho um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto de Vicente mas não me encanta.
    A meu ver daqui a 10 anos está ainda mais popular

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito, também está na minha lista :)

    ResponderExcluir
  6. Faz parte da minha lista ... Adoro :)

    ResponderExcluir
  7. Um dos nomes que gostaria de ver menos popular, pois já esteve muito bem colocado na minha lista. Gosto muito!

    ResponderExcluir
  8. Se um dia eu tiver um menino ele se chamará "Vicente Artur". A junção dos nomes significa vitorioso e corajoso.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Amo demais será o nome do meu filho.

    ResponderExcluir