domingo, 21 de junho de 2015

Vitório



Vitório é a versão masculina do famosíssimo Vitória, que tem origem no latim victoria e significa literalmente “vitória”. Há quem sugira que o nome Victorius, derivado de Victor e que em latim significa “vencedor”, poderá também estar na origem de Vitório

Para quem acha que Vítor está ultrapassado, e sendo Vitória uma das grandes apostas do momento para menina – tanto para primeiro como para segundo nome – Vitório poderá encontrar ótimos motivos para ser mais usado. Partilha com António a pronúncia forte da letra “o” e não anda longe de Vicente

Contrariando a realidade portuguesa, Vitório, ou melhor, Vittorio é muito usado e bem visto em Itália, o seu país-berço, o que para mim é mais uma vantagem, visto que tenho uma panca por nomes italianos. E como as modas italianas parecem ter conquistado Portugal, acho que Vitório tem tudo para ser um dos novos queridos dos portugueses, juntamente com outros antigos. Da minha parte já tem total adoração e carinho, e acho o diminutivo Vito super giro. 

Algumas personalidades portadoras deste nome: 
  • Vittorio Amedeo II (1666 – 1732), duque de Saboia, rei da Sicília e rei da Sardenha;
  • Vittorio Emanuele di Savoia (1820 – 1878), o primeiro rei da Itália após a unificação do país;
  • Vittorio de Sica (1901 – 1974), um dos mais célebres atores e diretores do cinema italiano;
  • Vittorio Brambilla (1937 – 2001), piloto italiano de Fórmula 1;
  • Vittorio Grigolo (1977), cantor, compositor e tenor italiano de Ópera. 
Só de olhar para esta listinha de famosos dá ideia que Vitório é unicamente italiano. De facto, é onde é mais usado e bem visto. O meu nível elevado de otimismo faz-me acreditar que aqui em Portugal podia acontecer o mesmo.

Estou convencida de que Vitório tem potencial para alcançar mais adeptos!


Maria Pilar Monteiro.


15 comentários:

  1. Amo esse nome, está na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Considero um bom nome, sim.
    A primeira vez que ouvi Vittorio foi quando a Adriane Galisteu usou para o seu filho, e achei super giro. Mil vezes melhor que Victor. Eu usaria, mas tenho um tio Victor fica fora de questão porque são demasiados parecidos. Mas sim, adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, tb conheci esse nome através do filho da Galisteu, ela foi bem original na escolha!

      Excluir
    2. Na verdade quem sempre quis esse nome foi o marido ela concordou por achar um bom nome. Mas sim, ela foi bem original!

      Excluir
  3. É o nome de um tio-avô meu e de um dos filhos dele, conhecido como Vitorinho. Não sou fã, mas considero um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. Acho Vitório muito bonito, um ótimo nome, bem imponente. A grafia Vittorio tb me agrada :)

    ResponderExcluir
  5. Acho terrível o nome.
    Foi muito triste o velório do Vitório...
    Coitado!
    Vitor ou Victor são fantásticos.Quero dizer que a versão portuguesa "Vitor"não está ultrapassada.A que está ultrapassada é Victor!!
    Fora do mundo lusófono as pessoas simpatizam muitíssimo com"Vitor".Acham mais fresco e harmonioso que a versão latina(que em geral consideram pesada para uma criança)Vitório é italiano,e Vitor é português.A versão portuguesa ganha de longe!!Vitor tem que ser sem dúvida mais conhecido e usado em diferentes países.
    Coitado do Vitorio...
    Foi terrível o que lhe aconteceu.RIP.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho chama Vitório, sou suspeita acho lindo eu sou neta e meu esposo filho de italianos

    ResponderExcluir
  7. Meu filho se chama Vittorio e antes msm de engravida já era apaixonada por esse nome 🥰

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeita em fala que acho lindo esse nome porque é o nome do meu filho. Antes de engravida e saber q era menino, eu tinha visto esse nome é me apaixonei por ele. Nome do meu é José Vittorio ❤️

    ResponderExcluir
  9. Acho esse nome lindo. Recentemente li um livro que tinha um personagem com esse nome e um que achei bem interessante – Benton. Estou bem curiosa para saber o significado dele, se puderem fazer, desde já, grata!

    ResponderExcluir