terça-feira, 28 de julho de 2015

Aires


Mais conhecido como apelido ou sobrenome em vários países, além de Portugal e do Brasil, Aires é também um nome próprio admitido em Portugal. Tem raízes profundas na Era Medieval, embora a sua etimologia seja incerta.

É possível que provenha do latim aer que, por sua vez deriva do grego antigo ἀήρ, e significa “ar livre de bruma ou nuvens”. Se esta for a origem do nome, Aires poderia ser considerado um nome literal masculino – e a meu ver dos mais interessantes. No entanto, outras fontes nos indicam a possibilidade deste nome provir do inglês antigo: podendo ser uma forma patronímica de Aier, que significaria herdeiro (no inglês medieval escrever-se-ia eir ou eyr), ou ter origem no nome próprio Aier ou Aer (provindos do inglês antigo ealhhere, que significa velho exército).

Em Portugal sempre houve registos de Aires como nome próprio ao longo dos séculos. As bases de dados do Arquivo Regional da Madeira (Portugal) indicam que entre 1868 e 1904 nasceram 165 Aires na ilha, sendo alguns dos nomes registados: Aires Joaquim, Aires Vitorino, António Aires ou Luís Aires. Mais informação nos dá o SPIE: entre 1920 e 1975 a média de Aires nascidos em Portugal inteiro por ano ronda os 50.

Dados mais recentes dizem-nos que em 2012 nasceram 2 Aires em Portugal, em 2013 nasceram 4 e mais outros meninos com compostos como Aires de Jesus, Aires Dinis e Albino Aires. Por fim, dados de 2014, indicam-nos que nasceram três Aires e mais quatro meninos com nomes compostos como: Aires Dinis, João Aires, Nuno Aires e Pedro Aires.

Pessoalmente gosto imenso do nome. Tem aquela aura bem antiga e medieval, que eu acho encantadora: podia muito bem ser o nome de um cavaleiro apaixonado e corajoso, um Lancelot português. Fica muito bem em compostos com tendências mais clássicas e é, até, bem internacional. Com uma pequena dose de ironia, é também inegável o facto de ser um nome muito fresco! Está bem longe dos tops, por isso, para quem aprecia a exclusividade, pode ser um bom nome a acrescentar à lista!

Joana Recharte.

Convence-vos?

14 comentários:

  1. Só consigo ver como sobrenome. Sendo admitido como nome próprio é uma ótima opção como segundo elemento em compostos, principalmente pra quem tem sobrenome muito simples, ou não tão bonito, Aires pode fazer o papel de sobrenome e enriquecé-lo!

    ResponderExcluir
  2. Acho ok, a ligação do nome com a cidade de Buenos Aires me faz gostar mais ainda do nome. Acho que fica bom pra composto porque ele soa muito como sobrenome.

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome ok. A ligação do nome com a cidade de Buenos Aires me faz gostar mais ainda. Funciona em composto por soar bastante como sobrenome.

    ResponderExcluir
  4. A primeira coisa que me vem a mente é Buenos Aires. É o sobrenome de um militar importante aqui na região e também tem várias praças e ruas com o nome (não me recordo agora). Eu acho que um nome começar com "AI" não é um negócio muito legal, especialmente por que é essa sílaba que se destaca na nossa fala.

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que me vem a mente é Buenos Aires. É o sobrenome de um militar importante aqui na região e também tem várias praças e ruas com o nome (não me recordo agora). Eu acho que um nome começar com "AI" não é um negócio muito legal, especialmente por que é essa sílaba que se destaca na nossa fala.

    ResponderExcluir
  6. Gosto como primeiro nome mesmo. Ao ser usado como segundo nome pode ser confundido com apelido, o que acho que retira o encanto.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o comentário acima, se usado como segundo nome parece apelido. mas até simpatizo com Aires.

    ResponderExcluir
  8. Adoro! É dos meus nomes preferidos para rapaz <3

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aires como nome próprio, assim é o do meu padrinho e foi do padrinho do meu padrinho....

    ResponderExcluir
  11. Meu bisavô e meu tio, Aires Júlio, meu pai, irmão e filho são João Aires. E quase coloco minha filha de Maria Aires, mas minha esposa não deixou. :(
    Excelente blog!

    ResponderExcluir
  12. Meu sobrenome é Aires, Darlene S. Aires...eu achava que esse sobrenome tinha algo a ver com Buenos Aires também, na minha infância não gostava muito do meu sobrenome, mais hoje sou apaixonada, mesmo não sabendo a origem verdadeira.

    ResponderExcluir