domingo, 19 de julho de 2015

Amadeu



Um nome muito português hoje em dia esquecido. Admito que Amadeu pode causar espanto ou até mesmo estranheza por ser pouco ou nada usado, mas sendo um nome perfeitamente normal e conhecido, acredito que um menino com este nome não teria problemas. É apenas uma questão de hábito. 

Tem origem no latim e significa "que ama a Deus" ou "amor de Deus". Em Portugal os seus registos têm-se mantido à volta dos 8 por ano. Com a mesma terminação de Romeu, que começa a soar melhor aos ouvidos portugueses e brasileiros, penso que Amadeu seria uma escolha muito querida e fresca, mantendo ainda assim o toque tradicional que os futuros pais tanto procuram hoje em dia para os seus filhos. E já que Mateus é tão apreciado, por que não juntar Amadeu à listinha de possíveis alternativas? Pelo menos, em sonoridade, é muito parecido, o que às vezes basta para um nome ter sucesso. 

Considero Amadeu um nome simples, que não dá azo a piadas de mau gosto. Neste momento só me ocorre a possível comparação a "amado", mas isso para mim é mais um aspecto positivo! Vejo imensa ternura neste nome, mas também força e ousadia, por ter pertencido a um dos maiores pintores portugueses. 

Amadeo de Sousa-Cardoso fez parte da primeira geração de pintores modernistas portugueses. Morreu muito novo, com 30 anos, mas mesmo com uma vida tão curta, deixou grandes marcas na arte e cultura de Portugal, tendo servido de exemplo e inspiração a muitos outros artistas. 

Tenho Amadeu na minha lista, juntamente com outros -eu, e usá-lo-ia sem problemas. E vocês?

12 comentários:

  1. Aprecio o nome, mas não a ponto de pensar em usar. Prefiro na grafia Amadeo.
    Ameeei a foto!!

    ResponderExcluir
  2. Amo Amadeu. É suave, lembra-me sempre amado e adoro o facto de não ser muito usado.
    Está na minha lista de favoritos e pondero usá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do nome, apesar de não gostar de nomes semelhantes como Amado ou Amor. Amadeu, como é bem mais abstrato chama-me muito mais à atenção e acho-o muito mais agradável!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro amadeu, mas consigo ver piadinhas sim. Acho um nome suave e querido. Uma graça!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho a mesma sensação que a Cláudia Kaur, acho um nome triste.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto. E concordo com a Cláudia e a Luinara, é triste :/

    ResponderExcluir
  7. AMO! Mas prefiro Amadeo. Está na minha lista tb!

    ResponderExcluir
  8. É um bonito nome e evoca algo de refinado, doutros tempos.

    ResponderExcluir
  9. No meu nome tem amadeu (mais como sobrenome hehe) amo esse nome

    ResponderExcluir