segunda-feira, 20 de julho de 2015

Amanda - Convidado da Semana


O Convidado da Semana de hoje, a Caroline Rodrigues, traz-nos um nome mais comum no Brasil que em Portugal, sendo ela brasileira e defensora dos seus costumes: Amanda.

Amanda advém do latim Amandus/Amandu, uma derivação do verbo amare, e significa “amável” ou “digna de ser amada”.

O primeiro registro de Amanda é de 1212, na Inglaterra. Entretanto, o nome se popularizou no país apenas no século XVII, pelo fato de vários poetas e autores o terem utilizado em suas obras. A personagem mais marcante é desse período é de 1696, da peça “Love’s Last Shift” – também conhecida como “The Fool in Fashion” – que teve Colley Cibber como autor. A Amanda de Cibber era uma mulher virtuosa que se casou muito jovem e, apesar do temperamento difícil do marido, de sua ausência e de seu caráter um tanto duvidoso, manteve-se fiel a ele e fez o que pode para salvar o relacionamento. 

É um nome bastante comum, em grande parte por sua internacionalidade, visto que tanto a grafia quanto a pronúncia – embora esta varie um pouco – existem em diversos idiomas. No que concerne à grafia, na França a variante Amandine é também utilizada.

Brasil: em 2014 foi o 46º nome mais registrado. Anteriormente suas classificações foram 52º (2013), 39º (2012), 42º (2011) e 32º (2010).

Portugal: Amanda não entrou na listagem dos 100 mais usados no ano de 2014, sendo registrado apenas 10 vezes. O mesmo ocorreu em anos anteriores - em 2013 teve 13 registros e em 2012 teve 12 registros. 

Os apelidos/diminutivos mais conhecidos são: 
Mandy, Mandi, Manda, Ama, Amandinha e Amandita.

As formas masculinas são: 
Amand, Amandus e Amando.

Personalidades:
  • Mandy Moore: Amanda Leigh Moore, atriz e cantora (nascimento: 10/04/1984 – EUA);
  • Amanda Seyfried: Amanda Michelle Seyfried, atriz e cantora (nascimento: 03/12/1985 – EUA);
  • Amanda Peet: atriz (nascimento: 11/01/1972 – Estados Unidos da Améria);
  • Amanda Crew: atriz (nascimento: 05/06/1986 – Canadá);
  • Amandha Lee: Amandha Souza Lee, atriz (19/11/1978 – Brasil);
  • Amanda Acosta: Amanda Netto Acosta, atriz (nascimento: 10/11/1978 – Brasil);
  • Amanda Peterson: atriz (nascimento: 08/07/1971 – Estados Unidos da América);
  • Amanda Richter: atriz (nascimento: 28/02/1990 – Brasil);
  • Amanda Kurtović: atleta (nascimento: 25/07/1991 – Suécia);
  • Amanda Jenssen: Jenny Amanda Katarina Jenssen, cantora (nascimento: 12/09/1988 – Suécia)
Além disso, temos:
  • Miss Amanda Jones”, música dos Rolling Stones;
  • Amanda Jones, nascida em 1951, que recebeu os títulos de Miss Illinois e Miss EUA em 1973 e, ainda no mesmo ano, foi segunda colocada no Miss Universo.
Eu, particularmente, adoro esse nome e seu significado, o acho bastante simpático e versátil, além de ver grande vantagem em sua “internacionalidade”, entretanto sua popularidade faz com que perca um pouco do encanto.

Qual a opinião de vocês sobre Amanda? Por qual razão acham que o número de registros é baixo em Portugal?

20 comentários:

  1. Acho muito frufru, enjoadinho. Prefiro a variante Ananda, acho mais leve e simpático.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Amanda, acho um nome gracioso, amoroso, meigo...o significado é lindo. O fato de ser internacional é uma vantagem. Perde um pouco o brilho pelo fato de ser tão popular no Brasil. Não entendo o porquê de não ser popular em Portugal...Amei a foto, é assim mesmo q imagino uma menina chamada Amanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é exatamente como imagino uma Amanda, Patricia *-*. Era o nome que eu queria para o meu irmão, 16 anos atrás, enquanto meus pais queriam Júlia. kkk

      Excluir
  3. Acho enjoativo, mas é um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. Estou como a Luinara, acho enjoativo. Mas não posso dizer que é feio!

    ResponderExcluir
  5. Não sou a maior fã, mas noutros tempos já gostei muito do nome :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha 'perdido tempo' a olhar para este nome. Simpatizo. :)

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito. Poderia ser meu nome, pois era o preferido da minha mãe, mas ela acabou sugerindo para minha tia que ficou grávida primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esses fatos se repetem. São conhecidas essas histórias de compartilhamento de opiniões e gostos sobre nomes e outros familiares e amigos vem na frente e "roubam" o nome do bebê. Ilário isso. Conheço muitas histórias dessas...
      Se fazem isso com nomes, imaginem com outras coisas.. rs

      Excluir
  8. Não acho bonito nem feio, é um nome. Consigo simpatizar por ser o nome de uma amiga.

    ResponderExcluir
  9. Sou suspeita, mas o texto todo me prende do início ao fim. Gosto muito do meu nome, e a maneira como você o abordou aumentou ainda mais meu encanto por ele. Parabéns Caro!

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita, mas o texto todo me prende do início ao fim. Gosto muito do meu nome, e a maneira como você o abordou aumentou ainda mais meu encanto por ele. Parabéns Caro!

    ResponderExcluir
  11. eu adoro o meu nome, o considero muito meigo e delicado...

    ResponderExcluir
  12. Eu me chamo Amanda. E sou bem isso "amada". <3

    ResponderExcluir
  13. Gosto do nome também, porém acho que ele precisa "descansar" e dar espaço para outros tantos. Com certeza irá voltar no futuro com a mesma força de outrora. É um nome que reúne muitas qualidades importantes: a grafia é bonita, o significado é nota 10, a internacionalidade também conta. Enfim, uma escolha certa!

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo Amanda e nada me define melhor do que o meu nome ... nome de pessoas fortes e que fazem de tudo por amor.
    Os apelidos são bem vdd ... amo quando me chamam de manda... tem um poema que diz assim " Amanda que manda e desmanda em todos que ela encanta e espanta com seu modo de amar "

    ResponderExcluir
  15. É um nome tão gracioso e meigo quanto Ludmila.

    ResponderExcluir