domingo, 26 de julho de 2015

Artur


Um nome cheio de qualidades é um nome a ter debaixo de olho. Eu vejo em Artur muitas qualidades e por isso tenho-o na minha lista há muito tempo. De Portugal e do mundo, Artur pertence-nos a todos com muita força. Um clássico tradicional e conhecido em todo o lado. Este é daqueles nomes que insiro na categoria "intemporais". 

Não há certezas quanto à sua origem, mas pelo menos as hipóteses mantêm-se. Pode vir do celta, através da junção dos elementos artos (urso) e viros (homem) ou rigos (rei). Quem lhe aponta esta origem defende que significa "nobre" ou "urso". Por outro lado, pode vir do antigo nome latino Artorius

Este nome é especialmente famoso pela lenda do Rei Artur, provavelmente o mais popular dos reis britânicos. Artur é sinónimo de "coragem", "cavalheirismo" e "romantismo". De acordo com histórias medievais e romances, este rei teria comandado a defesa contra os invasores saxões chegados à Grã-Bretanha no começo do século VI. Os pormenores são contados e embelezados pelo folclore e pela literatura. Geoffrey de Monmouth foi um clérigo galês e o principal responsável pelo desenvolvimento das lendas arturianas. A sua obra Historia Regum Britanniae, terminada em 1138, traçou o destino nobre de Artur, que passou a ser nome de reis britânicos (escrito Arthur). Em 2004 saiu o filme Rei Artur (Rei Arthur em brasileiro, King Arthur na versão original), produzido pelos Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido. 

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, é uma das maiores figuras deste nome, juntamente com o médico e escritor britânico Arthur Conan Doyle, pai das aventuras do detective Sherlock Holmes. Também Arthur C. Clarke merece grande destaque; escritor e inventor britânico, foi autor de obras de divulgação e de ficção científicas, como o premiado Encontro com Rama e A Sentinela, que deu origem ao filme 2001: Odisseia no Espaço

Em Portugal, os registos de Artur são ótimos: baixos, para quem quer fugir da popularidade, e altos, para quem receia que seja um nome mal visto. 121 registos em 2012, 112 registos em 2013 e 134 registos em 2014 fazem de Artur uma excelente alternativa aos nomes mais populares. 
No Estado de São Paulo, a versão Arthur é muito apreciada, tendo sido o 5º nome masculino mais usado em 2014, com 11751 registos. 

Artur é, sem dúvidas, dos nomes mais perfeitos da lista portuguesa. Internacional, fácil de dizer e escrever, simples, sem motivos para gozo. Tenho Artur na minha lista e usaria sem problemas.

Qual é a vossa apreciação sobre Artur?

11 comentários:

  1. Nunca gostei desse nome, nunca achei grande coisa, agora com essa superpopularidade no Brasil então, fica mais sem graça ainda. Acho a grafia Arthur melhorzinha.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei esse nome muito sem graça.

    ResponderExcluir
  3. É um bom nome, pouco usado mas não "estranho", internacional, um clássico.
    Eu até gosto do nome, não é dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro a grafia Arthur. Sem o H me parece "incompleto".
    Acho o significado um charme e gosto da internacionalidade. Já foi minha primeira opção por muito tempo e acabou perdendo várias posições conforme foi ficando mais e mais comum, depois surgiram alguns na família e isso me fez desistir de vez. Atualmente nem o cogitaria.

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei imenso de Artur e as lendas e mística que contornam o Rei Artur sempre me fascinaram e acho que dão (ainda mais) força ao nome! Gosto mesmo muito, concordo em pleno com o texto!

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita, porque meu filho chama Arthur. ♥ Aliás, era pra chamar Matheus, e mudei quando o vi na maternidade! EEE digo mais, o avô paterno dele chama Artur e meu sogro (pai do meu namorado) também. Ou seja, estou redeada deles. ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca gostei por causa do final tur mas agora estou aprendo a olhar Arthur com outros olhos.

    ResponderExcluir
  8. Acho perfeito. Gosto do significado, relacionado com nobreza. Me lembra a palavra azul, mais um motivo para adorar. Prefiro sem H.

    ResponderExcluir