terça-feira, 28 de julho de 2015

Bárbara


Um nome forte e feminino, Bárbara

Vem do grego barbaros, que tem origem em bar-bar, expressão utilizada por este povo quando não entendiam o que os estrangeiros diziam, mais ou menos com o significado com que nós utilizamos o “blá-blá”. Desta forma, Bárbara significa “estrangeira” ou “a estranha”, e por isso era considerado um adjetivo entre os antigos romanos. Este povo travou guerras com inúmeros povos, a quem chamavam de “bárbaros”, o que fez com que se transformasse num nome próprio.

Considero Bárbara um nome literal, uma vez que não o consigo dissociar do seu significado. Este não é muito apelativo, pois não é muito agradável ser-se “a estranha”, no entanto acho que podemos encarar este significado por outra perspetiva: Bárbara pode ser a “estrangeira” por ser uma pessoa muito viajada e que conhece várias partes do mundo! Com esta mudança de perspetiva, Bárbara não fica muito mais bonito?

Mais uma curiosidade a favor deste nome: Santa Bárbara. Filha de um oficial romano que terá sido decapitada pelo próprio pai, após confessar que seguia a doutrina cristã. Ou seja, um exemplo de coragem e de força. Segundo a lenda, um raio atingiu o seu pai e reduziu-o a cinzas, logo após a sua morte. Assim, Santa Bárbara é considerada a padroeira de todos os que trabalham com explosivos, o que explica uma expressão de que eu gosto muito: “Só se lembram de Santa Bárbara, quando faz trovões!”.

Em Portugal, Bárbara faz parte do Top 100 de nomes mais utilizados, tendo tido 139 registos, em 2014, e 180 registos em, 2013.

Algumas variantes: Varvara (búlgaro e grego), Barbora (checo e eslovaco), Barbie (inglês).

Existem algumas figuras públicas com este nome, em Portugal, como a Bárbara Guimarães (apresentadora) e a Bárbara Norton de Matos (atriz).

Apesar dos nomes não “fazerem” as pessoas, penso sempre numa Bárbara com uma personalidade muito vincada. Uma pessoa altiva, independente e que gosta de liderar.

Diana Rechena.

Depois destas pesquisas fiquei a gostar muito mais de Bárbara! E vocês, o que têm a dizer sobre este nome?

31 comentários:

  1. Sempre detestei esse nome e tão cedo isso não vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Pilar é maravilhoso! kkk

      Excluir
    2. Kkkkkkk lindo seu nome

      Excluir
    3. Meu nome é Barbara, não precisava falar desse jeito tá, guarda pra vc.

      Excluir
    4. Kkkkkkk que ódio do Nome qual é a história ?!!

      Excluir
    5. Sempre tem umas pessoas infantis comentando aqui...a pessoa diz que não gosta do nome e a pessoa responde: "Nossa, e seu é lindo kkkk" ou leva para o pessoal...Vê se cresce, galera! Não é nada pessoal, mas a pessoa não gosta do nome e daí? Se você gosta do seu nome, ótimo! Seja feliz! Mas aceite que vai ter pessoas que não vão gostar do seu nome.

      Excluir
  2. Não faz parte dos meus nomes preferidos, mas adorei escrever sobre ele!!

    ResponderExcluir
  3. Bárbara e bárbaro no Brasil são adjetivos elogiosos, quando dizemos " q pessoa bárbara!" queremos dizer: " q pessoa estonteante, maravilhosa!", portanto aqui esse nome tem uma conotação muito positiva. Quando penso no nome Bárbara imagino uma mulher poderosa e sexy; acho um nome lindo e forte, de personalidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc me chamo Barbara acho q meu nome combina comigo... só uma pessoa com uma personalidade forte...

      Excluir
  4. Como disse Patrícia, Bárbara é bárbaro!
    Forte e poderoso! Adoro!

    ResponderExcluir
  5. Associo a Iansã e Santa Bárbara. Bárbara é o poder! :)

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do nome. Algumas pessoas podem vê-lo como negativo, por conta da conotação que a palavra bárbaro tem, como por exemplo em "crime bárbaro". Pessoalmente, penso numa pessoa extraordinária.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um certo carinho por Bárbara por causa da Santa Bárbara. Eu sempre tive e tenho medo de trovoadas, e quando era mais nova, a minha avó dizia-me para rezar a santa Bárbara para afastar a trovoada. Por isso, Bárbara lembra-me sempre a minha avó.
    Mas confesso que apesar do carinho, não gosto do nome.

    ResponderExcluir
  8. Gosto do nome. Acho que é bastante sonoro e a grafia tem imponência, mas não cogitaria usá-lo.

    ResponderExcluir
  9. Não gostava, mas a minha opinião tem mudado. Considero um bom nome mas não usaria.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Minha filha vai se chamar Bárbara, 27semanas...lindo e imponente....

      Excluir
    2. Amoooo meu nome e sobre nome barbara barros..personalidades fortes.

      Excluir
  11. gosto do nome e sobretudo do apelido. Creio que toda menina amaria ser chamada de Barbie, a faria bem feliz... rs

    ResponderExcluir
  12. No ensino medio, eu estudei com uma menina chamada Barbara.
    Ela era ruiva, um ruivo lindo de tom cobre escuro, e ainda tinha olhos verdes e sardas. Ela era muito linda, uma das meninas mais linda que ja conheci.

    ResponderExcluir
  13. Acho um nome bem forte! Gosto do diminutivo Barbie daí teria que ter uma irmã Suzy ou Polly.
    Bárbara combina com Wanda para um par de irmãs!
    Bárbara e Atila tbm fica mto legal.
    Já li que para numerologia cabalística não é um bom nome (nem o meu é kkk), mas não deixa de ser elegante e bárbaro (em um sentido super positivo de extraordinário xD)

    ResponderExcluir
  14. Amo Barbara! Vai ser o nome da minha filha! Amo também o apelido Babi! Uma graça!

    ResponderExcluir