quarta-feira, 29 de julho de 2015

Belém


Um dos meus nomes preferidos e certamente um dos que causa mais espanto. Belém poderá lembrar a Torre de Belém, os pastéis de Belém, os turistas e os seus passeios pelos jardins, o Mosteiro dos Jerónimos... Sim, de facto lembra isso tudo, mas para mim todas essas imagens são muito positivas. Belém é do mais bonito que Lisboa e Portugal tem; uma zona linda e muito antiga que todos os dias atrai imensos turistas, que todos sabemos que ajudam e muito à economia e ao reconhecimento do país. Eu tenho orgulho em ser portuguesa e em ter um país tão bonito para mostrar. Belém é uma visita obrigatória. 

No Brasil Belém também se faz presente, pois é o nome da capital do Pará, estado localizado na região norte do país. Inicialmente o município foi denominado em 1616 de Santa Maria de Belém do Pará ou Nossa Senhora de Belém do Grão Pará, em uma clara referência a um dos títulos da Virgem Maria: Nossa Senhora de Belém, o qual evoca sua maternidade.

Esquecendo agora os sítios, Belém é um nome que me fascina imenso, e honestamente nunca consegui explicar bem porquê. O facto de ser raro é essencial para me cativar, mas não é só isso. Acho-o um nome muito doce e misterioso que me remete sempre para o Menino Jesus, o Natal, as famílias reunidas, as crianças felizes, as ruas iluminadas, as árvores coloridas. Belém é um nome cheio de alegria e isso atrai-me imenso.  

Belém deriva de Bethlehem e significa "casa de trigo", relacionando-se com o local de nascimento de Jesus. Em Espanha usa-se a variante Belén, que também acho amorosa. 

Encaixo Belém na categoria de nomes antigos que hoje são considerados modernos, como por exemplo: Alice, BeatrizBeneditaCarmo, ClaraEmaEva, Francisca, Inês, Laura, Leonor, Luísa, Madalena, Sofia. Adorava ver irmãs Alice & Belém, Carmo & Belém, Ema & Belém, Eva & Belém, Inês & Belém, Leonor & Belém, por exemplo. 

Para quem não quer dar tanto nas vistas, mas ainda assim gostava de usar Belém, pode sempre conjugá-lo com um primeiro nome mais usado. Para os mais destemidos, Belém é um ótimo segundo nome para primeiros nomes mais arrojados. O tradicional Maria de Belém também é um charme e uma escolha segura, pois criou-se a ideia de que Maria sustenta qualquer nome e dá-lhe mais elegância. Sendo eu uma Maria, não tenho como discordar, porque senti sempre as vantagens deste clássico.

Belém é um nome muito raro em Portugal, apesar de ser bastante familiar. Em 2011 só nasceu uma menina com este nome (ah, pais corajosos!). Em 2014 foi utilizado nos compostos Sara Belém e Raúl de BelémMuitos não conseguem separar o nome próprio da zona ou do clube, o que os faz olhar para Belém de lado. No Brasil é mais raro ainda: segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de apenas 118 pessoas, tendo o nome entrado em desuso a partir da década de 1960.

Eu adoro Belém! E vocês?

7 comentários:

  1. Me remete para a capital do estado do Pará, e para a risonha e gargalhante cantora Fafá de Belém( q por sinal é natural dessa cidade), além da localidade em Portugal. Acho impraticável como nome próprio.

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Belém, em Portugal, é maravilhosa mesmo. Mas o nome em si eu não aprecio muito não!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou nascida e criada de frente para o belenenses por isso e complicado mas o nome em si n e feio :)

    ResponderExcluir
  4. Tenho vindo a gostar mais e mais de Belém. Acho do mesmo estilo que Carmo, que também adoro.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Belém e era mesmo capaz de o usar. Muito diferente, está também nos tops dos nomes femininos mais utilizados do Chile! :) <3

    ResponderExcluir
  6. Adoro Belém :) e acho lindo ser um nome feminino sem A :))

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho nome Belém

    ResponderExcluir