segunda-feira, 27 de julho de 2015

Egas


Nome antiquíssimo, remonta à Era Medieval, tendo-se preservado a sua grafia original até aos nossos dias. A sua origem é incerta, mas presume-se que Egas é um nome germânico que significa combatente ou espada.

A História de Portugal preservou este nome através da lenda de Egas Moniz, o aio. Reza a lenda que a educação de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, foi entregue a uma das famílias mais poderosas do norte, os Riba Douro, particularmente à pessoa de Egas Moniz. Acompanhado o futuro rei em momentos difíceis, Egas Moniz agiu em pleno Cerco de Guimarães oferecendo a vassalagem de D. Afonso Henriques ao Rei de Castela, caso o Rei libertasse a cidade. No entanto, D. Afonso não pretendia cumprir este pacto e Egas, desonrado por não ter sido capaz de fazer a valer a sua palavra, apresentou-se diante do Rei de Castela oferecendo-lhe a sua vida e a da sua família como pagamento pela falta de palavra. Naturalmente, a história tem um final feliz, tendo o Rei os libertando a todos pela valentia, coragem e integridade de carácter de Egas. E para mim, Egas representa exatamente estes princípios da verdade, do compromisso e da honra, que me fazem admirar ainda mais o nome!

Muito mais tarde, António Egas Moniz (Egas era apelido/sobrenome), médico português recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1949 pelo desenvolvimento de um procedimento cirúrgico muito aclamado na época – a lobotomia. Como última referência deixo o Egas & Becas, dupla de amigos inseparáveis da série infantil, Rua Sésamo!

Egas é um nome raro em Portugal: Os dados do SPIE dizem-nos que no espaço de seis décadas nasceram 61 Egas. Em 2014 não houve nenhum registo de um menino com este nome. Os portugueses parecem ter esquecido este nome, e para os brasileiros, provavelmente é desconhecido. Eu gosto muito do facto de ser um nome pequenino, engraçado, com uma sonoridade interessante e todas as histórias e lendas que o sustentam! Não tenho dificuldade nenhuma em imaginá-lo numa criança, num adulto nem num idoso. Acho que seria interessante alguém dizer “O meu irmão chama-se Egas”, “O meu pai é Egas”, “Pai, mãe, este é o meu namorado, o Egas” ou “O meu avô Egas é muito divertido”.

Joana Recharte.

Apostavam neste nome?

9 comentários:

  1. Realmente é um nome raro por aqui, nunca conheci ninguém chamado Egas. É um nome carismático e mesmo divertido, mas acho q funciona melhor como segundo nome.

    ResponderEliminar
  2. É bastante invulgar, é um nome um interessante. Eu gosto muito.

    ResponderEliminar
  3. Não é o meu estilo , mas não acho um mau nome..

    ResponderEliminar
  4. Que interessante o número de registos, sabia que era raro mas não tanto assim. Parece-me que Sancho é mais usado que Egas então.
    Eu gosto de Egas e também está na minha lista. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Cláudia, Sancho é mais popular que este nome! Mas acho ambos boas escolhas e até formariam um par interessante :)

      Eliminar
  5. Olá pessoal, meu nome é Egas. Meu avô era Egas também, e eu Egas Neto, portanto. Além disso, tenho um tio chamado Mauro Egas.

    ResponderEliminar