terça-feira, 7 de julho de 2015

Guido


Guido é um nome que há muito tempo me atrai. É um nome com sonoridade forte e de presença, mesmo sendo um nome curto. Guido é a forma latinizada de wido, que é originalmente uma forma abreviada de nomes começando com o elemento germânico witu "madeira" ou wit "grande" . Desde cedo este nome tem sido confundido com o nome latino de São Vito, já que suas variantes Vid (croata e esloveno), Vít (checho e eslovaco) e Veit (alemão) fazem confundir com as variantes do nome Vito.

Outras variantes do nome são:
Wido (germânico antigo), Guy (inglês e francês), Wide (frísio), Vid, Vida (húngaro), Gvidas (lituano e  Wit (polonês).

Este era o nome de dois santos do século XI a.C.. Outros portadores notáveis ​​incluem: século XIX - teórico musical Guido d' Arezzo, poeta do século XIII Guido Cavalcanti, e pintor do século XVII Guido Reni. O Brasil também teve un representante do nome importante na economia, o Ministro da Fazenda Guido Mantega, que esteve neste cargo até o final de 2014.
O nome também tem um diminutivo Gui, que pode ser outro atrativo e também a mesma inicial de Guilherme e pode atrair quem gosta deste nome que no Brasil é já está bem saturado. Pode ser uma nova alternativa dos nomes curtos masculinos que cada vez mais ganham espaço nos berçários.

Luinara Menezes.

E vocês, o que pensam deste nome?

11 comentários:

  1. Como a minha região tem muita imigração alemã, vários descentes, parece que o nome Guido é queridinho pela maioria deles. Logo, conheço vários. Quando penso em Guido já imagino imediatamente um senhor com roupas típicas alemãs e um copo de chopp na mão. Nao que isso seja depreciativo, mas aqui ficou caricato...

    ResponderExcluir
  2. Acho muito fofo! E lembra-me sempre Itália, o que para mim é bom :)

    ResponderExcluir
  3. Guido é também o nome do protagonista do clássico filme A Vida é Bela, que adoro! Acho um mimo este nome! Lindíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Guido. É um nome lindo, forte e curtinho ( Adoro nomes curtos). Está em segundo lugar na minha lista, com certeza o usaria.

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome forte, apesar de curto, e muito bonito, parece ter sempre algo a dizer. Tem carisma! Gosto muito de Guido.

    ResponderExcluir
  6. eu gosto. Mas me lembro sempre de guidão (da bicicleta)

    ResponderExcluir
  7. AMO AMO AMO este nome! É um dos meus nomes masculinos favoritos.
    Está no meu top 5 masculino, e tem a vantagem de não ser muito (quase nada) utilizado em Portugal.
    Usaria/usarei Guido sem problema.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha pensado em Guido! Achei super fofo e carismático! já vou acrescentar ao meu top 😂

    ResponderExcluir
  9. Adoro Guido! Acho fofo e forte. :D Está no meu top e eu usaria sem problema algum.

    ResponderExcluir
  10. Guido Santos Menezes3 de janeiro de 2023 às 23:07

    Gostei do nome KKKK

    ResponderExcluir