terça-feira, 28 de julho de 2015

Guiomar


Adoro nomes para rapariga com a terminação -ar. Acho-a muito feminina, diferente, especial. Com Guiomar foi amor à primeira vista. Muito pouco usado em Portugal - acredito que aconteça o mesmo no Brasil - tem uma sonoridade única, rebelde e doce. Remete-me de imediato para mar, praia, calor, verão e um final de tarde a ver o pôr-do-sol. Um nome cheio de diversão e energias positivas! 

Guiomar tem origem no nome germânico Wigmar, formado pelos elementos wig (batalha, combate) e meri (famoso, célebre). Assim, Guiomar transporta o significado de "combate célebre", "batalha famosa". Uma menina com este nome seria portanto uma guerreira! 

Estamos perante um nome muito antigo, dos tempos medievais (tal como Matilde ou Leonor) que nunca cativou muito os portugueses. Em 2011 teve 9 registos, em 2012 teve 4, em 2013 teve 3 e em 2014 teve novamente 4. Nesses tempos antigos, em que muitos nomes eram mais valorizados, Guiomar era também usado nas suas versões Guyomar e Guimar (também admitido em Portugal). Guimar não me fascina tanto; para mim aquele "o" faz toda a diferença e acho-o muito semelhante ao "o" de Leonor, igualmente antigo! Reparem nos sons, "Guiumar", "Liunor". "-ar", "-or". A sonoridade de Guiomar é ainda semelhante à de Tomás, pois ambos têm a última sílaba carregada no "a". "-ar", "-ás". Partilham ainda as letras "m" e "o" pela mesma ordem, "om". E claro, partilha o evidente "Gui" com Guilherme. Eu acho muito querido este diminutivo para rapariga! Uma Guiomar podia ser a Gui, ou a Mar. Ambos simultaneamente fortes e doces. Perfeitos para uma guerreira. 

No programa de televisão Rua Sésamo, que todos conhecem de vista ou de ouvido, uma das personagens era Guiomar, interpretada pela Alexandra Lencastre. Havia, entre outros, uma Carolina, uma Chica (Francisca?), um André e um Gil

Para quem não quer arriscar e usar apenas Guiomar, pode sempre optar por um composto. Adoro ver este nome com os clássicos tradicionais: Ana Guiomar e Maria Guiomar, mas é um excelente segundo nome para muitos outros. Algumas sugestões com nomes mais usados: Alexandra Guiomar, Alice Guiomar, Carolina Guiomar, Diana Guiomar, Francisca Guiomar, Helena Guiomar, Inês Guiomar, Joana Guiomar, Laura Guiomar, Luísa Guiomar, Rita Guiomar, Sofia Guiomar, Teresa Guiomar

O que acham de Guiomar?

15 comentários:

  1. Guiomar é tão lindo e fofo. Eu pretendo homenagear o meu primo tanto num nome de menina como de menino, e visto que ele morreu no mar e amava o mar de paixão Guiomar é sem duvida uma das hipóteses. Se usar vou usar como primeiro nome e sem nenhum composto.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Guiomar :) e até acho um nome relativamente fácil para compor :)

    ResponderExcluir
  3. É um nome diferente, não muito usado mas que não me encanta lá muito. Considero um nome perfeitamente normal e usável, mas eu pessoalmente não gosto nem usaria.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Guiomar, mas não sei se gosto ao ponto de o usar! Acho-o uma escolha requintada.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim é nome de homem. Não acho a terminação -ar nada nada feminina. Pelo contrário, ela tem ares de nome unissex.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi ninguém com esse nome. É um nome estranho pra mim... algo como .. eu GUIO O MAR ... realmente não tem condições... Bulling na certa.

    ResponderExcluir
  7. Tenho aqui um Aires Aaron

    ResponderExcluir
  8. É o nome da minha sogra que não tive o privilégio de conhecer.Nasceu em Palmeira dos Indios -Alagoas-Brasil.Com toda certeza foi uma guerreira e hoje ao lado de sua filha Márcia me sinto também um guerreiro.MANUEL

    ResponderExcluir
  9. Guiomar era o nome da minha avó. Realmente uma guerreira e protetora de todos na família, muitas vezes em excesso. Nasceu em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Filha de um imigrante de Sevilha da Espanha e sua esposa, que abandonou a filha, na casa de uma vizinha, na tenra idade quando o marido faleceu. Nunca mais ninguém soube dela. Dindinha, como minha avó chamava a vizinha que a criou, foi uma mãe dedicada e nunca teve filhos seus, embora fosse casada. Minha avó casou-se com um colega da empresa em que trabalhava, teve 3 filhos e dez netos, fui sua segunda neta. Criou 4 dos netos que também não tiveram mãe presente. Faleceu ao 86 anos. Dedicou sua vida a família.

    ResponderExcluir
  10. Um nome antigo, mas marcante! Eu sou uma Guiomar, sofri bullying por causa de uma personagem idosa de uma novela da globo que comia gatos. Kkkkk… por isso o bullying, não pelo nome… por causa do bullying passei a infância e o início da adolescência odiando o meu nome, até descobrir o significado forte e lindo! Um filósofo conhecido de minha mãe disse que signicava ‘ilustre’, ‘guerreira’… ele disse: ‘aquela que cuida, que guia’! E hoje sou do Corpo de Bombeiros, atualmente trabalho como Guarda-Vidas na praia, kkkkk… GUI O MAR, como alguém lá em cima comentou! É isso, acho um nome forte, diferente, tem um significado lindo e tudo haver com a minha profissão! 😂😂😂

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo artigo com o meu nome, amei!❤️

    ResponderExcluir
  12. Um nome lindíssimo. E, por sinal, é o nome da minha namorada.

    ResponderExcluir