quarta-feira, 15 de julho de 2015

Lavínia


Escrevo hoje sobre um nome que se vê bastante no Brasil, mas que ainda faz meus olhos brilharem: Lavínia. 

Mitológico e de sonoridade marcante, Lavínia conquistou os brasileiros e se tornou um nome que ouvimos com frequência entre crianças e adolescentes. Acredito que esse nome tenha se popularizado por influência da atriz e ex-modelo Lavínia Vlasak.  

Na mitologia romana, Lavínia era uma princesa, filha de Latino, rei do Lácio, e da rainha Amata. Foi ainda a segunda esposa de Eneias, com quem teve um filho, Sílvio. Na mitologia grega, Lavínia era filha de Ânio, filho de Apolo e sacerdote em Delos.

Não há um consenso sobre o significado de Lavínia que, provavelmente, é um nome de origem etrusca. Algumas fontes indicam que poderia derivar do latim lavare, nesse caso seu significado seria aquela que purifica ou purificada.

Lenda:
Ocorreu um prodígio no palácio do rei Latino pouco antes de Eneias chegar ao Lácio: os cabelos de Lavínia pegaram fogo enquanto ela acendia tochas perto do altar. Ela fugiu e alastrou o fogo por todo o palácio. Mas nem Lavínia nem o palácio incendiaram-se. Esse prodígio foi apresentado como uma visão assustadora e admirável. Segundo os adivinhos, a princesa teria uma grande fama e seu destino seria ilustre. Mas, para o povo, isso era presságio de uma longa guerra.
Lavínia estava prometida como esposa a Turno, rei dos rútulos. Mas, com a chegada de Eneias ao Lácio, Latino mão dela ao herói, pois o oráculo de seu pai Fauno dizia que ela devia casar com um estrangeiro. O rompimento da promessa conjugal desencadeou a guerra entre troianos-latinos e os rútulos de Turno. A guerra terminou com a derrota de Turno.
Eneias e Lavínia uniram os sobreviventes num único povo e fundaram uma nova cidade, que Eneias chamou Lavínio em homenagem à sua esposa.
Catão, o Velho, diz que depois da morte de Eneias, Lavínia, que estava grávida de Sílvio, com medo do ciúme de Ascânio, refugiou-se na casa de um antigo intendente de Eneias e do rei Latino, chamado Tirro. Ali deu à luz um filho que, educado nos bosques (silua em latim), recebeu o nome de Sílvio.

Popularidade:
No Brasil, Lavínia é um nome que se vê com frequência em bebês. Em 2014, nasceram 961 Lavínias e 481 Lavinias no estado de São Paulo. No ranking elaborados anualmente pelo site Baby Center Brasil , Lavínia aparece numa representativa 39º posição, mas caiu quatro posições na comparação com 2013. Em Portugal, Lavínia teve apenas 7 registros em 2014.

Mesmo sendo um nome comum em crianças e adolescentes, ainda vejo frescor em Lavínia e ele permanece firme e forte nas minhas listas.

E vocês, o que pensam sobre Lavínia?

28 comentários:

  1. É um nome que associo automaticamente ao Brasil, mas também o imagino numa portuguesa. Acho bonito.

    ResponderExcluir
  2. Lavínia associo logo à personagem da série britânica Downton Abbey, que era um amor de pessoa e, por extensão, vejo o nome como amoroso. Não me entusiasmo particularmente com ele, mas não o vejo como um mau nome. Apenas simpatizo :)

    ResponderExcluir
  3. Não era um nome q eu apreciava há algum tempo atrás, mas hoje em dia gosto muito e enxergo suas qualidades. É elegante, romântico e leve ao mesmo tempo, um nome muito agradável e bonito.

    ResponderExcluir
  4. Adoro, usaria se eu amasse de verdade. Com certeza indicaria para as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho problemas para indicar esse nome, acho sonoro e interessante, mas não usaria pela questão da popularidade.

    ResponderExcluir
  6. adoro , acho um nome muito lindo adequado :)

    ResponderExcluir
  7. eu gosto. Lembro da atriz brasileira Lavinia Vlasak

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome bonito e interessante mas é-me um pouco indiferente

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro. A questão mitológica só faz com que eu goste mais! Pena estar cada vez mais popular.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito desse nome. Que por sinal é o meu, acho um nome muito bonito e ainda mais agora.!!

    ResponderExcluir
  11. Será o nome da minha netinha em 2016,significa: a que purifica.

    ResponderExcluir
  12. Também gosto, me lembra pureza, leveza!!!!

    ResponderExcluir
  13. Comecei a amar esse nome em 2008 ou 2009, quando ainda não era muito popular. Não consegui tirá-lo da minha cabeça até 2013, quando nasceu minha pequena Lavínia. É verdade que ele tem se tornado meio popular aqui no Brasil, mas é difícil prever quando um nome se tornará mais usado. Estou esperando mais um bebê, ainda não sei o sexo, mas estou fascinada pelo nome Angelina para menina. A Lavínia eu já consegui convencer, agora só falta o pai, rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Embora seja popular, acho uma excelente escolha! Lavínia é um nome bastante musical, doce e feminino. Que pena que não tem um significado definido.

    ResponderExcluir
  15. Esse nome é lindo e apesar que meu nome é Lavínia e eu acho esse nome muito bonito gosto do que Lavínia significa, é um nome muito lindo e tambén eu vi que Lavínia é um nome chique muito bonito gosto muito do meu nome.

    ResponderExcluir
  16. Eu achava q meu nome fosse italiano ;-;

    ResponderExcluir
  17. Minha filha mais velha, de 9 anos, se chama Lavínia. Na época, quando nasceu, as pessoas achavam estranho e havia pouquíssimas Lavínias, além da minha e da Vlasak. �� Mas hoje realmente, se tornou comum.

    ResponderExcluir
  18. Lávinia nunca tinha ouvido esse nome até que uns 3 anos atrás quando engravidei de uma menina. Eu e meu esposo fomos pesquisar nomes... e achamos Lavínia todo mundo achou estranho até meus pais... amo esse nome e não conheço nenhuma Lavínia

    ResponderExcluir
  19. Será o nome da minha pequena Lavínya 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estrague o nome da sua filha colocando Y só porque fizeram o mesmo com o seu, por favor.

      Excluir
    2. Acho lindo sem y. lavínia. Mas se gosta com y coloque com.

      Excluir
  20. Obrigada porr apoiarem meu nome

    ResponderExcluir
  21. procurei várias coisas sobre meu nome e achei comentarios muito ruins más vocês foram muito bons cmg muito obg gnt

    ResponderExcluir
  22. e eu acho o meu nome leve e suave tbm e nunca vou mudar meu nome nem se eu for obrigada

    ResponderExcluir
  23. Oi pessoal! obrigada por a
    poiarem meu nome!!!!!!!!

    ResponderExcluir