quarta-feira, 29 de julho de 2015

Milo


Milo é um nome masculino profundamente meigo e carinhoso, que contradiz o estereótipo que vingava até pouco tempo (se é que deixou de vingar) de que os nomes masculinos se querem fortes e bem másculos. Milo faz frente ao estereótipo e enquadro-o bem ao lado de Guido, um nome com estas mesmas características também e até acho que fariam um par bem harmonioso. 

A etimologia de Milo ainda hoje cria controvérsia. Crê-se que advenha do germânico antigo mild, que quer dizer suave, pacífico, calmo; ou então, que advenha do antigo eslavo milu, que significa misericordioso ou gracioso. A verdade é que o significado corrobora na perfeição a ideia que tenho deste nome, que bom! Acredita-se que este nome foi levado para a Inglaterra na variante Miles, um nome que se difundiu e é hoje em dia muito conhecido dos povos anglófonos.

Muito utilizado na Idade Média na Alemanha, consta em vários documentos oficiais desta época, tendo decrescido o seu uso dessa altura até ao início do século XIX, quando foi recuperado e tornou a utilizar-se em bebés alemães. Infelizmente, Milo não é aceite em Portugal por não constar na lista de nomes admitidos. Assim sendo, apenas é possível registar um menino com este nome se um dos pais for estrangeiro ou tiver dupla-nacionalidade. No entanto, como Milo não tem correspondente similar na língua portuguesa estou convicta de que o nome poderia ser facilmente aceite mediante a apresentação de um requerimento. Isto até porque Mila, não sendo a versão feminina de Milo, mas tendo uma grafia semelhante, é aceite.

Não havendo esta restrição no Brasil, creio que têm aqui uma opção muito viável de um nome masculino bem moderno, fresco, diferente e muito meiguinho. O nome lembra-me imediatamente a estátua Vénus de Milo, que adquiriu este nome por ter sido descoberta na ilha grega Milos (em grego Milo é a palavra para maçã). É também o nome do filho da belíssima atriz americana Liv Tyler.

Joana Recharte.

O que pensam do nome Milo?

13 comentários:

  1. Adoro, mas prefiro em inglês, "Mailou"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quis dizer que prefere a PRONÚNCIA em inglês de Milo, né? Porque nunca que a escrita é assim. Foi só eu ler seu comentário que lembrei imediatamente do cachorro do Máskara. Hahahahaha

      Excluir
  2. Adorei o texto! Milo é um nome muito simpático, quem gosta de nomes curtos poderia pensar nele com mais carinho! Não entendo o porquê de não ser aceito em Portugal, é um nome perfeitamente adequado para o nosso idioma; quem gosta deve tentar o pedido de aprovação, tb acho q terá grandes chances de conseguir uma resposta positiva. Gosto muito da versão em inglês, Miles, acho a pronúncia muito bonita e melodiosa.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, acho fofo, mas em inglês Mailou acho mais charmoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Mas não existe essa grafia (escrita) em inglês, isso é só a PRONÚCIA de Milo em inglês.

      Excluir
  4. Acho fofo, principalmente com esse significado, mas acho que não usaria. Essa foto é linda :)

    ResponderExcluir
  5. Não acho grande piada ao nome.. acho pouco forte para rapaz .

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Milo este nome tem tudo haver comigo

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS, TEM OUTRAS PESSOAS COM O MSM NOME QUE EU.

    ResponderExcluir