quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mirela


Hoje venho apresentar para vocês, um nome bastante alegre, sensual, cheio de charme. Digo sensual e cheio de charme porque conheço mulheres lindas, charmosas e sensuais com esse nome. Também é muito poético e literário. Possui uma sonoridade incrível e por trás dele existe um poema muito inspirador e romântico. Este nome é Mirela!

Mirela é a forma romena, croata e albanesa de Mireille, que se originou na França. Sendo uma variação de Miréia, do nome franco-provençal Mirèio, provavelmente da raiz mirar ("olhar"). Assim, seu significado veio do verbo occitano mirar que quer dizer, "ver, admirar". O significado do nome Mirela pode ser entendido então como "aquela que se admira".

Mirela (Mirèio no original occitano, lê-se mirêio) foi um nome inventado em um poema, pelo poeta occitano Frédéric Mistral, à que dedicou oito anos de esforços. Sua obra principal foi Mirèio (Mireia, de 1859). Os nomes do casal central do poema são: Mirela e Vicente (Mirèio e Vincent). O poema conta o amor de Vincent e da bela provençal Mireia. Esta história é equiparável à de Romeu e Julieta


Suas variantes são: Mireille (Francês), Mireia (Catalão e Espanhol), Mireya (Espanhol), Mirela (Romeno e Croata), Mirica (Croata), Mirella (Italiano) e Mirèio (Occitano).

No ano passado em Portugal foram registradas apenas seis Mirela e duas Mirella. No total, apenas oito Mirela/Mirella, curiosamente todas com compostos. Alguns dos compostos que me chamaram atenção: Mirela Rosa e Mirela Liz. Já no Brasil, segundo o ranking da ARPEN-SP, foram registradas 915 Mirella e 221 Mirela. No ranking de 2014 do BBC Brasil, Mirella está na posição 86º, com uma queda de cinco posições em relação ao ano de 2013. Segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de mais de 34 mil pessoas e para Mirella pouco mais de 8 mil (pico de uso para as duas grafias nos anos 2000). Na Hungria está na posição 48º, subindo oito posições em relação ao ano de 2013.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
  • 87% é um nome muito bom; 100% feminino; 63% moderno; 77% jovial; 60% formal;
  • 73% delicado; 83% refinado; 87% com credibilidade; 77% simples;

Personalidades famosas:
  • Mirella Bentivoglio, escultora e poeta italiana nascida em 1922, ligada ao Movimento Concreto.
  • Mirela Brekalo, atriz croata.
  • Mirella Santos, modelo brasileira.
Yasmim Paiva.

Diante de tudo o que foi abordado, o que vocês acham de Mirela? Em qual grafia preferem?

40 comentários:

  1. Prefiro como soa em castelhano: Mirela e Mireia :)

    ResponderExcluir
  2. Até é giro, acho que nunca tinha ouvido :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente é literário. Li um bocadinho do poema (não li todo, confesso) :p Gosto muito de nomes que remetam para as artes, por isso simpatizei bastante com Mirela.

    ResponderExcluir
  4. Reconheço que é um bom nome; mas é muito doce para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Que doçura! Fiquei apaixonada por Mirela!

    ResponderExcluir
  6. Prefiro na grafia Mirela. Conheço muitas. Não gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conheço uma. Antes preferia Mirella, agora prefiro Mirela.

      Excluir
  7. Não conhecia e descobri que adoro. É lindo, delicado, feminino, alegre e romântico! Tem um toque poético que me agrada.Passou a fazer parte da minha lista.
    Obrigada e parabéns Yasmim pelo belíssimo texto que me conquistou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria de ler isso! Delicado, romântico, feminino é mesmo! Você pode juntar com o seu queridinho Luna! Muito obrigada, fiquei feliz demais Cristiana quando li!

      Excluir
    2. É mesmo Yasmim. Adorei a sugestão. Você está me conquistando.
      Sugeres para composto ou para irmãs? Eu gosto de ambas as hipóteses.
      Luna Mirela, Mirela Luna ou Luna e Mirela?

      Excluir
    3. Mirela Luna, mas acho que todos estes que citastes ficam bem!

      Excluir
  8. Acho super meigo e delicado (combina demais com a menina da foto *-*). Tenho, na Hungria, uma "prima" de 6 meses chamada Mirella, não é um parentesco em primeiro grau, meu bisavô era irmão do bisavô da mãe dela, mas não deixa de ser família. Aliás, prefiro o LL nesse nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, também achei ela com carinha de Mirela/Mirella *-*.

      Excluir
  9. Eu tenho uma filha com o nome de Mirela Mariah, ela é uma fofa e tem 3 anos amo esse nome Mirela.

    ResponderExcluir
  10. O nome do personagem masculino é Vicenç, em occitano... não Vincent, em francês. O poema foi escrito em occitano. Então o casal é Mirèio e Vicenç, ou Mireille e Vincent se você usar a veresão francesa.

    ResponderExcluir
  11. A minha filha se chama Mirella.
    Acho um nome delicado, doce

    ResponderExcluir
  12. Estou gravida de 4 meses, minha filha vai se chamar Mirela, adoro esse nome.

    ResponderExcluir
  13. Mirela eh muito sonoro. Gosto com um l , ja que nossa língua nao tem letras duplas

    ResponderExcluir
  14. Minha filha vai se chama Mirella ...eu queria uma sugestão um segundo nome que combine...me deram Raissa Mirella o que vocês acham ??

    ResponderExcluir
  15. MIrella Luisa o que acharam?Eu gosto,nao sei se soa muito bem,ou Luisa Mirella?

    ResponderExcluir
  16. Queria colocar naminha bb Mirela Emanuelle mas tenho uma filha chamada Agatha Emanuelle kk

    ResponderExcluir
  17. Mirella é o nome de uma sapataria aqui da minha região, só por isso acho inviável no meu caso. O nome é muito bonito e delicado. Ficaria até legal Mirela e Gisela(e). Por que não fazer referência ao poema e colocar Mirela e Vicente? Gosto de Mirela escrito da nossa forma mesmo e sem o duplo "l" (detesto letrinhas sem função).

    ResponderExcluir
  18. Acho encantador de tão delicado, me lembra uma princesa.

    ResponderExcluir
  19. Conheci uma Mirela que estragou completamente o nome para mim, assim como Erick (por motivos pessoais). Mas é bom, bonitinho.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome asasa Mirela Corrêa Santos 😘

    ResponderExcluir