domingo, 2 de agosto de 2015

Baltasar


Em Portugal, a terminação -ar não é das mais usadas para rapaz, o que a torna exclusiva e na minha opinião muito interessante. São vários os nomes masculinos acabados em -ar e Baltasar é dos que mais me agrada. Um nome imponente e cheio de simbolismo. 


Baltasar chegou-nos através do hebraico Belshazzar, proveniente do acadiano Bel-sarra-usur, cujo significado está relacionado com "protecção" ("Deus protege o rei"). Baltasar é um nome muito antigo e famosíssimo pela história dos três reis magos que presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra. Baltasar é também uma das principais personagens da obra Memorial do Convento, do escritor português José Saramago. 

Baltasar é raríssimo em Portugal e acredito que no Brasil a realidade seja ainda mais desanimadora. Em 2014 só nasceram 4 meninos portugueses com este nome, enquanto que em São Paulo não nasceu nenhum. Por um lado fico contente com estes valores tão baixos, porque "raro", "pouco usado", são aspectos obrigatórios para que um nome ganhe a minha atenção. Contudo, gostava que Baltasar fosse mais bem visto e que o seu potencial fosse reconhecido por mais pessoas para além de mim. E se Edgar (41), César (37) e o rei mago Gaspar (24) conseguem ter mais de 20 registos - entre parênteses estão os registos de 2014 - acredito que Baltasar também consiga. Não vejo motivos para ser de outra maneira. Tem uma sonoridade forte, masculina, imponente, única, e no que toca à terminação não anda longe do popular Salvador e dos conhecidos Xavier e Artur

Baltasar tem tudo para ser mais usado, só precisa que alguém o olhe com carinho e interesse e descubra todas as suas virtudes. 
Eu usaria este nome. E vocês? 

5 comentários: