sábado, 1 de agosto de 2015

Dulce


Um nome que adoro e me inspira muita ternura é Dulce, que tem origem na palavra do latim dulcis, que quer dizer “doce”. Assim sendo atribui-se a quem possui este nome de “mulher muito doce e amável”. 

Um nome tão carinhoso e meigo que apenas contou com o registo de 6 meninas no ano de 2014 em Portugal. Que me recorde só conheci uma Dulce na casa dos 20 anos, e o nome assentava-lhe que nem uma luva. Não acho que este nome necessite de um diminutivo, no entanto não pude deixar escapar a possibilidade de uma “Dudu”.

São capazes de reconhecer este nome devido às figuras públicas:
  • Dulce Pontes - cantora portuguesa;
  • Dulce Maria Cardoso - escritora portuguesa;
  • Ana Dulce Félix - atleta portuguesa;
  • Dulce Maria - cantora, atriz e modelo mexicana.
Acho Dulce um nome belo e cheio de particularidades, é curto, elegante, possui um som bonito e tem um significado de deixar água na boca. Na minha opinião é um nome acessível a todas as idades, pois não o consigo associar a uma faixa etária específica. É um nome que usava e que consta na minha lista. Acho um desperdício não ser mais utilizado, principalmente nos dias de hoje, já que os nomes clássicos têm elevado a sua procura cada vez mais.

Dulce uma escolha maravilhosa para nomear uma bebé nestes próximos anos. A sua impopularidade oferece um requisito a favor, assim como a suavidade e encanto que proporciona.

Gostam de Dulce?

14 comentários:

  1. Dulce é um dos meus nomes favoritos :) Acho-o muito ternurento e é também o nome da 2ª Rainha de Portugal, Dª Dulce, casada com D. Sancho I.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de Dulce principalmente pelo seu significado

    ResponderExcluir
  3. Acho Dulce um nome adorável! Clássico e gracioso, perfeitamente usável nos dias de hoje. Gosto tb do composto Maria Dulce.

    ResponderExcluir
  4. Dulce & Sancho era um ótimo par Joana :)

    ResponderExcluir
  5. Amo! é o nome da minha melhor amiga - Dulce Maria :) fofinha <3

    ResponderExcluir
  6. Gosto mesmo muito de Dulce e usaria numa filha :)

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre odiei nomes com inicial "D", não me perguntem por quê... Mas Dulce é uma graça. É o unico nome com D que me simpatizo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito! Temos uma santa brasileira Dulce! Santa Irmã Dulce dos pobres, conhecida também como o Anjo bom da Bahia (estado onde viveu).

    ResponderExcluir