sábado, 22 de agosto de 2015

Naim


Naim se origina através do árabe Na'im e seu significado é "tranquilo", "contente", "a vontade". Existe ainda a teoria que defende que este nome vem do escocês e significa "rio com amieiros" Amieiros são árvores mais comumente vistas nas paisagens de Portugal e nos Andes, Chile.

Naim é um nome bíblico, presente no Evangelho de Lucas, no Novo Testamento.  Era o nome de uma localidade conhecida por ser pacata. Aparece na passagem conhecida como A Ressurreição do Filho da Viúva de Naim, um dos Milagres de Jesus. Ao se comover com o enterro do filho único de uma viúva moradora da vila de Naim, Jesus ressuscitou o jovem e o entregou a sua mãe. 

Naim é um dos nomes mais raros dentro da sua terminação e une duas características que hoje em dia são bastante procuradas pelos pais na hora de dar o nome ao seu filho: a terminação -im e o fato de ser curto. Naim pode ser um novo substituto, por exemplo, de Martim e Benjamim, nomes mais comuns com esta finalização. Também pode ser um substituto de nomes curtos como Noah e Théo, por exemplo. Sua sonoridade é mais leve, como a sonoridade do nome Liam, e até acredito que os dois nomes, Liam e Naim, ficariam bem para irmãos.

Naim é mais comum em países árabes e há pessoas de destaque que carregam este nome. Cito alguns como:
  • Naim Frasheri, poeta albanês;
  • Naim Talu, primeiro ministro da Turquia;
  • Naim Kattan, escritor canadense de novelas com ascendência iraquiana;
  • Naim Maloku, político kosovar.

O que acham de Naim?

6 comentários:

  1. Os significados são bonitos, independentemente da origem. Não faz meu estilo e não acho que funcione bem para os pais que gostam de nomes no estilo de Benjamim e Martim, mas Naim é querido e tem certo potencial.

    ResponderExcluir
  2. Acho Naim um nome bem bacana, tem potencial e realmente quem gosta de Noah ou Theo pode vir a gostar de Naim. Lembro q existe um cantor q fazia sucesso nos anos 80 q tem esse nome( só q o dele é grafado Nahim mas a pronúncia é a mesma de Naim)e não é nome artístico, é seu nome real. Ele participou do reality Aprendiz Celebridades no ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Será q Naim tem alguma ligação com o nome feminino Naíma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso também , até porque naíma significa "tranquila" .
      Gostei de naim, mas não leio igual a Benjamim ou Martim , pronuncio o 'm' * . Já Naíma amoooo <3

      Excluir
  4. É interessante mas não faz o meu género. Com sonoridade semelhante acho que aprecio mais Caim, apesar da conotação negativa.

    ResponderExcluir