domingo, 30 de agosto de 2015

Nilo


Mais um nome geográfico, mais um nome com profundos laços à Natureza e às maravilhas do nosso planeta. Nilo é nome de Rio, não há margem para dúvidas. Mas Nilo é também nome próprio admitido em Portugal! E uma opção presente no Brasil também.

A palavra egípcia para designar Nilo era Nil, que significa azul, e mais tarde foi importada para a Grécia sobre a forma Neilos, que chegou até nós como Nilo! Uff, que viagem! Mas chegou bem e seguro! No entanto, Nilo não tem tido tradição em Portugal: não existem registos entre 1920 e 1980 e nos últimos anos o cenário é similar. Quanto muito, Nilo poderá ser utilizado como diminutivo carinhoso de Danilo (nome que em Portugal, 2014 teve 13 registos).

No Brasil, por outro lado, embora não esteja presente em nenhum ranking dos nomes mais utilizados dos últimos tempos, Nilo é nome de várias personalidades brasileiras, das quais destaco o jogador de futebol, Nilo Murtinho Braga, o jornalista e professor Nilo Pereira, o atleta Nilo da Silva e, talvez o Nilo mais conhecido: Nilo Procópio Peçanha, político brasileiro de grande sucesso que assumiu a Presidência da República entre 1909 e 1910. A partir destes dados, assumo que Nilo exista em maior frequência no enorme território do Brasil. No entanto, careço de dados que mo comprovem.

Pessoalmente, acho um nome muito interessante. Suave, como um rio que corre e com um ar jovial bastante demarcado. No entanto, reconheço-o como um nome ousado ou demasiado alternativo para a maioria das pessoas. Como sempre fui fascinada pela cultura do Antigo Egipto, acho que simpatizo (ainda mais) com o nome, e considero que carrega em si alguma ancestralidade que pode chamar à atenção aos mais sensíveis a essas questões.

Joana Recharte.

Qual a vossa impressão sobre Nilo?

7 comentários:

  1. Adoro Nilo, acho bem melhor que Milo. Eu usaria sim.

    ResponderExcluir
  2. Conheço um Nilo já em seus 60 e poucos anos. Acho um nome bem querido e simpático e adorei o texto :)

    ResponderExcluir
  3. É um nome bem raro no Brasil, mas os cariocas estão familarizados com ele pq existe uma avenida chamada Nilo Peçanha no centro da cidade do Rio de Janeiro, ela é super conhecida e muito movimentada. Acho o nome interessante, é leve e simpático.

    ResponderExcluir
  4. Nome lindo esse! :D

    Nillo Rodrigues - João Pessoa/PB

    ResponderExcluir
  5. Meu querido avô paterno se chamava Nilo Obersteiner, dei o nome também ao meu único filho homem, chame se Nilo Theodoreo Obersteiner Assumpção.
    Não me agrado de colocar em meus filhos nomes da moda, quanto mais exclusivo melhor...Pra mim um nome que envolve natureza e força...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. meu filho se chama Nilo lorenzo. sempre quis esse nome pra um filho, porem veio 2 meninas primeiro. enfim, veio o meu Nilo.

    ResponderExcluir