quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Regina


Regina, um nome literal italiano que significa rainha. Não é muito utilizado por terras italianas precisamente por ser considerado demasiado conotativo e, por isso, pesado.

Em Portugal e no Brasil creio que a associação não é tão imediata e isso tornou-o bastante utilizado ao longo dos tempos, embora com maior uso em algumas gerações do que outras. O nome foi amplamente utilizado nas décadas de 60 e 70 em Portugal e no Brasil, sendo exorbitante a probabilidade de encontrarmos uma Regina em qualquer lado. No Brasil, inclusive, era bastante comum Regina ser utilizado como segundo nome, pelo que a sua proliferação talvez seja ainda maior do que estou a constatar. Apesar do seu decréscimo, e apesar de hoje já não ser uma opção muito considerada pelos novos pais, continua a ser um nome presente na sociedade. Em 2014, em Portugal, Regina foi utilizado 4 vezes e em 13 compostos, dos quais destaco os mais harmónicos e fluídos: Alice Regina, Áurea Regina, Diana Regina, Leonor Regina, Regina Olívia e Sofia Regina.

Regina, pelo seu significado tem sido o nome atribuído a várias personagens da sétima arte, personagens que se queiram fortes, irreverentes ou marcáveis, tal como a Regina, líder das Plastics no filme Mean Girls ou Regina, a Rainha Má na série americana Once Upon A Time. É também o nome da espetacular cantora e pianista nova-iorquina Regina Specktor e da tão acarinhada Elis Regina, cantora de jazz brasileira. Por fim, na religião, é também um dos títulos de Maria (relembremo-nos da oração Salve Regina, Mãe de Misericórdia). 

Pessoalmente, acho-o muito elegante, imponente e sublime. Um nome forte, composto por um encadeamento muito bonito das vogais. O seu significado é excelente se se pretender passar esta ideia de valor pessoal às crianças e é um absoluto internacional: a grafia é igual e a pronúncia muito semelhante à portuguesa. Tenho pena que tenha saturado a população e que se tenha deixado de olhar para Regina como nome bonito que é.

Joana Recharte.

Acham um nome (significado) demasiado presunçoso?

15 comentários:

  1. Não acho presunçoso, acho elegante . Eu gosto bastante, acho que tem classe! E adoro Maria Regina 😊

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de Regina, era uma das opções da minha mãe para o nome. :)

    ResponderExcluir
  3. Acho bastante datado, só consigo imaginar em uma senhora. Para personagens vilãs ele é ótimo, como no caso de Once Upon a Time. Uma outra personalidade com esse nome é a atriz brasileira Regina Duarte.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma ligação bem grande com o nome por ser o nome da minha avó. Porém o acho bem datado.

    ResponderExcluir
  5. É um bom nome, mas eu não gosto muito desse tipo de significado e, por isso, não usaria.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante de nomes literais, sejam eles em português - Melodia, Serena, Aurora, etc - ou não - Regina, Hope, Luna, etc. Adoro Regina, adoro o significado e só não o considero por ser o segundo nome da minha madrinha.

    ResponderExcluir
  7. É um bom nome, mas acho muito pesado e datado.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber quantas Reginas foram registradas no Brasil e em Portugal. Fora a minha irmã, não conheço ninguém mais... acho que poderia ser resgatado.
    Para mim, não soa tão literal assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2017 Regina foi registrado 9 vezes no estado de São Paulo; em Portugal o registro mais recente data de 2016, com 1 nascimento.

      Excluir
  9. Eu gosto do meu nome mas fazer o que se bem todo mundo carrega um nome forte !

    ResponderExcluir
  10. Sou Regina Aparecida, não gosto do segundo nome, mas enfim sou muito feliz em ser Regina, foi escolhido com muito amor pela minha mãe extremamente devota na época para mim não tem o mesmo significado que para ela teve, estranho quando me chamam Regina Aparecida, uso somente Regina

    ResponderExcluir
  11. Sou Elis Regina e amo meu nome ,é uma pena não ter mais pessoas que se chamam Regina.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Marta Regina, mas familiares e amigos me chamam simplesmente de Regina e eu prefiro assim.

    ResponderExcluir