domingo, 2 de agosto de 2015

Sibila


Do grego antigo Sibylla, que significa profetisa, este nome sobreviveu até aos nossos dias. De acordo com as lendas greco-romanas, as Sibilas eram um grupo de dez mulheres que praticavam a arte da profecia em diferentes locais sagrados do Mundo Antigo.

Com a ascensão do Cristianismo, as Sibilas continuaram a ser veneradas, de forma semelhante aos profetas do Antigo Testamento, passando este nome a ser utilizado como nome próprio por várias cristãs durante a Idade Média. As provas desta adoração cristã estão pintadas nos tetos da Capela Sistina, onde Miguel Ângelo pintou a Sibila de Delfos e a da Líbia, e na Igreja de Santa Maria da Paz (Roma), onde Rafael pintou quatro Sibilas a receberem mensagens divinas através dos Anjos do Senhor.

Ainda inspirada por este conceito, J.K. Rowling, a autora de Harry Potter, escolheu a versão em inglês deste nome para a peculiar Professora de Adivinhação de Hogwarts, Sybill Trelawney. Sibila foi também o nome de imensos romances e filmes, dos quais destaco a obra literária de Benjamin Disraeli (1845), que pela sua popularidade difundiu significativamente o nome pelos países anglófonos. Por fim, referencio aquela que me fez gostar seriamente do nome: Sybil Branson, uma das protagonistas da série Downton Abbey, que marca pelo seu carácter tão revolucionário e simultaneamente tão terno.

Outra grande referência é a escritora feminista e poetisa italiana Sibilla Aleramo (nascida Marta Felicina Faccio). Seu livro Una Donna é considerado um clássico da literatura italiana e o primeiro livro abertamente feminista escrito por uma autora italiana.

Pessoalmente, acho um nome muito querido, intenso e algo esotérico, também. Contudo, apesar de o achar usável e uma escolha diferente no universo luso-brasileiro, Sibila não é popular, sendo um nome raro em nossos países.

Joana Recharte.

Imaginam-no uma menina brasileira/portuguesa?

9 comentários:

  1. Sim, imagino. Acho um nome interessante, conheci através da série Downton Abbey 😊

    ResponderExcluir
  2. Adoro Sibila e até acho usável no português, contudo gosto mais de como soa Sybil em inglês.

    ResponderExcluir
  3. Claro que imagino. É um nome bonito, mas acho que dificilmente chegará às famílias portuguesas/brasileiras.

    ResponderExcluir
  4. Não apenas imagino como talvez tenha uma! Hahaha. Tá, acho difícil eu ter uma se considerarmos meu top 10, pois Sibila não combinaria com eles, mas adoro o nome, tenho um apreço imenso por ele e adoraria conhecer alguém que se chamasse assim :)

    ResponderExcluir
  5. Minha mae colocou Cibila e trocou o S por C.

    ResponderExcluir
  6. Lembra o verbo sibilar...o final Bila tbm não me agrada (por causa da música da Xuxa). Eu não usaria, mas respeito a escolha dos pais!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto, pois parece sílaba.

    ResponderExcluir