quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vita


Sabem aquela sensação de olhar pela primeira vez para um nome e de repente soar-vos como o nome mais maravilhoso do mundo?! Aconteceu comigo e com Vita! De repente, diante de mim, descortinava-se um dos mais bonitos encadeamentos de vogais e consoantes que se retocam com um dos mais belos significados possíveis: a vida! Um nome literal, com uma pitada de italiano e… perfecto! Tal como eu gosto!

Já tive oportunidade de me declarar como não sendo a maior fã dos nomes literais. Acho-os bem bonitos, com significados de cortar a respiração, mas acredito piamente que alguns podem ter uma carga pesada para o seu portador. Logicamente, para toda a regra há uma exceção e eu orgulho-me de ter muitas exceções. Contudo, Vida é um daqueles nomes que acho bonitos, mas seria, para mim, muito estranho chamar alguém de Vida, tal como chamar alguém de Rainha. E aqui, as alternativas italianas servem-nos na perfeição pois não alteram o significado mas acrescentam algum nível de abstração que os torna ainda mais belos, e assim, nesta lógica, aprecio comparativamente mais Vita e Regina, por exemplo.

Neste meu entusiasmo pelo nome a única coisa que não é perfeita é o facto de não constar na lista de nomes admitidos em Portugal, apesar do seu masculino constar e ser admitido – Vito! Contudo, Vita parece ser mais um caso omisso do que um caso de rejeição onomástica portuguesa! Como possíveis variantes, são autorizados em Portugal os nomes Vitália, Vitiza, Vivalda e Viviana, que acho menos elegantes e/ou menos apelativos que Vita. Aliás, nos Estados Unidos da América, e em particular no Estado da Califórnia, Vita começa a conquistar posições no ranking, sendo considerado pelo Nameberry.com como um novo favorito entre as celebridades. A comprovar, em 2009, o ator David Boreanaz (das séries Buffy e Bones) teve uma filha a quem chamou Bardot Vita! Embora o composto não seja muito feliz, Vita teve uma aceitação muito positiva. É também o nome da filha mais velha da blogger brasileira Suh Riediger (vittamina.com), embora grafado Vitta.

É nome de várias cidades um pouco por todo o mundo, pertencendo também à reconhecida poeta inglesa Vita Sackville-West e a uma espécie de borboleta muito comum na Índia (Hasora vitta). Escuso fazer mais elogios, termino apenas indicando que pode ser um diminutivo para Victória/Vitória, hoje em dia tão comum entre nós, ou para Eva, ainda que seja menos intuitivo (pela via de Evita).

Joana Recharte.

In definitiva, la vita è bella per me, è bella per voi?

5 comentários:

  1. É giro mas para mim não há nada como a minha língua materna, por isso prefiro Vida :)
    Gosto de Vito para Vitório.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito giro, devia ser admitido! Qual a diferença entre Vita e Vito? Enfim...
    E acho que Vita tem mais pinta que Vida. 😊

    ResponderExcluir
  3. Gosto apenas como apelido/diminutivo de Vitória, achei muito boa a ideia! Vita como nome próprio não me encanta.

    ResponderExcluir
  4. não gostei nada nada nada. !
    Prefiro Vida :)

    ResponderExcluir